INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. INFORMATIVO >
  4. MIGALHAS nº 5.292

MIGALHAS nº 5.292

Quarta-Feira, 16 de fevereiro de 2022 - Migalhas nº 5.292.
Fechamento às 10h25.


Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador:

  • Tolentino & Moro Frigi Advogados Associados

(Clique aqui)


"Para os varões maduros, nunca a mocidade folga como no tempo deles, o que é natural dizer, porque cada homem vê as coisas com os olhos da sua idade."

Machado de Assis

70, com corpinho de 65

Câmara aprova PEC que aumenta de 65 para 70 anos a idade máxima dos nomeados aos cargos de juízes e ministros. (Clique aqui)

?????

Como mudanças legislativas não andam à toa, quem será que estão querendo atender nessa PEC - Provecta Emenda Constitucional?

Eletrobras

Plenário do TCU aprova a primeira fase dos estudos técnicos para a privatização da Eletrobras.

Acesso à Justiça

Em longa matéria hoje sobre o Judiciário ter se tornado virtual, na Folha de S.Paulo, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, foi alvissareiramente enfático: "as sessões virtuais foram alternativa excepcional durante a pandemia, mas a virtualização total da Justiça contraria o objetivo da prestação jurisdicional".


1907

Na edição de 22 de setembro de 1907, o matutino L'Independence Belge narrava as vicissitudes da Conferência de Haia, que se desenrolava na vizinha cidade holandesa, desde julho daquele ano. Um dos pontos que ficaram célebres na conferência foi a obrigatoriedade de arbitragem dos conflitos internacionais. Pois bem, naquela edição o jornal belga dizia que "un des hommes les plus éminents de la Conférence" (um dos homens mais eminentes), Mr. Ruy Barbosa, tinha se pronunciado sobre o tema. E, como depois nos conta a história, foi a opinião da nossa Águia que acabou prevalecendo, pois o ilustre baiano sabia que a harmonia entre as nações é fundamental para o interesse de todos.

2022

Ontem, o jornal holandês Algemeen Dagblad (Jornal Geral) citou a visita de Bolsonaro à Rússia, ao contrário dos belgas, que ignoraram solenemente. O matutino diz que o governo ianque tentou demover o presidente brasileiro de ir à Rússia neste momento belicoso, mas que Bolsonaro teria dito: "e hele wereld heeft zijn problemen, maar wij hebben zaken te doen met de Russen." Em vernáculo, porque ninguém tem obrigação de saber neerlandês: "O mundo inteiro tem seus problemas, mas temos negócios a fazer com os russos."

Moral da história: como se esgarçou nossa habilidade diplomática...


Direito no EaD

Desde 2019, o ensino superior privado tem mais alunos matriculados na educação a distância do que no presencial, o que mostra que o EaD é uma realidade no Brasil. Em um cenário durante/pós pandemia, nem se fale: fomos obrigados a nos colocar em meio virtual. A situação levanta o debate: ensino a distância funciona para cursos de Direito? A OAB já foi contra, enquanto professores e instituições elencam vantagens. (Clique aqui)

Treta

A PF, que hoje é comandada pelo delegado Paulo Maiurino, emitiu "nota à imprensa" respondendo declarações de Sergio Moro feitas em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, de que "hoje não tem ninguém no Brasil sendo investigado e preso por grande corrupção". Após citar produtividade da instituição, o texto - assinado por "A Polícia Federal" - diz que "o papel da corporação não é produzir espetáculos. O dever da polícia é conduzir investigações, desconectadas de interesses político-partidários". (Clique aqui)

Bate-boca

De acordo com um hebdomadário, ministro Gilmar Mendes entregou ao CNJ provas que podem incriminar o juiz Marcelo Bretas. Após a notícia, o magistrado e o deputado Paulo Pimenta protagonizaram um bate-boca nas redes sociais. Acompanhe a treta. (Clique aqui)

Contra as fake

TSE fez um acordo com as plataformas (exclusive o Telegram, que não deu o ar da graça).


