Visto que a pessoa jurídica é criada para que seus fundadores não respondam com seus bens pessoais, os bens particulares dos sócios não respondem pelas dívidas da sociedade.
Vários fatores colaboraram para a evolução do mercado jurídico, mas não há como negar que o advento da internet foi o marco inicial para a "nova era" dos operadores do Direito.
Após decisão do STF, a representatividade de seus filiados será considerada autorizada expressamente quando chancelada por ata de assembleia ou autorização individual.
É possível inferir-se que, além da condição de bem de capital, deve o bem ostentar o atributo da essencialidade, o qual deve ser demonstrado pelo devedor.
A grande verdade é que a sociedade construída pela visão individualista, já descrente dos valores do esquerdismo que serviu atuando no seu mais pleno desvio de finalidade a serviço da corrupção endêmica, se esgotou em seu próprio discurso.
Entre as medidas coercitivas previstas no novo Código, uma que recebe destaque é a possibilidade do devedor ter seu nome inserido nos cadastros de proteção ao crédito.