MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso
Aguaceiro
20.mai.2009

Aguaceiro

A nuvem cinza, aquela que está ali carregada, parece abrir passagem para o facho de luz irresistível como se estivesse, ela a nuvem cinza, num cruzamento e o sinal do trânsito celeste lhe tivesse mostrado agora o farol vermelho.

A CPI da Petrobras
20.mai.2009

A CPI da Petrobras

Assiste-se à discussão aberta no Senado Federal sobre a instalação da denominada "CPI da Petrobras". Pelas notícias colhidas, já foi alcançado o número regimental de assinaturas de Senadores para possibilitar a sua criação e houve a leitura do requerimento em Plenário.

Insignificância: é preciso ir ao STF para vê-lo reconhecido
19.mai.2009

Insignificância: é preciso ir ao STF para vê-lo reconhecido

Furto de uma carteira (R$ 80,00), de uma faca e de cadeados (R$ 86,00), de um pacote de arroz, de um alicate, de um violão, de um cobertor, de uma camiseta, de uma jaqueta etc.: em todos esses casos o STF já reconheceu o princípio da insignificância (Folha de S. Paulo de 21.03.09, p. C1). O chocante não é o fato de todos os Ministros desta Corte já terem reconhecido o princípio (sobretudo a partir do famoso HC 84.412, relatado pelo Min. Celso de Mello), não é isso, o chocante é ver como boa parcela da magistratura brasileira continua ignorando a sua força científica, cogente e normativa.

As diferenças e os aspectos polêmicos da lesão e do Estado de Perigo no novo CC
19.mai.2009

As diferenças e os aspectos polêmicos da lesão e do Estado de Perigo no novo CC

Fernando Andrade Dias

Orientado pelo princípio da Autonomia das Vontades Negociais, o direito valoriza a celebração de negócios jurídicos livres, rechaçando toda e qualquer interferência na formação do consentimento dos contratantes. Por tal razão é que o Direito Civil possibilita o reconhecimento de nulidade em contratos, decorrentes de vícios da vontade e, mais especificamente, vícios do consentimento. São hipóteses nas quais um dos contratantes tem a sua vontade alterada por alguma circunstância externa, influenciando a manifestação do seu querer.

Recesso no judiciário
18.mai.2009

Recesso no judiciário

O CNJ, órgão externo criado para controlar a administração do judiciário, resolveu estender aos juízes estaduais o benefício do recesso forense, já desfrutado pelos magistrados federais desde o ano de 1966, quando a Lei 5.010 organizou a justiça federal de primeira instância.

Filhos de criação: o valor jurídico do afeto na entidade familiar
18.mai.2009

Filhos de criação: o valor jurídico do afeto na entidade familiar

Janaína Rosa Guimarães

A sociedade é dinâmica e se transforma a cada momento, novas formas de relacionamento são construídas, novas estruturas econômicas e políticas são consolidadas, e o direito e a forma de aplicá-lo devem estar em constante desenvolvimento para abrigar as demandas diversas que surgem no seio deste movimento de transformação.

Casa de Marimbondo
18.mai.2009

Casa de Marimbondo

Yuri Kasahara e Daniel Strauss Vasques

Em artigo intitulado "Votos anulados e eleição mantida", o ministro Carlos Ayres Britto apresenta uma justificativa para a solução dada pelo TSE aos processos que levaram à recente cassação dos governadores do Maranhão e da Paraíba.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

MIGALHEIROS VIP

Seja Migalheiro VIP e destaque seu perfil e publicações no Migalhas.