Migalhas Quentes

No STJ, ministra Nancy Andrighi aconselha que advogada sustente sem ler

Ministra elogiou a técnica da manifestação e incentivou exposição menos dependente da leitura em futuras sustentações orais.

10/2/2026
Publicidade
Expandir publicidade

Durante sessão da 3ª turma do STJ realizada nesta terça-feira, 10, a ministra Nancy Andrighi dirigiu-se a uma advogada que havia acabado de realizar sustentação oral para registrar elogio à qualidade técnica da manifestação e, ao mesmo tempo, oferecer uma orientação profissional.

Ao comentar a atuação da defensora, a ministra destacou que a argumentação apresentada era bem estruturada e clara, observando, contudo, que a leitura integral do texto pode comprometer a força da exposição em sessões de julgamento.

Segundo Nancy, a sustentação demonstrava domínio do conteúdo, o que permitiria à advogada apresentar os argumentos de forma mais espontânea e direta.

A ministra ressaltou ainda que a observação tinha caráter construtivo e foi feita no contexto do desenvolvimento profissional da advogada, a quem se referiu como jovem e em ascensão na carreira.

Ao encerrar, Nancy Andrighi classificou a fala como um conselho baseado em sua longa experiência na magistratura, incentivando a aprimoração da comunicação oral nas futuras sustentações perante a Corte.

Veja o momento:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos