Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Inteligência Artificial e Patentes"

A obra delineia caminhos para que os sistemas jurídicos fomentem inovação tecnológica, crescimento econômico e bem-estar social na era da IA.

20/10/2025

A obra "Inteligência Artificial e Patentes - Fundamentos, Autoria de Invenções e a Teoria do Empreendimento"(Editora Processo, 307p.), escrita por Filipe Fonteles Cabral (Dannemann Siemsen) busca debruçar sobre a origem histórica das patentes, seus fundamentos filosóficos e suas justificativas econômicas, além de analisar os requisitos legais e outras questões jurídicas incidentais, como o problema da designação da autoria de invento.

Como resultado da pesquisa, o autor propõe a Teoria do Empreendimento, uma reflexão que procura reenquadrar o foco do incentivo legal, além de fornecer segurança jurídica e estimular princípios éticos nos empreendimentos inventivos baseados em IA. 

O livro vai além de um exercício acadêmico, representando uma contribuição relevante para o debate global em andamento, com implicações políticas significativas. Propõe mudanças legislativas capazes de oferecer segurança jurídica e incentivar atividades socialmente produtivas.

Ao revisitar os fundamentos filosóficos do Direito de Patentes e repensar o conceito de inventividade, a obra traça um roteiro para que os sistemas jurídicos continuem a promover desenvolvimento tecnológico, crescimento econômico e bem-estar social na era da IA. Destina-se a acadêmicos do direito, profissionais, formuladores de políticas e todos os envolvidos no ecossistema de inovação.

A publicação deriva da Tese de Doutorado do autor, defendida perante a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 2025.

O autor da obra, Filipe Fonteles Cabral, ofereceu dois exemplares para sorteio entre os leitores do Migalhas. 

Sorteio da obra "Inteligência Artificial e Patentes".(Imagem: Arte Migalhas)

Sobre o autor:

Filipe Fonteles Cabral: Graduado em Direito pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutor em Direito pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desde 1996 atua profissionalmente na área de propriedade intelectual e tecnologia. Sócio do escritório Dannemann Siemsen.


Premiados: 

Felipe Hermanny, do Rio de Janeiro/RJ

Fernanda Florentino de Matos, de Curitiba/PR

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025