Editorial

Jovens que são, os migalheiros desconhecem que nem sempre entre nós as eleições fluíam com a segurança e paz de nossos tempos. Até 1930, as eleições eram presididas pelo poder político local, a propiciar a perpetuação das lideranças de toda e qualquer forma, até as mais imorais e ilícitas. Campeavam as fraudes, os mortos votavam e os eleitores eram contidos nos currais urbanos dos chefes políticos. Absolutamente diferente é o panorama eleitoral atual. Hoje reina a democracia. E a Justiça eleitoral brasileira é um modelo de excelência.

Feito esse nariz de cera, é bem o momento de informar que nos próximos dias se encerra o mandato do ministro Luís Roberto Barroso à frente do TSE. Sem data vênia, é preciso consignar que talvez nunca na história, desde que o Tribunal foi criado nos anos 30, houve desafio maior a ser enfrentado por um presidente da Corte Eleitoral.

A democracia pátria, que no relógio da história ainda engatinha, foi atacada, torpedeada, mas a Justiça Eleitoral se manteve firme na sua função, que é a mais nobre do Direito. Com efeito, nenhuma das vertentes jurídicas ombreia-se à importância política de velar pela legitimidade da captação da vontade do povo quando indica seus governantes.

E como se não bastasse o ataque diário às instituições (feito por quem deveria defendê-las), quis o destino que o ministro Barroso enfrentasse ainda uma pandemia mundial.

Foi com o estoicismo de quem já encarou desafios tão ou mais desafiadores, que o ministro conseguiu presidir (e bem!) um pleito municipal em meio a esse torvelinho.

Certamente muita coisa ficou nos projetos e nos sonhos, impedidos de serem realizados pelas circunstâncias adversas. Mas muito foi feito.

E é por isso que este nosso poderoso rotativo quer, com consciência da relevância do momento histórico pelo qual atravessamos, render homenagens ao ministro Luís Roberto Barroso pela profícua e laboriosa gestão no Tribunal Superior Eleitoral.

O sucessor terá a ventura de encontrar cada coisa em seu lugar.


Uso de imagem

Editora terá de indenizar Rubens Barrichello por danos morais e materiais em razão do uso não autorizado de sua imagem para a venda de revistas e miniaturas de carros da Fórmula 1. (Clique aqui)

Parodiou e nem citou

Acatando recurso da Band, STJ definiu que em paródia não há obrigação de divulgar nome de autor originário. A empresa tinha sido condenada devido a paródia no quadro Severino e Cavalcanti, durante o programa Pânico. (Clique aqui)

!!!

TJ/RS condena Uber a indenizar passageira por lesão sofrida nas nádegas por uma foice quando se sentou no banco do carro. (Clique aqui)

"Abuso"

Ministro Nunes Marques manteve suspensão de promotor decidida pelo CNMP. Nos fundamentos de decidir, o ministro observou a competência do órgão. Quanto ao caso, o promotor mato-grossense teria sido punido por "perseguição processual", por ter aberto diversas ações civis públicas contra o ministro Gilmar Mendes e seus familiares. (Clique aqui)

Vaga no TRF da 1ª região

O TRF da 1ª região marcou para amanhã a formação da lista tríplice para preencher a vaga destinada à advocacia. A cadeira a ser ocupada é aquele em que se sentava o ministro Kássio Nunes Marques. Relembre quem são os seis advogados que integram a lista sêxtupla elaborada pela OAB em dezembro p.p.. (Clique aqui)

Fiança - Recuperação judicial

Em contrato de fiança, o fiador só se torna credor se e quando vier a pagar dívida deixada pela empresa que não pagou obrigação principal. Com base neste marco temporal, a juíza de Direito Maria Cristina de Brito Lima, titular da 6ª vara Empresarial do RJ, excluiu da recuperação judicial de empresa créditos disponibilizados pelo banco como fiança após o pedido de recuperação. (Clique aqui)

