Migalhas Quentes

PSDB contesta propaganda de deputados baianos em favor de Lula

21/8/2006


Desvio de finalidade
 

 

PSDB contesta propaganda de deputados baianos em favor de Lula

 

A coligação Por um Brasil Decente (PSDB/PFL) entrou com Representação (RP 1022) neste domingo no TSE contra desvio de finalidade da propaganda eleitoral destinada aos candidatos a deputado federal da Bahia, pela coligação Força do Povo. A petição assegura que a propaganda em bloco, divulgada às 20h30, do dia 17 deste mês, foi utilizada "de forma abusiva" como propaganda em favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição.

 

De acordo com degravação da propaganda citada, a coligação PSDB/PFL mostra que "as imagens e o texto apresentados se destinam a promover, indubitavelmente, a figura do candidato à presidência, na medida em que neles se procura destacar sua popularidade entre os baianos, o apoio que por estes estaria sendo dado e aquilo que se chamou de caminhada para a vitória, entoando-se canto típico de grito de guerra de torcida em favor de Lula".

 

A Representação acrescenta que em todo o trecho da propaganda há apenas uma referência acidental aos que deveriam usar o horário eleitoral, quando se diz que a caminhada de Lula pelas ruas de Salvador se deu na companhia de Wagner (Jaques Wagner, candidato ao governo da Bahia) e seu "time de deputados". Razão porque a coligação PSDB/PFL acusa a "existência de desvio do horário eleitoral, com a inadmissível utilização para a escancarada propaganda em prol do candidato à presidência".

 

Pelas razões expostas, a coligação PSDB/PFL pede ao TSE a retirada de 45 segundos do tempo de propaganda destinado ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, com base no artigo 23 da Resolução 22.261, que "veda aos partidos políticos e coligações incluir, no horário destinado aos candidatos proporcionais, propaganda das candidaturas majoritárias". O relator da matéria é o ministro Ari Pargendler.

___________

 

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil deve cessar uso do nome e logo

24/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

As câmaras reservadas em direito empresarial do TJ/SP: Um caso de sucesso

24/4/2024