O texto aborda o lipedema no Direito da Saúde, destacando o reconhecimento judicial do caráter reparador do tratamento e a recente decisão do STF sobre o rol da ANS.
Entende-se como enfrentamento ao bullying as formas para distinguir os limites que ultrapassam a barreira do que seria considerado uma brincadeira e a ofensa, seja ela física e/ou moral.
O estudo examina o fracionamento indevido de uma mesma relação jurídica, evidenciando sua incompatibilidade com os princípios da boa-fé e da economia processual, à luz da jurisprudência do STJ.
Supremo forma maioria e decide que os reajustes de faixa etária aplicados após os 60 anos são indevidos para todos os tipos de planos, mesmo os celebrados antes do Estatuto do Idoso.
No julgamento do REsp 2.197.699, a 3ª turma do STJ reconheceu que o ex-proprietário continua responsável pelas cotas condominiais pretéritas, mesmo que o condomínio tenha arrematado o imóvel em leilão.
O artigo discute como o CriptoJud, sistema inovador do CNJ, promete transformar a execução civil ao rastrear e bloquear criptoativos, enfrentando a nova era da inadimplência digital.
O dever de informação e a responsabilidade das instituições financeiras diante de eventos de mercado que impactam Certificados de Operações Estruturadas.
O artigo compara a repercussão geral e a relevância da questão federal, analisando como esses filtros racionalizam o sistema recursal em suas origens, fundamentos e impactos.
Entrou em vigor no dia 8 de outubro de 2025, a lei 15.234/25, que introduz causa de aumento de pena ao art. 243 do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.