Má-fé

Consumidor que mentiu ao questionar dívida em cartão de crédito do Bradescard acabou condenado por litigância de má-fé e terá de arcar com multa, honorários e custas processuais. A decisão é da 3ª turma recursal do TJ/BA. (Clique aqui)

Responsabilidade por morte

3ª turma do STJ fixou que patrocinador de evento não responde por falecimento de criança. O caso trata de uma exposição de manobras de motocicletas em que um cilindro acoplado em uma moto explodiu e causou a morte do menor. Para o colegiado, sendo o terceiro mero patrocinador, não pode ser enquadrado no conceito de fornecedor para fins de responsabilização de acidente. (Clique aqui)

Porto de Suape - Leilão

Antaq suspende leilão para terminal de GNL em Suape/PE. O principal imbróglio da questão envolve a possível inadequação do contrato de transição para áreas não operacionais portuárias para a atividade que pretende ser desenvolvida, incluindo a operação de GNL. O processo é acompanhado pelo escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia. (Clique aqui)

Novo Apoiador

Com sede em Brasília, Tolentino & Moro Frigi Advogados Associados possui em seu quadro constitutivo os sócios Natal Moro Frigi e Wellington Tolentino Bento, com muitos anos de experiência e intensa atuação no âmbito empresarial contábil. Os fundadores atuam em criação, alteração e reestruturação e planejamento societário e fiscal, e prestam serviços de consultoria tributária e empresarial nas mais diversas áreas às pessoas físicas e jurídicas. Clique aqui e conheça o novo Apoiador do Migalhas.


Eventos Migalhas


Caso Miguel - Abandono de incapaz

Na tarde de ontem, a 5ª turma do STJ negou pedido de trancamento de ação penal no caso Miguel - criança que morreu após cair do 9º andar de um prédio em Recife/PE. O colegiado entendeu que o trancamento da ação penal por meio de impetração de habeas corpus é medida excepcional, admitida apenas quando manifestamente clara a inépcia da inicial, o que não é o caso. (Clique aqui)

Caso Amarildo - Indenização

2ª turma do STJ formou maioria para manter indenização a familiares do pedreiro Amarildo, morto por PMs na favela da Rocinha em 2013. O Estado do RJ foi condenado a indenizar a companheira e filhos em R$ 500 mil cada e aos irmãos da vítima em R$ 100 mil cada, por dano moral. A ministra Assussete Magalhães pediu vista. (Clique aqui)

Prova ilícita

A 6ª turma do STJ absolveu homem que havia sido condenado com base em provas ilícitas adquiridas por meio de ingresso na residência sem mandado. O colegiado, por unanimidade, concluiu que não houve estrito cumprimento da ordem legal, bem como não ocorreu fundamentação justificável, uma vez que os policiais se basearam, apenas, em denúncia anônima. (Clique aqui)

Redução de pena

Ministro Joel Ilan Paciornik concedeu habeas corpus, de ofício, a condenado por tráfico de drogas por ter sido flagrado com 4,63g de crack. O TJ/SP havia afastado redutora considerando atos infracionais análogos ao crime. Para o ministro, um único ato infracional isolado praticado pelo paciente não é suficiente para afastar o redutor. (Clique aqui)


  • Colunas

Porandubas políticas

Quem disser que fulano, beltrano ou sicrano ganhará o pleito de outubro próximo estará dando um chute, segundo Gaudêncio Torquato. E ele explica as razões. Confira! (Clique aqui)

O Direito por trás da História

No vídeo de hoje, Clovis Volpe aborda a renúncia de Jânio Quadros (cujo aniversário de morte se registra hoje - v. nota Baú migalheiro), que sempre foi motivo de mistério e especulação. (Clique aqui)

