
Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
Av. Almirante Barroso, 139 - 7º andar, Centro - Rio de Janeiro/RJ - 20020-001 - Brasil
O escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello é resultado da união de dois dos mais tradicionais escritórios de Propriedade Intelectual do País: Montaury Pimenta, fundado em 1939, por Edgard Montaury Pimenta, e Vieira de Mello, fundado em 1929, por Julio Vieira de Mello. Os dois escritórios tiveram trajetórias importantes dentro da atividade jurídica nacional. A banca Montaury Pimenta, durante os primeiros 30 anos, esteve voltada a questões do Direito Civil e Empresarial. Em 1985, passou a se dedicar a questões ligadas à Propriedade Intelectual, com forte atuação junto a empresas estrangeiras. Já o escritório Vieira de Mello construiu, ao longo das últimas oito décadas, uma reputação e reconhecimento igualmente ligados à área da Propriedade Intelectual, atuando, majoritariamente, junto a empresas nacionais. A partir da opção pela especialização em Propriedade Intelectual, as duas sociedades passaram a crescer a cada ano, conquistando inúmeros clientes de porte diversos, muitos de reconhecida expressão global. A busca pela qualidade, eficiência e, sobretudo, resultados - sempre levando em consideração as questões éticas -, foi fator determinante para a decisão dos sócios de somar forças por meio da união dos escritórios no início de 2010. Com sua sede localizada no coração do Rio de Janeiro e uma unidade de apoio na cidade de São Paulo, o escritório dispõe de uma estrutura integrada de correspondentes em todo o território nacional e no exterior, proporcionando apoio local e consequente agilidade e segurança aos clientes que demandam serviços em outras comarcas ou países.
Áreas de atuação
Propriedade Intelectual, Arbitragem, Concorrência Desleal, Contratos, Cultivares, Desenhos Industriais, Direito Autoral, Direito da Moda e Contencioso Judicial., Direito da Publicidade, Direito de Internet, Disputas de Nomes de Domínio, Freedom to Operate (FTO), Gerenciamento de bens de Propriedade Intelectual, Indicações Geográficas, Marcas, Patentes de Invenção e Modelos de Utilidade, Repressão à Pirataria, Software, Trade Dress
Idiomas
Localização
Av. Almirante Barroso, 139 - 7º andar Centro Rio de Janeiro/RJ - 20020-001 BrasilUnidades
São Paulo/SP
Av. Paulista, 37 4º andar
Bela Vista - São Paulo/SP - 01311-902 - Brasil
Telefone: (11) 2246-2722
Rio de Janeiro/RJ
Av. Almirante Barroso, 139 - 7º andar
Centro - Rio de Janeiro/RJ - 20020-001 - Brasil
Telefone: (21) 2524-0510
Publicações


Brasil tem a primeira IP estrangeira reconhecida
O escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados atuou no processo da piadina Romagnola, tradicional pão italiano, que obteve o registro de IP junto ao INPI.

O papel da propriedade intelectual na revolução da impressão 3D na saúde e suas aplicações no SUS
A manufatura aditiva transforma diagnósticos e terapias na saúde, mas exige repensar a proteção jurídica e os modelos de inovação no setor público.

Escritórios de PI integram operações em união estratégica
Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados e Vilela Coelho unem forças e reforçam atuação no Brasil e no exterior. Com a integração, as duas bancas passam a atuar sob o nome Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello.

A proteção de ativos intangíveis no Brasil e no exterior
Empresas que exportam devem proteger suas marcas no exterior para evitar prejuízos com registros indevidos e garantir segurança jurídica.

Vicente Rosenfeld é o novo sócio de patentes da banca Montaury Pimenta
Advogado possui ampla experiência em disputas complexas.

A importância da propriedade intelectual para a indústria da música
A OMPI celebra em 2025 a PI na música, destacando sua importância para a inovação, a proteção de artistas e o fortalecimento cultural.

Cristiane Manzueto reforça área de Direito Digital de Montaury Pimenta
Advogada fortalece ainda mais as capacidades do escritório nos assuntos relacionados a Cibersegurança, Tecnologia e Proteção de Dados.

Principais desenvolvimentos na área de PI no Brasil em 2023
Destaques no cenário judicial de Propriedade Intelectual durante 2023 no Brasil.

Uso da campanha Performance Max no Google Adwords e suas implicações marcárias
Não se pode negar, as implicações a longo prazo desta prática são complexas e, dada as suas consequências, certamente necessitam não só de uma análise mais profunda dos tribunais pátrios, mas também de melhores definições quanto aos contornos do conceito de provedor de aplicação de internet.

Fortalecendo a indústria de semicondutores do Brasil: participação ativa do INPI e iniciativas governamentais
O INPI sediou a nona reunião do Grupo de Especialistas em Tecnologia de Semicondutores, pela primeira vez fora da OMPI, discutindo a criação de uma nova classe na IPC para semicondutores. O encontro visa estabelecer uma ferramenta de busca eficaz e auxiliar na avaliação de patentes, envolvendo representantes de diversos países e destacando a importância do INPI nos trabalhos desse grupo desde 2004.

Protegendo a propriedade intelectual de avatares
Grandes empresas como Facebook, Nike, Walmart e Microsoft aderiram ao metaverso, utilizando avatares em suas comunicações virtuais. Empresas nacionais também seguiram a tendência, criando representações humanizadas de suas marcas. Avatares, bonecos virtuais em 3D, desempenham papéis variados, representando pessoas reais ou empresas, e participam ativamente na realidade virtual, realizando atividades como trabalho, estudo, interação social e até mesmo negócios e promoções.

43º Congresso da ABPI vai abordar os principais temas ligados à PI
Escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados participa do evento em debates sobre proteção de sementes e infração de patentes na área de TELECOM.

Os avanços das ferramentas de IA e o impacto para as mulheres
Esse é o desafio a ser enfrentado: conciliar o avanço tecnológico de forma confiável e consciente às necessidades humanas sem realçar as desigualdades existentes.

Um ano do fim da anuência prévia da Anvisa
O fim da anuência prévia foi o desfecho de uma discussão que se arrastava por anos, pautada, principalmente, no fato de a ANVISA não ser a entidade apropriada para realizar análises de patenteabilidade.

Dia do Advogado reforça o uso da tecnologia no Direito
Especialistas do escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados comentam que é fundamental que o mundo jurídico acompanhe as novas tecnologias.

Mickey Mouse não deixará de ser Mickey
Em que pese o título chamativo, é importante alguns esclarecimentos sobre os direitos efetivamente "perdidos" pela Disney nesse momento.

Advogado comenta estreia do 5G no Brasil
Brasília foi a primeira cidade onde a infraestrutura pôde ser instalada devido à sua geografia, que facilita a implementação.

INPI calcula recordes de solicitações de registros de Marcas
Mesmo em pandemia, crescimento foi de 48%.

"Jovens e inovação" é tema do Dia Mundial da Propriedade Intelectual
O escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados, especializado em Propriedade Intelectual, investe em ações positivas para atrair este público.

Empresa de vinho consegue impedir registro de marca no Paraguai
A empresa estrangeira pleiteava autorização para serviços de importação, exportação e comercialização de vinhos, sem autorização da empresa brasileira.

Jeans: Levi's vence processo contra a Damyller por costura e etiqueta
A marca brasileira desistiu do recurso apresentado na Justiça do Rio de Janeiro, prevalecendo, assim, sentença favorável à empresa norte-americana.

Brasil e Japão formalizam nova cooperação para pedido de patentes
Com novo memorando de cooperação, é possível usar o resultado do exame do pedido de patente no INPI para acelerar a análise no país asiático e vice-versa.

Flamengo obtém vitória em processo de marca no Paraguai
Cidadão paraguaio requereu o registro para assinalar os artigos esportivos que comercializava no Paraguai com o nome "CRF Flamengo".

Kipling ingressa com pedido de registro de marca de posição no INPI
Escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados representa a Kipling no processo de pedido de registro.

Portaria do INPI regulamenta marcas de posição
O exame de mérito de todos os pedidos de registro de marca de posição será iniciado depois da adaptação nos sistemas do Instituto.

INPI abre consulta pública sobre registro de marcas de posição
Os interessados têm um prazo de 30 dias para enviar as suas sugestões.

Rasteira no sistema de patentes
A questão do atraso na concessão de patentes no Brasil não é um problema recente.

O aumento do e-commerce no Brasil e a importância da contratação de serviços de online brand protection
O aumento do e-commerce no Brasil faz com que também aumente a importância e necessidade de se proteger as marcas no ambiente digital.



