INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 5.470

MIGALHAS nº 5.470

Quinta-Feira, 3 de novembro de 2022 - Migalhas nº 5.470.
Fechamento às 09h51.


"Na maior parte das vezes, o homem se limita a submeter-se às crenças, sem as discutir."

Gustave Le Bon

"Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem"

Quem foi para a porta de um quartel, ontem, queria o quê? Intervenção militar? É isso mesmo? Valha-nos Deus!

Modus operandi

Nos últimos dias, manifestantes, em vários lugares do Brasil, foram filmados caindo em fake news. Muitos comemoravam que ora "xandão foi preso", ora tinha sido declarada "intervenção militar". Há vídeos a mancheias mostrando essa insólita situação. Analisando esses episódios com seriedade, percebe-se que eles explicam muito da forma como tudo se deu nos últimos anos. Com efeito, foram sendo criadas histórias venturosas e impolutas, que fascinaram as pessoas. Quando a verdade, sobretudo a verdade orçamentária vier à tona, a decepção tomará o lugar da mitificação.

Dura lex, sed lex

A Justiça, sobretudo a eleitoral, deve ser implacável acerca dos crimes eleitorais praticados neste pleito, e que estão escancarados aos olhos de todos. Se isso não se der, se a Justiça não punir duramente, ela estará de certa forma autorizando o manejo eleitoreiro da burra pública por qualquer alcaide ou governador do país. O exemplo, como se sabe, vem de cima.

Obscurum per obscurius

Falando das missões, ou o Supremo põe fim ao orçamento secreto (que chamam malandramente de emenda do relator), ou não será possível organizar o país. E, por favor, não venha com meio-termo nessa história. Aliás, esse descalabro está na conta do Supremo, porque da última vez foi sob as barbas do STF que isso se deu.

Monstro

Daqui uns anos, com o distanciamento histórico, vamos olhar para essa barbaridade do orçamento secreto (e a tunga que se fez e se está fazendo), e iremos nos perguntar como foi que isso aconteceu. Já os leitores deste vibrante matutino irão compulsar as migalhas amanhecidas e saberão que alertamos quanto a esse absurdo desde o primeiro dia.

Crime

Os advogados Mauro Menezes, Lênio Streck, Marcelo Cattoni e Ranieri Resente apresentaram ao MPF notícia-crime contra suposta saudação nazista feita ontem por manifestantes em SC. O parquet catarinense informou que está apurando o episódio. (Clique aqui)

Ir e vir

Ontem, enfim, Bolsonaro fez um apelo para que seus apoiadores desobstruam as rodovias. (Clique aqui)

História

Veja, ainda neste informativo (nota "Baú migalheiro"), o que aconteceu em 3 de novembro, como hoje, em 1891.

Nova ministra

A desembargadora Liana Chaib, do TRT da 22ª região, foi indicada para o cargo de ministra do TST, na vaga aberta em decorrência da aposentadoria do ministro Renato de Lacerda Paiva. (Clique aqui)

Pauta de gênero ou gênero na pauta

Com ao menos dez indicações nas mãos, Lula poderá reduzir a disparidade de gênero presente no STF, STJ e TST. Quatro das dez cadeiras que irão vagar são, hoje, ocupadas por mulheres. Veja os números. (Clique aqui)

Fundo Amazônia

Na última semana, o STF formou maioria para determinar a reativação do Fundo Amazônia no prazo de 60 dias. O Supremo finalizará o julgamento hoje. Entenda o que o Fundo é, e de onde vem a verba utilizada nos projetos. (Clique aqui)

Violência obstétrica

Por entender que não houve demonstração de materialidade e dolo, e que frases foram retiradas de contexto, o juiz de Direito Carlos Alberto Corrêa de Almeida Oliveira, da 25ª vara Criminal da Barra Funda, SP, rejeitou denúncia do MP/SP contra o médico Renato Kalil por situações envolvendo o parto da influenciadora Shantal Verdelho. O advogado Celso Vilardi (Vilardi & Advogados Associados) atua pelo médico. (Clique aqui)

