Litigância predatória em debate no STJ, com impacto na exigência de documentos em processos e no equilíbrio entre combate a fraudes e direitos advocatícios.
O fenômeno da subsunção no Direito busca aplicar normas a casos concretos, mas, muitas vezes, a norma é adaptada ao fato, como em decisões sobre tratamentos como o Car-T Cell.
Casos de mães responsabilizadas por omissões no cuidado de filhos, muitas vezes ignorando a violência doméstica e a responsabilidade compartilhada com os pais.
Estereótipos e a falta de visibilidade trans dificultam o acesso a direitos e ao mercado de trabalho, excluindo e desumanizando. É urgente promover equidade e dignidade.
Empresas familiares são essenciais à economia brasileira, representando 90% das empresas e 65% do PIB. A governança, sucessão e o Direito são vitais para sua continuidade.
Novo decreto de SP estabelece regras para pagamento de precatórios, com descontos escalonados, priorizando idosos e pessoas com deficiência, visando maior celeridade.
A lei 15.040/24 introduz um prazo decadencial de 30 dias para que as seguradoras se manifestem sobre a cobertura, buscando celeridade, mas podendo gerar insegurança jurídica.
A securitização das dívidas agropecuárias e o PL 10.331/18 oferecem soluções para aliviar a pressão financeira e garantir a sustentabilidade do agronegócio.