Migalhas Quentes

TRF-4 aprova instalação de novas turmas julgadoras em SC e PR

O Tribunal também deliberou a consolidação de duas turmas especializadas em direito previdenciário, já existentes.

27/5/2022

Em sessão administrativa nessa quinta-feira, 26, o TRF da 4ª região aprovou a criação de duas novas turmas julgadoras, de competência administrativa e residual, que serão localizadas em Florianópolis/SC e Curitiba/PR. Além disso, ficou deliberada a consolidação de duas turmas especializadas em direito previdenciário, já existentes.

O pedido atende ofício do Conselho Federal e da OAB/SC, que frisaram que a instalação de mais duas turmas regionais propiciará o atendimento da legítima expectativa do cidadão a um acesso imediato e próximo aos seus julgadores”.

No documento, a OAB chamou atenção para a crescente judicialização, que “atingiu níveis bastante alarmantes, sendo a descentralização uma das formas de se tentar reduzir a litigiosidade social”.

Na sessão, os desembargadores levaram em consideração o aumento da estrutura, resultante da aprovação de novos cargos de desembargador para o TRF-4, que terá um acréscimo de 12 magistrados (integralizando um total de 39) distribuídos em 12 turmas julgadoras compostas por três integrantes e três desembargadores que integram a Administração, em função de gestão, nos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor regional.

As duas turmas criadas deverão ser instaladas ainda neste ano e terão competência administrativa. Entretanto, a nova turma de Florianópolis atuará provisoriamente, por um período de dois anos, no passivo de processos de competência previdenciária, priorizando a jurisdição nos processos de maior cunho social do Regional.

Informações: TRF da 4ª região.

TRF-4 aprova instalação de novas turmas julgadoras em SC e PR.(Imagem: Freepik)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025