Falecimento

Faleceu, na terça-feira, aos 82 anos, José Carlos Madia de Souza, presidente da Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP. Madia, como era carinhosamente conhecido, era formado nas Arcadas do Largo S. Francisco (Turma de 1964). Foi por três décadas alto executivo de uma das maiores instituições financeiras do país. Desde 2001 estava à frente da Associação de Antigos Alunos. Ali, operou uma verdadeira revolução, que engrandeceu a história da Faculdade e, ao mesmo tempo, a colocou com olhos para o porvir. Sempre elegante, tratava a todos com uma generosidade ímpar. Inquieto, não parava de criar novidades. Fomentou, como poucos na história, o espírito acadêmico, tão cultuado no jardim de pedra do páteo das Arcadas. Como bem observou o ministro Toffoli, em preito de saudade enviado para nossa Redação, Madia era "um guardião silencioso das tradições materiais e imateriais da essência da São Francisco e do que a Velha Academia tem de imperecível." (Clique aqui)

Enlutados

Nunca, nos 91 anos de história da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP, houve um presidente como José Carlos Madia de Souza. Sem nenhum demérito dos anteriores ocupantes desse importante cargo, cujo rol se lobriga nomes de grandeza, o fato é que Madia reunia atributos que pareciam terem sido talhados para a missão. Dinâmico, organizado, empreendedor e, ao mesmo tempo, afável, gentil e amoroso. Preocupado com a história, mirava o futuro das Arcadas. Seu nome está marcado para sempre na memória da Academia de Direito de São Paulo. E este nosso rotativo, que muitas vezes esteve com ele nestes inesquecíveis momentos acadêmicos, irmana-se no luto de todos aqueles que tiveram o privilégio de poder com ele conviver. "Quando se sente bater / No peito heróica pancada / Deixa-se a folha dobrada / Enquanto se vai morrer."


Eventos Migalhas


Eca!

Deve ser indenizada a passageira que viajou em ônibus infestado de asquerosos ortópteros onívoros da família dos blatídeos. (Clique aqui)

Arbitragem e o Direito Bancário

Os advogados Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa (Duclerc Verçosa Advogados Associados) e Alexandre Sansone Pacheco examinam eventuais particularidades do Direito Bancário diante da utilização da arbitragem, em termos de oportunidade, validade e eficácia. (Clique aqui)

Superendividamento

Juíza de SP negou pedido de uma servidora pública contra o Bradesco em que alegava ter se endividado e comprometido seu mínimo existencial. A magistrada observou que a mulher tem alto salário, gastos supérfluos e bens. (Clique aqui)

Assistência judiciária

Mulher teve justiça gratuita negada. Entre os motivos da recusa, o magistrado cita que, de acordo como endereço da autora, após imagem "Google Street View", isso não seria compatível com "insuficiência de recursos", como prevê a lei. (Clique aqui)

Competência

TRT da 3ª região reconheceu a incompetência da Justiça do Trabalho para apreciar ação civil pública ajuizada pelo sindicato dos trabalhadores no comércio de minérios e derivados de petróleo no Estado de Minas Gerais contra a Vibra Energia S.A, determinando a remessa da ação à Justiça Estadual. O escritório Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados atua pela empresa. (Clique aqui)

Improbidade administrativa

TJ/RN aplicou a nova lei de improbidade administrativa e absolveu vereadora de Pau dos Ferros/RN. Colegiado concluiu que a condenação da parlamentar não mais existe, "uma vez que se faz necessária a subsunção da conduta atribuída aos recorrentes à atual disposição legal sobre a matéria". O escritório Duarte & Almeida Advogados Associados atua na causa. (Clique aqui)

Prestação de contas

Juiz de São José do Rio Preto/SP condenou a administração de lojas de um shopping a prestar contas quanto ao contrato locatício de um estabelecimento. Magistrado considerou que "quem administra bens e interesses alheios tem o dever jurídico de disponibilizar as contas com sinceridade e boa-fé". O escritório MSA Advogados e Partners atua na causa. (Clique aqui)

Venda casada

Apple terá de fornecer carregador original a comprador de iPhone. Para a juíza de Direito Lisiane Mattos Kruse, do JEC de Francisco Beltrão/PR, a empresa faz venda casada. (Clique aqui)

Criptomoedas

Advogados do Cescon Barrieu Advogados analisam parecer da CVM de normas aplicáveis a criptoativos. Parecer apresenta os limites de atuação do regulador, indicando as possíveis formas de normatizar, fiscalizar, supervisionar e disciplinar agentes de mercado. (Clique aqui)

