A Regularização Imobiliária visa legalizar imóveis com pendências legais, garantindo o direito de propriedade. O processo começa na aquisição do imóvel, conforme o Código Civil, que destaca a importância do registro na matrícula para estabelecer a propriedade.
O caso Larissa Manoela evidenciou a exploração do trabalho infantil, destacando a privação financeira pela família. A proibição do trabalho infantil antes dos 16 anos visa o bem-estar da criança, sendo permitido apenas com autorização judicial, especialmente para atividades artísticas, conforme decisão do STF na ADIn 5326/MC.
Apesar dos avanços na ciência forense, as decisões condenatórias frequentemente se baseiam em prova testemunhal, destacando a falibilidade da memória. Um caso recente exemplifica a fragilidade do reconhecimento fotográfico e a confusão narrativa, ressaltando desafios na utilização da memória como prova no sistema penal.
A crescente importância do ESG no mundo corporativo e a regulamentação global, os paradigmas das normas IFRS S1 e IFRS S2 instituídas pelo ISSB e enfatiza a perenidade do ESG no meio empresarial.
O estudo aborda a evolução histórica e social entre 1979 e 2018, examinando a lei 6.766/79 sobre o parcelamento do solo urbano. Utilizando pesquisa dedutiva e análise bibliográfica e jurisprudencial, destaca a necessidade de novos institutos diante do déficit habitacional e defasagem das atuais regras de ordem pública.
O conceito de "Legal Operate as a Service" está transformando o ambiente de negócios ao oferecer uma solução abrangente para a terceirização total ou parcial das operações de suporte administrativo em departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.
Servidores da Prefeitura de Manaus tem direito à promoção reconhecido pela Justiça do Amazonas. A 3ª Turma do TJ/AM reconheceu direito à promoção dos servidores dos níveis fundamental, médio e técnico da Secretaria de Saúde - SEMSA/MANAUS. A ação já transitou em julgado.
Em 7 de novembro de 2023, foi publicada a Solução de Consulta DISIT4.057, que aborda a apropriação extemporânea de crédito da não cumulação de PIS e COFINS. A consulta reitera o posicionamento da Receita Federal, destacando a necessidade de os contribuintes que realizarem essa apropriação ajustarem suas declarações, incluindo a EFD-Contribuições, para cada mês com alterações na apuração das contribuições. O entendimento da Receita Federal, já sustentado pela PGFN em instâncias judiciais e administrativas, não apresenta inovações nessa solução de consulta.
Em decorrência da capilaridade e do volume de operações realizadas no âmbito dos cartórios extrajudiciais, o setor assume papel relevante no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo, sendo de fundamental importância o envolvimento de notários, registradores, oficiais de cumprimento e empregados contratados para maior efetividade da política e dos procedimentos de prevenção à reciclagem de capitais.