Migalhas Quentes

Espera por precatórios chega a dez anos

19/8/2005

Espera por precatórios chega a dez anos


Para receber o pagamento de precatórios do governo de Minas Gerais - dívidas cujo o pagamento a Justiça determinou ao Estado - cerca de dez mil aposentados e pensionistas mineiros são obrigados a esperar, em média, dez anos. A situação é a mesma para fornecedores, prestadores de serviços e famílias que tiveram seus imóveis desapropriados pelo o Estado. A denúcia é da OAB/MG, que constituiu uma comissão para convencer o governo mineiro a agilizar o pagamento dos precatórios, calculados em R$ 15 Bilhões.

Segundo Baracho Júnior "A situação pode se agravar porque, destinando apenas R$ 3 milhões, a tendência é que o tamanho global da dívida fique maior. No caso dos precatórios de naturaza alimentar, a tendência é que, neste ritmo, o governo só pague seu débito em 20 anos", afirmou.

Os integrantes da Comissão, formada no último dia 9, foram à Advocacia Geral do Estado, pedir ao procurador José Bonifácio Andrada Mourão a agilização dos pagamentos. "Fomos informados que a Advocacia não pode, por si só, determinar o aumento de recursos. Depende das secretarias da Fazenda e de Planejamento e Gestão", informou.

Para garantir o pagamento dos precatórios, a comissão formada pela OAB/MG estuda a possibilidade de impetrar ações jurídicas que obriguem o governoo a agilizar o pagamento, pelo menos, a negociar suas dívidas.

Uma das idéias, segundo o advogado José Alfredo de Oliveira Baracho Júnior, é discutir a compensação de débitos.

A comissão também busca formas de aumentar o valor comercial dos títulos de precatórios comercializados atualmente.

O grupo de advogado da OAB está pedindo também de organismos internacionais que podem apontar estatégicas para pressionar o governo a aumentar a rapidez nbo fluxo desses pagamentos.
_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025