Estelionato

Justiça condenou o Banco do Brasil e a Livelo a restituírem cliente que foi vítima de golpe por SMS e teve suas contas invadidas por falha na segurança. (Clique aqui)

Crimes digitais

Advogado especialista em crimes digitais do OGF Advogados, Francisco Gomes Júnior explica como vítimas estão perdendo dinheiro em golpes envolvendo celebridades nas redes sociais. (Clique aqui)

Debêntures

O escirtório Tauil & Chequer Advogados e o Mayer Brown assessoraram o Banco BTG Pactual, nos aspectos da lei brasileira e de Nova Iorque, em um termo de compromisso para estruturação e emissão de debêntures pela 3R Petroleum e 3R Potiguar, no valor de US$ 500 milhões. (Clique aqui)

Operação

O escritório Cescon Barrieu Advogados assessorou o Esporte Clube Bahia nas negociações com o Grupo City. A operação aguarda o parecer do Conselho Deliberativo e a deliberação dos sócios do clube, entre outras condições contratuais. (Clique aqui)

Migas

1 - TJ/SC - Dispensa por motivo político é revertida e motorista será indenizado. (Clique aqui)

2 - TJ/MA - Por atividade suspeita, jogadora de Free Fire continuará bloqueada. (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas

Garé Advogados Garé Advogados
Garcia & Keener Advogados Garé Advogados
Gasparini, Nogueira de Lima e Barbosa Advogados GBSA - Gonçalves e Bruno Sociedade de Advogados

  • Colunas

Migalhas de Responsabilidade Civil

Qual a responsabilidade da clínica de reprodução humana assistida sobre o material disponibilizado? Juliana Carvalho Pavão e Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador debatem o tema trazendo reflexões a partir do documentário "Pai Nosso", da Netflix. (Clique aqui)

ABC do CDC

A saúde do consumidor é um direito constitucional e, diante disso, o desembargador aposentado Rizzatto Nunes abordo os avanços científicos, o papel do Estado na questão e o problema da conscientização do consumidor com sua própria saúde. (Clique aqui)

Migalhas Notariais e Registrais

Carlos E. Elias de Oliveira trata dos problemas de depositar em juízo valores controversos após recente decisão do STJ no REsp 1.820.963/SP. (Clique aqui)

Migalhas do Processo Disciplinar no Sistema OAB

Acerca da prescrição, com a pandemia foi promulgada a lei Federal 14.010/20, que cuidou de instituir normas de caráter transitório e emergencial para a regulação de relações jurídicas de Direito Privado. Sobre o tema, Antonio Alberto do Vale Cerqueira responde se referido comando legal suspensivo dos prazos prescricionais afetaria os processos disciplinares do sistema OAB. (Clique aqui)

Migalhas Marítimas

A dualidade dos modelos de arbitragem institucional e ad hoc no cenário marítimo, por Marcela Kohlbach de Faria e Igor Richa Alves. (Clique aqui)

Novos Horizontes do Direito Privado

Para o advogado Carlos Alberto Garbi, é muito comum a dificuldade de aplicar corretamente o regime da responsabilidade civil contratual, que se confunde com a responsabilidade extracontratual. Hoje, ele traz algumas anotações sobre os aspectos dessa simbiose que ocorre nos dois regimes e salienta as suas diferenças. (Clique aqui)

Questão de Direito

Com a entrada em vigor da lei 14.195/21, regulamentada pela recente resolução 455/22 do CNJ, João Ricardo Camargo trata dos novos rumos para a citação eletrônica. (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas

Garcia & Keener Advogados GDD ADVOGADOS
Giamundo Neto Advogados Glomb e Advogados Associados
Godke Advogados Gomes Coelho & Bordin Sociedade de Advogados

  • Migalhas de peso

- "O que é a censura: para iniciantes e iniciados", por André Marsiglia (Lourival J. Santos Advogados | L+ Speech/Press). (Clique aqui)

- "Onde é devido o ICMS - Importação nas operações de importação por encomenda, por conta e ordem de terceiros e por conta própria?", por Rogério David (David & Athayde Advogados). (Clique aqui)

- "A 'tokenização' no setor financeiro", por Nicole katarivas e Raquel Lamboglia Guimarães (Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados). (Clique aqui)

