Migalhas Quentes

Ministro Luiz Fux visita a OAB/SP

24/1/2007


OAB/SP

Ministro Luiz Fux visita Sede

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, recebeu ontem (23/1), para uma visita de cortesia o ministro Luiz Fux, do STJ, empossado no cargo em novembro do ano passado. Também participaram do encontro no gabinete da presidência, os conselheiros seccionais, Umberto Luiz D'Urso, Tallulah Carvalho e Arnoldo Wald Filho.

O ministro colocou-se à disposição da Seccional Paulista para realizar palestras. Fux tem uma ampla carreira no Magistério, como diretor da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro, professor de Direito da PUC/RJ e professor catedrático da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tendo realizado inúmeras conferências em eventos jurídicos nacionais e internacionais, além de ser autor de várias obras. “É sempre bom fazer um trabalho de transmissão de conhecimento”, ressaltou Fux, lembrando que o professor no Brasil tem de fazer malabarismos para sobreviver, enquanto na Europa recebe um bom salário para estudar e pesquisar.

D'Urso e Fux também comentaram sobre o serviço de assistência judiciária <_st13a_personname w:st="on" productid="em São Paulo. D">em São Paulo. D'Urso lembrou que a Defensoria Pública foi implantada recentemente e que através do Convênio de Assistência Judiciária com a OAB/SP tem 47 mil advogados inscritos e atendeu mais de um milhão de carentes no ano passado.” Nosso drama é que a nossa estrutura, que deveria estar toda voltada ao atendimento dos advogados, está comprometida em 40% de sua capacidade com o atendimento da população carente”, ressaltou D'Urso. O ministro, que foi da Comissão dos Juizados Especiais do Rio, quis saber se a OAB/SP não conta com o apoio das prefeituras nesse atendimento. “Infelizmente, não. Quando aumenta o número de pessoas na Assistência Judiciária, cabe à OAB/SP mudar a Subsecção para um imóvel maior na tentativa de acomodar essa parcela da população”, afirmou D'Urso.

O presidente da OAB/SP também discorreu sobre a redução da inadimplência na Seccional, equilíbrio obtido nas finanças da Ordem, a certificação do ISO 9001/2000 e sobre a nova Lei 11.419 (clique aqui), que prevê a informatização do processo judicial e a criação do Diário da Justiça eletrônico. O ministro destacou como positiva na lei a instituição da súmula impeditiva de recurso e a lei ordinária para regular casos de inadmissibilidade do recurso especial, filtrando os processos que podem ser julgados pelo STJ. O STJ teve um aumento de quase 18% no número de processos recebidos em 2006, em relação com ao ano anterior, totalizando 300 mil processos.

__________




 

 

________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Procuradores podem ser indenizados por uso de carro próprio? STF julga

4/12/2025

STJ julga rescisória contra responsabilidade do Shopping 25 de Março por falsificados

4/12/2025

TRF-1 envia ao STF a análise do pedido para restabelecer prisão de Vorcaro

4/12/2025

STJ: Advogada cita Rui Barbosa ao defender medidas executivas atípicas

4/12/2025

STJ analisa competência para julgar ação de produto à base de cannabis

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025

O devido processo negocial-consensual da SecExConsenso TCU: Reflexões iniciais sobre a IN TCU 101/25

5/12/2025

2 de dezembro, o Dia do Advogado Criminal

4/12/2025

4º Congresso CESA: IA - Inteligência Artificial e os deveres fundamentais da advocacia e da prestação jurisdicional

4/12/2025

O risco da dupla legislação: Regimes específicos divididos entre a LC 214 e o PLP 108

4/12/2025