Migalhas Notariais e Registrais

Professor Marcelo Matos Amaro da Silveira trata dos cuidados a serem tomados pelos tabeliães de notas na redação de escrituras envolvendo cláusulas penais. (Clique aqui)

Meio de campo

Na coluna de hoje, o advogado Rodrigo R. Monteiro de Castro tece breves comentários sobre a IN 112/22, do DREI - Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, que trata de diretrizes gerais do registro público de empresas mercantis. (Clique aqui)


Gramatigalhas

O leitor Wagner Baggio envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Caro professor Zé Maria. Tenho ouvido muito jornalista, em rádio e televisão, fazer uma estranha concordância no singular, quando o pronome relativo QUE liga um sujeito no plural ao verbo. Um primeiro exemplo: O professor José Maria é um dos que dão aula de português (correto). A maioria, porém, afirma, de forma estranha, que o professor é um dos que DÁ aula. Um outro exemplo: Ao fazer referência ao caso Watergate (denúncia contra o presidente Nixon, que culminou com sua renúncia), um radialista de São Paulo disse que Bob Woodward 'foi um dos que denunciou', mas sabemos que dois denunciaram, Woodward e Carl Bernstein. Enfim, para encerrar, o Severino é um dos nordestinos que migrou ou dos que migraram para São Paulo nos últimos cem anos?".

Se você também quer saber o que o Dr. José Maria da Costa pensa a esse respeito, então clique aqui.

Manual de Redação Jurídica - Seu guia diário!

Adotado como referência não só pelos profissionais da área jurídica, mas de diversos segmentos, o "Manual de Redação Jurídica", de autoria do professor e colunista migalheiro José Maria da Costa, é sucesso no mercado editorial brasileiro há vários anos. Garanta o seu indispensável exemplar na Livraria Migalhas. (Clique aqui)

E-book

Mais de 2.800 respostas a dúvidas de leitores em um clique! Adquira agora a versão digital do "Manual de Redação Jurídica". É só clicar aqui!


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas

De Lima Assafim e Advogados Associados De Lima Assafim e Advogados Associados
De Vivo, Castro, Cunha e Whitaker Advogados De Lima Assafim e Advogados Associados
Décio Freire Advogados Decoussau Tilkian Advogados

  • Migalhas de peso

- "A separação obrigatória/legal de bens e a possibilidade de afastamento dos efeitos da súmula 377 do STF", por Rafael Stuppiello (Machado Meyer Advogados). (Clique aqui)

- "Difal sobre bens de uso e consumo e ativo imobilizado", por Marcio Miranda Maia, Ruy Fernando Cortes de Campos e Livia de Mello e Silva (Maia & Anjos Advogados). (Clique aqui)

- "MP 1.099 - Serviço civil voluntário", por Marco Aurélio Serau Junior (IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários). (Clique aqui)

- "Compra dos ativos do Grupo Oi é aprovada pelo Cade mediante divergência apertada e acalorada", por Flávia Chiquito (Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados). (Clique aqui)

- "Importação das cláusulas MAC, SANDBAGGING e HARDSHIP típicas das operações empresariais M&A para os contratos de operações imobiliárias", por Remo Higashi Battaglia (Battaglia & Pedrosa Advogados). (Clique aqui)


Eventos Migalhas


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas

De Vivo, Castro, Cunha e Whitaker Advogados Deda LLG Advogados
Demarest Advogados Denis Borges Barbosa Advogados
Di Blasi, Parente & Associados Dias de Souza Advogados Associados

Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso abraço. E o fazemos em nome da ministra aposentada Ellen Gracie, do STF, que assiste hoje às comemorações de seu aniversário. (Compartilhe)

Impossível perder!

