O ministro Gilmar Mendes resguardou a constitucionalidade de autorizações de cursos de Medicina vinculadas à lei do Mais Médicos, mas permitiu novos cursos já autorizados por portaria do Ministério da Educação. O julgamento da ADC está suspenso desde 25 de agosto, com um pedido de vistas do ministro André Mendonça.
O crime de estupro, definido no artigo 213 do Código Penal, não se limita à conjunção carnal, abrangendo também atos libidinosos, inclusive virtualmente, quando o agressor força a vítima a realizar tais atos mediante violência ou grave ameaça.
A EC 131/23 reduziu as situações de perda de nacionalidade, diminuindo riscos de apatridia e eliminando restrições à obtenção de múltiplas nacionalidades, facilitando a vida dos brasileiros que buscam cidadania estrangeira. A mudança representa uma adaptação à realidade global e proporciona maior flexibilidade para projetos migratórios e exercício pleno de direitos em outros países.
O STJ iniciou o julgamento do tema 1039/STJ. O texto destaca os riscos de estabelecer a quitação do contrato como termo inicial da prescrição, ressaltando a importância da questão para garantir um lar seguro, especialmente para famílias de baixa renda confiantes nos Planos Habitacionais do Governo.
O INPI sediou a nona reunião do Grupo de Especialistas em Tecnologia de Semicondutores, pela primeira vez fora da OMPI, discutindo a criação de uma nova classe na IPC para semicondutores. O encontro visa estabelecer uma ferramenta de busca eficaz e auxiliar na avaliação de patentes, envolvendo representantes de diversos países e destacando a importância do INPI nos trabalhos desse grupo desde 2004.
A futura reforma tributária no Brasil propõe a eliminação dos atuais tributos sobre o consumo, substituindo-os por dois novos tributos - CBS e IBS - conhecidos como IVA-Dual, a partir de 2026. No entanto, o sucesso da transição dependerá da aprovação de regulamentações e da implementação de tecnologias fiscais até 2025.
Programas de parcelamentos fiscais, como o "Resolve Já" em São Paulo, são cruciais para a manutenção das atividades empresariais, gerando empregos e aumento de renda. A lei 17.784/23 oferece vantagens, como redução de até 70% na multa para débitos de ICMS, incentivando a regularização fiscal, mas requer a renúncia do direito de litigar.
A discussão sobre a revogação do teto de contribuições ao Sistema S pelo decreto-lei 2.318/86 está em pauta na 1ª seção do STJ, sob a sistemática de recurso repetitivo.
A lei 14.719/23, implementa o Pacto Nacional para Retomada de Obras na educação e saúde. Permite a retomada de obras paralisadas com financiamento do FNDE ou SUS, com prazo de conclusão de até 24 meses, podendo ser prorrogado por mais 24 meses, envolvendo repactuação de financiamento e divulgação online das obras.
Os contratos de plano de saúde oferecem assistência médica, mas frequentemente incluem cláusulas de carência, estabelecendo um período de espera para o beneficiário utilizar certos procedimentos. A lei 9.656/98 permite a imposição de carências, com limites estabelecidos para evitar abusos pelas administradoras dos planos.