Por força da lei 14.620/23, recentemente homologada e publicada no Diário Oficial, traz-se, ao diploma legal do Código de Processo Civil, a inovação atinente às contratações virtuais e sua adequação perante o rol de títulos executivos extrajudiciais.
Para aqueles que recolheram IR nas situações tratadas neste artigo, é indicada uma análise para verificar a possibilidade/viabilidade de medida judicial que visa a restituição de valores pagos.
A mudança de paradigma trazida pela Nova Parte do Código Penal não fez parte das discussões acerca do tema que, como se pretendeu demonstrar nesse breve escorço, tem suas origens fincadas em legislação anterior.
É preciso ter-se responsabilidade e comprometimento com o passado e o presente, para avançarmos para um futuro marcado pela previsibilidade, estabilidade e segurança.
Em 7/0/23 a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da reforma tributária. Dentre os pontos aprovados, o principal elemento é a implementação do IVA, em comparação com os sistemas de tributação estrangeiros.