- "O instituto jurídico da tredestinação vinculado ao princípio da supremacia do interesse público sobre o privado", por Marcus Vinicius Alencar Barros (Barreto Dolabella - Advogados). (Clique aqui)

- "SEFAZ/RJ e a responsabilidade dos marketplaces", por Augusto Chimborski, Jorge Luiz de Brito Junior e Raphael Nóbrega de Andrade (Gaia Silva Gaede Advogados). (Clique aqui)

- "A nova regulamentação da prescrição no TCU", por Andrei Aguiar (Aguiar Advogados). (Clique aqui)


Oportunidade

A banca Trench Rossi Watanabe anuncia a abertura das inscrições para mais uma edição do "Trench Experience", seu programa de estágio sazonal e remunerado. Inscrições até amanhã, clique aqui.

Reconhecimento

A banca Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA) foi reconhecida com o "Selo de Direitos Humanos e Diversidade" - 5ª Edição (2022-2023), da prefeitura municipal de São Paulo, pelo projeto "Verso e Reverso do Racismo Estrutural", inscrito no eixo temático "Igualdade Racial". (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 131 anos, em 3 de novembro de 1891, aconteceu o Golpe de Três de Novembro, quando o presidente Marechal Deodoro da Fonseca dissolveu o Congresso Nacional e decretou estado de sítio. O motivo principal para o ato extremo foi a discussão acerca do projeto de lei que definia os crimes de responsabilidade do presidente, o conhecido impeachment. O projeto foi vetado e, posteriormente, o veto foi submetido ao voto. O Senado derrubou o veto, assim como a Câmara. Seguiu-se aí o decreto que, invocando altas razões do bem público, dissolveu o Congresso. O golpe de estado, como anota Pedro Calmon, "sacudiu o país de um espanto que misturava a reminiscência das dissoluções, a que se habituara a monarquia, e o termo das reações correspondentes". (Compartilhe)


Sorteio

Quem pode ajuizar uma ação coletiva no Brasil? A obra"Legitimidade para Agir nas Ações Coletivas" (Lumen Juris - 252p.), de autoria de João Bosco Won Held Gonçalves de Freitas Filho (João Bosco Filho Advogados),tem por objetivo responder a esse questionamento e outros tantos temas polêmicos e atuais sobre a legitimidade para agir nas ações coletivas, tendo sempre a preocupação de abordar a jurisprudência atual, a literatura especializada, bem como a legislação.(Clique aqui)

Novidades

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a obra "Criptoativos, tokenização, blockchain e metaverso", coordenada por Daniel de Paiva Gomes, Eduardo de Paiva Gomes e Paulo Cesar Conrado, dia 16/11, às 18h, na Livraria da Vila, em SP. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Vice-presidente da OAB/RJ e sócia do escritório Basilio Advogados, Ana Tereza Basilio faz hoje a abertura, no plenário Carlos Maurício, na sede da seccional, do evento "Grupo de Estudos sobre Alienação Parental: Violência patrimonial e abuso parental".

Hoje e amanhã, Pedro Sanzovo, do escritório Di Blasi, Parente & Associados, participa do "Inova Trade Show 2022", no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O evento conta com os principais atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo, junto com soluções inovadoras. (Clique aqui)

Advogada do escritório Di Blasi, Parente & Associados, Ana Beatriz Lage participa do "XVI Congresso de Direito de Autor e Interesse Público", em formato on-line, que acontece entre hoje e sábado. (Clique aqui)

Amanhã, às 9h, Barcellos Tucunduva Advogados realiza a palestra "O processo de autorização de funcionamento no BACEN - visão do regulador e aspectos práticos" com apresentação da advogada do escritório, Mariana Orado Lisboa. Giancarllo Melito, advogado da banca, participa como palestrante, assim como Carolina Bohrer, chefe do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf) do Banco Central. Francisco Bispo, especialista em Gestão Contábil de Instituições Financeiras, participa como debatedor. (Clique aqui)

Carlos Pianovski, sócio do escritório Fachin Advogados Associados, participa amanhã, às 9h45, da "VI Jornadas de Responsabilidade Civil" da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Ele ministrará a palestra "Desafios da liberdade de expressão nas redes sociais e o papel da responsabilidade civil no direito brasileiro".