Último lote de vagas gratuitas para acompanhar a "CEO Conference", o maior evento do BTG Pactual, com grandes nomes do mercado reunidos para debater as transformações digitais e os impactos da tecnologia. Garanta a sua vaga. (Clique aqui)

Webinar - BR DO MAR

Dia 24/2, às 17h, Migalhas realiza, em parceria com o escritório Machado, Cremoneze, Lima e Gotas - Advogados Associados, webinar para discutir a "BR DO MAR: Circunstâncias e Perspectivas (Transportes e Seguros)", com os sócios da banca Rubens Walter Machado Filho e Paulo Henrique Cremoneze, Luciana Vaz Pacheco de Castro e Larry Rabb. Participe, clique aqui.

Energia

O escritório BMA Advogados anunciou a contratação de Bruna de Barros Correia como advogada sênior da área de Energia. (Clique aqui)

Regulatório

O advogado Amauri Saad é o novo sócio da banca SiqueiraCastro no Setor Regulatório. (Clique aqui)

Parceria

Os escritório Márcio Guimarães Advogados e Thomaz Bastos, Waisberg e Kurzweil Advogados anunciam o início de parceria para atuação conjunta no RJ e em Brasília.

Baú migalheiro

Há 30 anos, em 16 de fevereiro de 1992, morreu o ex-presidente brasileiro Jânio Quadros. Nascido em Campo Grande/MS, ingressou na faculdade de Direito em 1935 e após concluir sua graduação nas Arcadas, montou um escritório de advocacia no centro de São Paulo. Também foi vereador, deputado estadual, prefeito da capital paulista e governador do Estado. O político permaneceu apenas sete meses como presidente da República e ficou conhecido por adotar medidas incomuns, como proibir rinhas de galo e o uso de biquíni em algumas ocasiões. É autor de frases célebres, como: "Bebo-o porque é líquido, se fosse sólido comê-lo-ia". Jânio Quadros decidiu renunciar do cargo (v. a coluna "O Direito por trás da História"), enquanto seu vice, João Goulart, assumiu o posto. (Compartilhe)


Sorteio

A obra "A Invenção do Direito" (Nova Fronteira - 232p.), de autoria de José Roberto de Castro Neves, reúne profundo conhecimento jurídico à diversificada bagagem cultural. Concorra a um exemplar! (Clique aqui)

Novidades

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a obra "LGPD sanções e decisões judiciais", coordenada por Viviane Nóbrega Maldonado (clique aqui). Para aproveitar esta e outras novidades, a Thomson Reuters promove, neste mês, o cupom "RTnoMigalhas", que garante 15% de desconto nos livros de lançamento. Basta aplicá-lo no fechamento do carrinho. Aproveite! (Clique aqui)

Em 2022, o Direito Eleitoral está em alta, em virtude do processo eleitoral que irá renovar os Poderes Executivo e Legislativo. É pensando nesse momento que a "Revista da Advocacia de Rondônia" dedicará uma edição ao exercício da advocacia nesse importante ramo. A revista contará com artigos assinados pelos maiores expoentes do Direito Eleitoral no Estado e debaterá temas atuais e importantes. A edição está prevista para ser lançada no final de abril e é coordenada pela advogada Zênia Cernov (Helio Vieira e Zenia Cernov - Advocacia). (Clique aqui)

Migalhíssimas

Amanhã, às 19h, Ana Tereza Basilio, vice-presidente da OAB/RJ e sócia do escritório Basilio Advogados, recebe para live a vice-presidente da OAB/RN, Lidiana Dias. O tema do encontro virtual é "Os efeitos da paridade no sistema OAB". A transmissão será pelo Instagram de Ana Tereza.

Dia 18/2, o sócio do escritório Dannemann Siemsen, Filipe Fonteles Cabral, será palestrante no "10th International Legal Forum 'Legal protection of intellectual property: theoretical and practical challenges' (IP Forum)", evento online organizado por Moscow State Law University (MSAL) (Intellectual Property Department and Department for International Cooperation), Ministry of Higher Education and Science of the Russian Federation, Court of Intellectual Rights and Association of Lawyers of Russia (ALRF). O tema da palestra será "Proteção de Dados Pessoais e o embate entre o Direito de Acesso e Segredo de Negócio".

Presidente do IAB, Rita Cortez participou da assinatura do convênio firmado pela OAB/RJ e a Caarj ontem, na sede da seccional, com a Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação e a Invest.Rio, agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio. (Clique aqui)

A advogada Flávia Chiquito (Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados) participou da "Plenária Comentada" do IBRACCAST, o podcast do IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional. No programa, Chiquito e os participantes falaram sobre a última sessão extraordinária de julgamento do Cade. (Clique aqui)

Ellen Cristina Gonçalves Pires (PG Advogados) é a nova vice-presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da OAB/SP. (Clique aqui)

Dia 14/2, o advogado Vinicius Honorato, sócio da banca João Bosco Filho Advogados, foi nomeado como conselheiro da 1ª subseção da OAB/RJ para o triênio 2022/24. E dia 7/2, Vinicius foi nomeado como presidente da comissão de Mediação e Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da 1ª subseção da OAB/RJ, também para o triênio 2022/24.

A Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil realizou evento online sobre "Como acelerar o exame de um pedido de patente no INPI - Aspectos práticos sobre o acordo PPH Brasil-Japão", e teve como palestrantes a sócia Gabriela Salerno, da banca Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados, e Diego Boschetti Musskopf, pesquisador do INPI Brasil. Confira como foi o evento que ocorreu dia 26/1. (Clique aqui)

A 4ª edição do "Painel Jurídico", do escritório Innocenti Advogados, já está no ar. (Clique aqui)

Membros efetivos

A diretoria do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial - IBRADEMP abre o processo de seleção para preenchimento de vagas de membros efetivos de suas comissões, até dia 10/3, que têm como objetivo promover estudos, discussões e produções técnicas sobre os mais atuais e polêmicos temas de sua respectiva competência. (Clique aqui)

Papo com o IAB

IAB promove o webinar "Papo com o IAB" sobre "Mês da visibilidade trans - representatividade importa", dia 18/2, das 15 às 18h. O evento será híbrido. (Clique aqui)

Direito do Trabalho

A Editora Mizuno promove, dia 9/3, a 2ª edição do curso "Trabalhista Class", com aulas ao vivo, às quartas-feiras, das 19 às 21h. Participe! (Clique aqui)

Direito Societário

Seguem abertas, até dia 20/3, as inscrições para o curso "Direito Societário", da FGV Direito Rio. A proposta é aprofundar o conhecimento na área de Direito Societário, especialmente no que se refere às sociedades limitadas e anônimas. As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras, das 19 às 22h. O início está marcado para o dia 21/3. (Clique aqui)

Igualdade racial

A OAB/SP aprovou, na última sexta-feira, uma política de cotas para promover a igualdade racial na entidade e a criação do "Conselho da Jovem Advocacia". (Clique aqui)

Oportunidade

A "RadarVITRINE" é um serviço que a Radar - Gestão para Advogados oferece para profissionais em busca de oportunidades. A contratação do serviço envolve, dentre outras possibilidades, a divulgação do profissional, de forma sigilosa, por meio de um número, nas redes da Radar. Entre em contato com a Juliane Loss (WhatsApp (41) 98790-7550).

Direito Civil

Como se atualizar, revisar e aprofundar em uma área do Direito que muda constantemente e é a mais extensa? Conheça o "Curso online de Direito Civil", promovido pelo Grupo Gen - Editoras Forense, Método e Atlas, juntamente com Flávio Tartuce, José Fernando Simão e Maurício Bunazar. O curso é indispensável para quem deseja prestar concurso público ou atuar no campo do Direito Privado. Confira! (Clique aqui)

Arbitragem

O curso de pós-graduação "Arbitragem", da EBRADI - Escola Brasileira de Direito, em parceria com a CAMARB - Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial - Brasil, apresenta proposta temática completa ao profissional do Direito. Inscreva-se! (Clique aqui)

