Migalhas Quentes

Instituto Nelson Wilians participa da Semana das Juventudes em SP

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, acontecerá entre os dias 12 e 16/8.

11/8/2025

Entre os dias 12 e 16/8, a cidade de São Paulo realiza a "Semana das Juventudes", promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A iniciativa celebra os 12 anos do Estatuto da Juventude (lei 12.852/13) com uma programação gratuita voltada a jovens de 15 a 29 anos, incluindo oficinas, shows, atividades culturais e rodas de conversa em diferentes regiões da capital.

Pela primeira vez, o Instituto Nelson Wilians, braço social do escritório Nelson Wilians Advogados, participa da agenda oficial do evento, com uma série de ações de voluntariado alinhadas à missão da instituição de promover justiça social, educação e cidadania.

Ao longo da semana, o INW levará para três equipamentos culturais atividades dos projetos Compartilhando Direito e Líderes que Inspiram, com dinâmicas educativas voltadas ao protagonismo juvenil.

As ações acontecerão sempre das 8 às 12h30 nos seguintes locais:

O encerramento da programação será no sábado, 16/8, com a realização do Mutirão Jurídico no Centro Cultural das Juventudes Ruth Cardoso, na Vila Nova Cachoeirinha. A ação oferecerá orientação jurídica gratuita à população, com conversas realizadas por advogados e colaboradores voluntários da comunidade Nelson Wilians. As consultas serão feitas nas áreas de Direito Cível, Família, Previdenciário, Trabalhista, Penal e do Consumidor.

O atendimento será realizado das 9 às 13h, com acesso livre e foco nos moradores da região. Além do mutirão, o espaço contará com shows e outras atividades promovidas pela prefeitura de São Paulo como parte do encerramento da Semana das Juventudes.

Instituto Nelson Wilians participa da Semana das Juventudes em São Paulo.(Imagem: Divulgação)

"A Semana das Juventudes é uma iniciativa fundamental para aproximar os jovens de seus direitos e promover o acesso à cidade. Para o Instituto, é uma honra somar!", afirma Anne Wilians, presidente e fundadora do INW.

Fundado em 2017, o Instituto Nelson Wilians é uma organização sem fins lucrativos que atua nacionalmente com foco nas juventudes e nas mulheres, públicos historicamente mais atingidos pelas desigualdades.

Com sede em São Paulo, desenvolve projetos em três eixos estruturantes: Acesso à Justiça, Educação para a Cidadania e Inclusão Produtiva. Desde sua criação, já impactou mais de 75 mil pessoas em todo o país.

Em 2024, seus projetos vêm gerando resultados expressivos.

No eixo Acesso à Justiça, destacam-se os projetos Pro Bono NW, que assessorou juridicamente 94 OSCs em 55 cidades em 2024, gerando o equivalente a R$ 935 mil em trabalho voluntário, e o Mutirão Jurídico, com 8 edições, 197 atendimentos e 128 voluntários mobilizados em áreas como Direito Civil, Família e Previdenciário.

Em Educação para a Cidadania, o projeto Compartilhando Direito formou 1.090 jovens em 2024, elevando o conhecimento sobre democracia de 32% para 98% e fortalecendo a participação social. Já o Cidadaniar, parceria com a UNESCO, capacitou lideranças de 24 OSCs na promoção dos direitos humanos, equidade de gênero e cidadania global.

Na frente de Inclusão Produtiva, projetos como Edital INW, Potencialize e Líderes que Inspiram garantem oportunidades reais de trabalho e renda. Em 2024, 9 OSCs apoiadas pelo Edital capacitaram 1.154 jovens, 77% autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. O Potencialize formou 643 jovens em vendas e negociação, e o Líderes que Inspiram conectou 999 jovens a mentores, ampliando autoestima, visão de futuro e empregabilidade.

Com sua participação inédita na "Semana das Juventudes", o Instituto reforça seu compromisso com a democratização de oportunidades e a construção de uma sociedade mais justa, acessível e participativa.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025