Advogado do escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados e vice-presidente do IBDPE, Marlus Arns de Oliveira participa da "V Jornadas del Elqui de Ciencias Penales", dia 8/11, às 15h, de forma virtual, com a palestra "Cibercrimes: o que são? Como se defender e denunciar". O evento tem como tema "Amezanas Digitales y Contenciones Legales en la era de la Cuarta Revolución Industrial" e a transmissão será feita pelo canal do YouTube Derecho UCN. A 2ª mesa de debates da jornada, organizada pela Escuela de Derecho (UCN Coquimbo), também contará com a participação de Antonella Bentin (Ministério Público de la Defensa, Argentina), Gabriela Conde e Florencia Ruiz Rossi (Universidad de Buenos Aires, Argentina). (Clique aqui)

Andrey Guimarães Duarte, tabelião e vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP), fará a palestra "O futuro do Direito e o Direito do futuro", dia 8/11. (Clique aqui)

O advogado Gustavo Scandelari, coordenador do Núcleo Criminal da banca Dotti Advogados, ministra o módulo "Certificação em Cumprimento Normativo", durante "IV Curso de Pós-graduação sobre Law Enforcement, Compliance e Responsabilidade Empresarial" da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O programa de pós-graduação, que tem início dia 17/11 e segue até 6/7/23, está com as matrículas abertas e é destinado aos bacharéis em Direito e profissionais de áreas relacionadas ao curso. As aulas serão ministradas por meio de videoconferências, na plataforma Zoom. As candidaturas devem ser apresentadas no site do Centro de Investigação de Direito Privado (CIDP) até o dia 15/11.

Acontece, dia 18/11, a "III Convenção Regional da ABA Rio de Janeiro". O evento é organizado por Marcos Crissiuma, sócio do escritório Crissiuma Advogados e diretor estadual da ABA, e Cristina Cruz, diretora municipal da ABA. Além de Marcos e Cristina, participam da abertura Esdras Dantas (presidente ABA Nacional), Ana Tereza Basilio (vice-presidente da OAB/RJ e sócia do escritório Basilio Advogados), Luciano Bandeira (presidente OAB/RJ) e Sydney Sanches (presidente do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros). Inscrições, clique aqui.

Thaís Marçal, sócia do escritório Motta Fernandes Advogados, integra o corpo docente do curso "Compliance na Administração Pública" organizado pelo TCE/RJ em conjunto com a UERJ. Mais informações, clique aqui.

A CBF - Confederação Brasileira de Futebol realizou, dia 1º/11, a 1ª reunião com o grupo de trabalho criado para combater os crimes de racismo e violência no futebol. O grupo tem como objetivo discutir os aspectos legais e operacionais relacionados ao aprimoramento do marco regulatório das políticas públicas e dos procedimentos desportivos, bem como da coordenação das ações pelos diferentes agentes, públicos e privados, envolvidos no enfrentamento do racismo e da violência no futebol. Estiveram presentes na reunião, Maurício Neves Fonseca, vice-presidente Administrativo do STJD, João Rafael Soares, auxiliar parlamentar do Senado, Arlete Mesquista, conselheira federal e vice-presidente da comissão de Direito Desportivo da OAB, o ex-goleiro Aranha, Marcelo Medeiros Carvalho, fundador do Observatório da Discriminação Racial no futebol, Onã Rudá Silva Cavalcanti, fundador do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ, entre outros.

Em outubro, Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados realizou o Dia das Crianças e os filhos foram passar o dia com seus pais no trabalho nos escritórios de SP e Brasília. (Clique aqui)

Avelar Advogados divulgou a 40ª edição do "Direito Penal | Impacto nos Negócios". (Clique aqui)

Direito Administrativo

FGV Direito SP (FGV LAW) está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Direito Administrativo, onde é desenvolvido a capacidade de enfrentar questões que envolvam os temas centrais do direito administrativo moderno.(Clique aqui)

Processo Penal

A Comissão de Processo Penal da OAB/RJ - Barra da Tijuca promove o "Seminário de Processo Penal", dia 8/11, a partir das 9h30. O evento será presencial e gratuito, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da ESA. (Clique aqui)

Honorários de sucumbência

AASP promove, dia 8/11, às 19h, o curso nos formatos presencial e online sobre Direito Processual Civil com o tema "Honorários sucumbenciais: o estado atual do tema consoante a jurisprudência do STJ". Para os que optarem pelo modo presencial, o curso será realizado na Unidade da AASP no Jardim Paulista, em SP. As vagas são limitadas. (Clique aqui)

