Migalhas Quentes

Familiares das vítimas do acidente da TAM, que ocorreu em 2007, manifestam indignação com inquérito da PF

A AFAVITAM (Associação dos familiares e amigos das vítimas do voo TAM JJ 3054) manifestou indignação ao receber a notícia de que o inquérito que corria na Polícia Federal foi concluído, apontando como culpados somente os dois pilotos mortos.

6/10/2009


Conclusão

Familiares das vítimas do acidente da TAM, que ocorreu em 2007, manifestam indignação com o inquérito da PF

A AFAVITAM - Associação dos familiares e amigos das vítimas do voo TAM JJ 3054 - manifestou indignação ao receber a notícia de que o inquérito que corria na PF foi concluído, apontando como culpados somente os dois pilotos mortos no acidente.

Para a Associação, a surpresa foi total, tendo em vista que, como o inquérito corria em segredo de justiça, não foi possível aos familiares acompanharem o andamento. "Em muitas oportunidades a quebra do sigilo foi solicitada por nós, e sempre negada". Ainda de acordo com a associação, a investigação da PF corria em paralelo com a da Polícia Civil de SP que, diferentemente daquela, não corria em sigilo. Tal inquérito findou em dezembro de 2008 e apontou 11 pessoas como responsáveis pela "tragédia anunciada", dentre elas membros da TAM, da Infraero e da ANAC, além de mencionar a AIRBUS.

A AFAVITAM afirma ter sido surpreendida em julho deste ano com a mudança do delegado da PF Pedro Sarzi Júnior, que presidia o inquérito desde a sua fase inicial, pelo delegado Ricardo Sancovich. E ainda dizem que não tiveram a possibilidade de conhecê-lo pessoalmente, porque ele não atendeu ao chamado dos familiares. A mudança de delegado causou muita apreensão nos parentes das vítimas, já que o delegado Pedro Sarzi Junior acompanhou a investigação do delegado Barbosa, que corria na esfera estadual.

Segundo a Associação, o dr. Ricardo Sancovich, menos de quatro meses após tomar conhecimento do processo, que deve contar hoje com mais de vinte mil laudas, e que corre há mais de dois anos, parece "ter ignorado todo o trabalho já realizado pela polícia de São Paulo : deu fim ao inquérito sem apontar sequer uma pessoa 'viva' como responsável".

"Nós estamos nesta longa caminhada em busca de verdade e justiça, lutando por mais segurança no setor aéreo. Há mais de dois anos, fazemos passeatas, manifestações, reuniões, sempre exigindo a responsabilização dos culpados e mudanças no setor aéreo. Mesmo diante da dificuldade que é para nós relembrar a cada dia, e a cada reunião toda esta tragédia que resultou na perda de nossos amados, nos mantemos unidos porque, acima de tudo, não queremos que outras famílias brasileiras passem pelo que estamos passando. A impunidade nesse caso, que todo o Brasil tem acompanhado, pode levar a outras transgressões de segurança e a outras mortes", declaram os familiares das vítimas do voo da TAM.

Segundo a AFAVITAM, os familiares das vítimas continuam depositando suas esperanças no MPF, com o procurador Dr. Rodrigo de Grandis, em responder aos anseios dos familiares e de todos os brasileiros, mudar o curso deste inquérito e apontar os culpados "vivos", pelo que foi uma "tragédia anunciada".

O delegado responsável pela apuração da PF, dr. Ricardo Sancovich, foi convidado pela Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo TAM, a encontrar os familiares na próxima reunião, dia 17/10/09, em Porto Alegre, para explicar os resultados da investigação aos parentes das vítimas.

O acidente da TAM, no dia 17/7/07, causou a morte de 199 pessoas. O avião percorreu toda a pista do aeroporto de Congonhas sem conseguir parar e bateu em um prédio na área externa do terminal.

_________
_________________

Leia mais

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024