O presente artigo analisará o art. 385, do CPP, de forma crítica, questionando se o juiz pode condenar mesmo com pedido do Ministério Público para absolver.
O consumidor, na ótica do STJ, não precisa comprovar a má-fé do fornecedor quando cobrado de forma indevida, devendo ser restituído o que pagou em dobro.
O erro médico em cirurgias estéticas se sujeita à responsabilidade civil objetiva, pois as obrigações nesses casos visam a um resultado, aplicando-se a regra geral do CDC quanto à matéria?
As decisões judicias que se fundamentam na discricionariedade do intérprete geram insegurança jurídica, perda da força normativa da Constituição e ineficácia dos direitos fundamentais.
O precedente e a jurisprudência são conceitos distintos, sendo o primeiro um caso concreto que serve de tese para outros e a segunda uma "coletânea" de precedentes.
O bloqueio da CNH - Carteira Nacional de Habilitação na execução mostra-se medida desproporcional para com o executado, violando o princípio do desfecho único.
Parto neste texto da união entre Direito e literatura, com um texto que denomino de crônica jurídica. Saboreiem a crônica os juristas, operadores do Direito e acadêmicos!
Não temos mais um Pontes de Miranda, um Miguel Reale, um José Afonso da Silva ou um Paulo Bonavides. Temos técnicos, não pensadores. Temos profissionais, não intelectuais.