Controladoria Jurídica

Radar - Gestão para Advogados promove, entre os dias 22/11 e 1°/12, das 19 às 22h, a 64ª edição do "Curso Completo de Controladoria Jurídica". (Clique aqui)

Fenalaw 2022

Preâmbulo Tech marcou presença na "Fenalaw 2022". Na ocasião, a empresa apresentou o case "Como uma parceria de sucesso fez um escritório ganhar tempo, assertividade e produtividade". De acordo com a diretora de Marketing e CS da Preâmbulo Tech, "a Fenalaw foi um sucesso, principalmente nesse momento pós-pandemia. Desde 2019 não havia uma edição presencial. Diante disso, percebemos que houve um interesse muito grande do público em estar presente, trocar informações, realizar networking e conhecer as oportunidades e ferramentas que apresentamos, em especial o software de gestão CPJ-3C."

Digitalização

AASP estará até amanhã em Lins com a unidade móvel do "Projeto Digitalização", estacionada nas imediações do fórum Cível do município, das 10 às 17h.

Premiados

Evento: O ganhador da vaga-cortesia online do "Congresso Nacional Das Sociedades De Advogados Do Brasil", é Antônio João de Oliveira Machado, de Canoas/RS; e a ganhadora da vaga-cortesia presencial, é Allana Prado Oliveira dos Santos, de SP. O evento, promovido pelo CESA, acontece de 9 a 11/11. (Clique aqui)

Sorteio de obra: O ganhador da obra "Diálogos Constitucionais Transformadores" (Lumen Juris - 308p.), coordenado por Ana Carolina Lopes Olsen, Melina Girardi Fachin (Fachin Advogados Associados) e Patrícia Perrone Campos Mello, é Flavio Süssekind Neto, do RJ. (Clique aqui)


Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas

Divad Seguros DocWise
EBRADI - Escola Brasileira de Direito Editora Fórum

Mural Migalhas - Oportunidade de trabalho

Sempre que se busca uma cidade no site Migalhas, procurando-se um correspondente jurídico, e não se encontra, o sistema nos avisa e, aí, nasce uma oportunidade. Ei-la abaixo, atualizada diariamente: é o rol de cidades nas quais há emergente necessidade de um profissional, mas não há, ainda, nenhum migalheiro cadastrado:

AL/Boca da Mata
AM/Itacoatiara
BA/São Gonçalo dos Campos
CE/Itaitinga

Se você quer se candidatar para eventualmente atender quem procura, clique aqui.


Migalhas Clipping

The New York Times - EUA
"Fed Ratchets Up Rates And Hints At More To Come"

The Washington Post - EUA
"Biden warns of assault on democracy"

Le Monde - França
"Etats-Unis: I'ombre de Trump sur les midterms"

Corriere Della Sera - Itália
"La legge anti rave sarà corretta"

Le Figaro - França
"Immigration: polémique sur un nouveau titre de séjour"

Clarín - Argentina
"En el Senado, el vice de Massa volvió a deslizar críticas al kirchnerismo"

El País - Espanha
"El Gobierno admite en un informe interno el retraso en los fondos de la UE"

Público - Portugal
"Centeno contraria Costa e Marcelo e defende plano do BCE contra a inflação"

Die Welt - Alemanha
"Das 49-Euro-Ticket kommt"

The Guardian - Inglaterra
"Home Office abandoned Manston asylum seekers on London street"

O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Bolsonaro pede liberação de estradas no 3º dia de protestos"

Folha de S.Paulo - São Paulo
"Vacinas são importantes em todas as fases da vida"

O Globo - Rio de Janeiro
"Lula busca 'licença para gastar' de R$ 200 bilhões"

Estado de Minas Gerais - Minas Gerais
"Transição começa hoje"

Correio Braziliense - Brasília
"Salário mínimo e Auxílio mobilizam a equipe de Lula"

Zero Hora - Porto Alegre
"Em vídeo, Bolsonaro pede para apoiadores desbloquearem rodovias"

O Povo - Ceará
"Alckmin encontra Ciro Nogueira hoje para começar transição"

Jornal do Commercio - Pernambuco
"Bolsonaro pede para desbloquear rodovias"

Atualizado em: 3/11/2022 14:07

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR