A Portaria 3.717/23 do Ministério do Trabalho regulamenta a igualdade salarial entre gêneros em empresas com mais de 100 funcionários, exigindo relatórios semestrais de transparência salarial e disponibilizando uma plataforma para denúncias de desigualdade de remuneração.
Paciente idosa obtém vitória contra o plano de saúde ao garantir cirurgia negada para Tumor de Warthin. Decisão destaca a autonomia do médico e do paciente na escolha do tratamento e impõe multa diária, redefinindo o equilíbrio de poder no acesso à saúde
O texto aborda a guarda compartilhada e sua modificação pela lei 14.713/23, diferenciando-a das modalidades de guarda do Código Civil e da disciplinada no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, destacando que esta última é uma forma de colocação em família substituta, garantindo assistência e direitos ao menor.
Expressão máxima da autonomia privada, o testamento pode conter cláusula que nomeia pessoa de confiança do testador para gerência patrimonial dos bens de herdeiros incapazes.
Um dos objetivos da responsabilidade civil é a prevenção. A prevenção na área pública opera-se de maneira diversa da prevenção na área privada. O presente texto apenas busca levantar a discussão, em tempos de revisão do Código Civil, de como melhorar a prevenção nas unidades públicas de saúde.
A orientação normativa 78 da AGU estabelece que as sanções da nova lei de Licitações não se aplicam a contratos anteriores, respeitando os atos jurídicos já firmados sob legislação anterior.
A rescisão indireta, uma exceção na CLT, permite ao empregado encerrar o contrato quando o empregador comete graves falhas contratuais, levando à insustentabilidade do vínculo, exigindo uma situação excepcional para sua aplicação.
A nova lei de licitações introduz o princípio do ciclo de vida do objeto, considerando o preço real baseado na equação do preço nominal dividido pelo tempo de vida útil, substituindo a lógica do "menor preço" da antiga lei 8.666/93.
Pequenas e médias empresas encaram desafios constantes no panorama empresarial, onde a reestruturação surge como ferramenta essencial para superar obstáculos e identificar oportunidades de crescimento, exigindo estratégias jurídicas sólidas para mitigar riscos e impulsionar o sucesso duradouro.
A possibilidade de ceder créditos de precatórios previdenciários a terceiros é confirmada pelo entendimento atual do STJ (REsp 1.896.515 - RS), permitindo antecipação do recebimento com deságio por meio de empresas especializadas.