Especialização

A PUC-SP promove o curso de especialização "Direitos Humanos, Legislação e Políticas Educacionais", que possui como objetivo subsidiar o conhecimento, a compreensão e a prática de direitos humanos no âmbito escolar e social. Descontos de até 25%. (Clique aqui)

Mercado Jurídico

BuscaJur apresenta a "BÓREA" como uma das soluções para o mercado jurídico. (Clique aqui)

Sexta de prêmios

Sorteio de obra: Os ganhadores do "Vade Mecum RT 2022" (Thomson Reuters - Revista dos Tribunais - 20ª edição - clique aqui), são:

  • Adalberto Sanches, de Brasília/DF;
  • Vagner Pessoa, de Palotina/PR;
  • Daniela Bearzi, de Caxias do Sul/RS;
  • Thiago Amazonas T. de Melo, de Recife/PE;
  • Gilton Souza, de Porto Ferreira/SP;
  • Osmanir Moreira de Souza, de Macaubal/SP;
  • Karin Bellao Campos, de Taboão da Serra/SP;
  • Caroline Bertoncini Silva, de Batatais/SP;
  • José Domingos Moreira Neto, de Realeza/PR; e
  • Henry Ângelo Modesto Peruchi, Rio Claro/SP.

Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas

MGA - Administração Judicial | Perícia | Consultoria OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo

Mural Migalhas - Oportunidade de trabalho

Sempre que se busca uma cidade no site Migalhas, procurando-se um correspondente jurídico, e não se encontra, o sistema nos avisa e, ah, nasce uma oportunidade. Ei-la abaixo, atualizada diariamente: é o rol de cidades nas quais há emergente necessidade de um profissional, mas não há, ainda, nenhum migalheiro cadastrado:

BA/Milagres
CE/Crato
CE/Marco
MA/São Bernardo
MG/Baependi
MG/Belo Oriente
MG/Cana Verde
RO/São Francisco do Guaporé
SP/Holambra

Se você quer se candidatar para eventualmente atender quem procura, clique aqui.


Migalhas Clipping

The New York Times - EUA
"Putin Offering Troop Pullback and Diplomacy"

The Washington Post - EUA
"Biden: Russian pullback unclear"

Le Monde - França
"Ukraine: les Occidentaux affichent leur prudence"

Corriere Della Sera - Itália
"Ucraina, la frenata di Putin"

Le Figaro - França
"Ukraine: Poutine joue l'apaisement"

Clarín - Argentina
"A pesar de los controles, la inflación de enero fue 3,9% y la anual sigue arriba del 50%"

El País - Espanha
"Rusia alivia la tensión al alejar parte de sus tropas de Ucrania"

Público - Portugal
"O país adiado"

Die Welt - Alemanha
"Offener Schlagabtausch zwischen Scholz und Putin"

The Guardian - Inglaterra
"Prince settles Giuffre sex assault case out of court"

O Estado de S. Paulo - São Paulo
"'Instituições terão o maior teste. Ditadura nunca mais', diz Fachin"

Folha de S.Paulo - São Paulo
"Negros são maior alvo de abordagem policial no Rio, mostra estudo"

O Globo - Rio de Janeiro
"Rússia inicia retirada de tropas, mas Otan quer provas"

Estado de Minas Gerais - Minas Gerais
"BH e MG se destacam na contenção da Covid-19"

Correio Braziliense - Brasília
"O que espera Bolsonaro hoje em Moscou"

Zero Hora - Porto Alegre
"Após chegar ao pico em janeiro, Ômicron dá sinais de recuo no RS"

O Povo - Ceará
"Izolda ganha espaço no PDT e é tratada como candidata natural"

Jornal do Commercio - Pernambuco
"Clima pressiona ainda mais a inflação"

Atualizado em: 16/2/2022 10:35

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR