Migalhas Quentes

Sarkozy nomeia aliado para cargo de premiê francês

17/5/2007


França

Sarkozy nomeia aliado para cargo de premiê francês

François Fillon, um aliado importante do presidente francês Nicolas Sarkozy, foi nomeado nesta quinta-feira para o cargo de primeiro-ministro da França em uma cerimônia em Paris.

Fillon, de 53 anos, é um senador moderado e conservador e ajudou Sarkozy em sua bem-sucedida campanha.

O novo primeiro-ministro deve ter um papel de liderança nos planos do presidente e reformar as leis trabalhistas e de bem-estar da França.

Sarkozy, que substituiu Jacques Chirac na presidência na quarta-feira, deve nomear o resto de seu gabinete de governo na sexta-feira.

Ele prometeu cortar pela metade o número de ministros, para 15, além de afirmar que metade da equipe será formada por mulheres.

Cerimônia

O primeiro-ministro que está deixando o cargo, Dominique de Villepin, renunciou na terça-feira e recebeu seu sucessor nesta quinta para entregar formalmente o cargo em uma cerimônia oficial.

Seguindo a tradição, a Guarda Republicana participou vestida com seu uniforme cerimonial. Fillon chegou e caminhou por um tapete vermelho colocado no pátio da residência oficial do primeiro-ministro, o Matignon.

"Ouvirei a todos, pois a França em movimento precisa de todos", disse Fillon durante a cerimônia.

Depois, Villepin saiu da residência oficial e desejou boa sorte a Fillon. "Ele tem todas as qualidades necessárias para ser bem-sucedido no serviço ao nosso país", disse.

Fillon foi o ministro da área social entre 2002 e 2004, quando conseguiu a aprovação de uma grande reforma no sistema de previdência da França em meio a uma onda de grandes protestos nas ruas.

Ele também ocupou vários outros cargos do partido UMP no governo, mas perdeu o lugar na administração de Jacques Chirac em 2005 e afirmou que seria leal a Sarkozy.

Reforma

O novo presidente afirmou, em seu primeiro dia no cargo, que a França precisa aprovar reformas mais rapidamente.

"Existe uma demanda por mudança. Nunca o risco da inércia foi tão grande para a França como é agora neste mundo onde todos estão tentando mudar mais rápido, em que qualquer atraso pode ser fatal", disse Sarkozy.

As famosas habilidades conciliatórias de Fillon são necessárias como primeiro-ministro se ele quiser ser bem-sucedido em um cargo descrito, com freqüência como um cálice envenenado, segundo Alasdair Sandford, correspondente da BBC em Paris.

Fillon vai liderar o partido UMP nas eleições parlamentares <_st13a_personname productid="em junho. Pesquisas" w:st="on">em junho. Pesquisas de opinião sugerem que o partido vai conseguir a maioria, o que daria a Sarkozy e Fillon condições de aprovar as reformas prometidas.

________
____________

Fonte: BBC Brasil

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025