Migalhas Quentes

Voto de qualidade no Carf: Advogado defende decisão pró-contribuinte

“O Fisco acusa e se ele não teve a capacidade de convencer os seus próprios funcionários, que são os conselheiros, nada mais lógico e inerente do que a decisão ser em sentido contrário", afirmou João Colussi.

17/1/2023

Na última semana, a MP 1.160/23, assinada pelo presidente Lula, determinou a volta do voto de qualidade no âmbito do Carf - Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. A nova norma acabou com uma regra que existia desde 2020 e favorecia o contribuinte em eventuais empates em julgamentos no Conselho.

Na avaliação do sócio da área tributária do Mattos Filho, João Colussi, o voto de qualidade é errado, devendo prevalecer o interesse público e o in dubio pró-contribuinte. O profissional defende que, em caso de empate, a hipossuficiência do contribuinte seja privilegiada.

“O Fisco acusa e se ele não teve a capacidade de convencer os seus próprios funcionários, que são os conselheiros, nada mais lógico e inerente do que a decisão ser em sentido contrário.”

O advogado faz ainda um paralelo com o Direito Penal: “não havendo provas suficientes absolve-se o réu e não se decide em favor do estado acusatório”.

Assista ao vídeo:

Vício no processo legislativo

João Colussi entende, também, que houve um vício no processo legislativo da MP assinada pelo presidente Lula.

“Essa MP pretende gerar efeitos imediatamente em matéria processual e isso é vedado pela Constituição.”

Ele lembra que o fim do voto de qualidade da medida anterior, de Jair Bolsonaro, foi inserido por emenda parlamentar, com discussão no Congresso e oitiva da então presidente do Carf.

Veja:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

OAB repudia volta do voto de qualidade no Carf

16/1/2023
Migalhas Quentes

Voto de qualidade do Carf volta à pauta; entenda o antigo debate

13/1/2023
Migalhas Quentes

Lula assina MP que restabelece voto de qualidade no Carf

13/1/2023
Migalhas Quentes

Haddad escolhe Carlos Higino Ribeiro de Alencar para comandar o Carf

6/1/2023
Migalhas Quentes

STF forma maioria contra voto de qualidade no Carf; Nunes pede vista

24/3/2022

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025