Migalhas Quentes

Projeto das PPPs pode deslanchar

24/8/2005

PPPs

Segundo matéria do Estadão de hoje, comitê gestor deve aprovar em 15 dias a Regulamentação do Fundo Garantidor.
____________


Projeto das PPPs pode deslanchar

Após vários meses de impasse, o comitê gestor das Parcerias Público-Privadas deverá aprovar em 15 dias a nova regulamentação do Fundo Garantidor, uma espécie de poupança que garantirá a rentabilidade do participante privado das PPPs. "A regulamentação está fechada, mas o comitê tem de aprová-la", afirmou o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Alessandro Teixeira, após reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), no Palácio do Planalto. Depois da aprovação da nova regulamentação do fundo, as PPPs poderão começar a funcionar. O Banco do Brasil será o agente operador do fundo.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse aos participantes da reunião que os primeiros editais para obras dentro das regras das PPPs serão lançados ainda este ano, segundo o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto. Ele contou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu, na reunião, que fossem focados "projetos mais simples" para que as PPPs possam deslanchar.

O CNDI também começou a discutir a edição de uma nova medida provisória ampliando a desoneração de tributos para o setor produtivo. Segundo Teixeira, pelo menos dois pontos deverão constar da nova proposta, a "MP do Bem 2": ampliação da desoneração de produtos da cesta básica e ampliação da desoneração dos investimentos para o setor de energia. A "MP do Bem 2" será, disse o empresário, a pauta da próxima reunião do conselho, em 25 de outubro.

China

Lula disse que o governo vai regulamentar o mecanismo de salvaguardas contra produtos chineses. Lula fez a afirmação em resposta a uma intervenção do representante da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), José Gomes da Silva, reclamando da demora do governo em regulamentar as salvaguardas.

Segundo uma fonte, Lula disse que o governo fará a regulamentação, sem se preocupar com um possível prejuízo das relações diplomáticas entre o Brasil e a China. E afirmou ainda que considera importante preservar a indústria nacional.

Lula ainda agilidade na gestão dos portos. Ele defendeu, segundo o empresário Jorge Gerdau, redução da burocracia e unificação de procedimentos dos vários órgãos que atuam na gestão do comércio exterior para acelerar embarque e desembarque.
____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Justiça anula contrato de multipropriedade por atraso e manda devolver valores

4/12/2025

Dino leva acordos de leniência da Lava Jato ao plenário físico do STF

4/12/2025

Câmara aprova PL que limita decisões individuais de ministros do STF

4/12/2025

Obra jurídica sobre diretores estatutários é lançada em São Paulo

4/12/2025

TRT-3 mantém indenização a faxineira de condomínio assediada por zelador

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Litigância abusiva em família: O processo como arma de guerra

4/12/2025

Nova lei da prisão preventiva: Análise inicial

4/12/2025

O que é recuperação extrajudicial e por que ela pode salvar sua empresa sem exposição

4/12/2025

Como o streaming reescreveu o CDC sem perguntar ao consumidor

4/12/2025

Crimes digitais e responsabilidade penal na criptoeconomia brasileira

4/12/2025