Durante a 2ª edição da Conferência Estadual do Agro, realizada em Ribeirão Preto, a secretária-geral da OAB/SP, Adriana Galvão, destacou a importância da advocacia preventiva e consultiva como instrumento para reduzir a judicialização excessiva.
Ela, ressaltou a crescente tendência de resolução de conflitos por meio de medidas extrajudiciais, nas quais o advogado atua de forma antecipada, orientando e assessorando o cliente antes que a disputa chegue ao Judiciário.
"Uma atuação que eu acho que é muito importante para o advogado que atua dentro desta área, que é o aspecto preventivo, o aspecto de consultoria, o aspecto de pareceres. Porque hoje nós caminhamos para uma grande tendência que os conflitos possam ser resolvidos também mediante ações preventivas."
Adriana também acrescentou que pareceres e consultorias jurídicas devem ser compreendidos como instrumentos estratégicos, não apenas para atender demandas pontuais, mas também para prevenir litígios, garantir segurança às relações contratuais e dirimir passivos trabalhistas.
O evento
Nos dias 18 e 19 de setembro, Ribeirão Preto/SP recebe a 2ª Conferência Estadual de Direito e Agronegócio da OAB/SP. O encontro reunirá especialistas, juristas, produtores e profissionais do agro e da advocacia para discutir os grandes temas e desafios do setor.
Na abertura do evento, o presidente da OAB Ribeirão Preto, Alexandre Soares da Silveira, conclamou a advocacia local a se engajar ativamente no enfrentamento dos desafios da profissão e a se colocar ao lado da sociedade.
O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, ressaltou a força do agronegócio, responsável por cerca de 30% do PIB nacional. A solenidade contou ainda com a presença da diretoria da OAB/SP, que integrou a mesa de abertura da Conferência.