A LEF foi alterada para permitir o seguro garantia como alternativa à penhora, mas persistiram dúvidas quanto à sua eficácia, levando à publicação da portaria PGFN 2.044/24.
O pacote de corte de gastos do governo Lula, aprovado no Congresso, gerou críticas de diferentes setores. Com foco em programas como BPC e Bolsa Família, ele visa reduzir despesas, mas sacrifica os mais pobres.
Investigar um soldado estrangeiro por supostos crimes de guerra cometidos fora do Brasil configura uma decisão arbitrária, desprovida de fundamentação jurídica.
A previsão de cláusulas anticorrupção em contratos condominiais possui o condão de elevar o nível de confiança dos condôminos, bem como evitar prejuízos de grande monta à massa condominial.
Criticam-se 2 decisões do STF em que negou pretensões rejeitando causas de pedir fictícias, sem enfrentar as reais. Estado de coisas inconstitucional na fundamentação judicial no Brasil: Superação.
O artigo introduz a categoria do crédito predatório, fazendo um paralelo com a litigância predatória e evidenciando seu impacto social. Propõe ainda medidas legais para combater essa prática danosa.