Advogada especialista em Saúde que luta pelos direitos do pacientes contra as abusividades dos Planos e do SUS. Secretária Geral da Comissão Estadual de Direito da Saúde e Direito Médico da OAB/MT.
Pacientes oncológicos com câncer de próstata podem acessar a prostatectomia robótica (procedimento de cirurgia robótica) pelo SUS ou pelos planos de saúde.
Pacientes oncológicas com neoplasia de mama que recebem prescrição para uso de Trastuzumabe Deruxtecana podem conseguir, na Justiça, o direito ao custeio integral do tratamento pelo SUS.
Temas 6 e 1.234 do STF vêm gerando decisões que tratam os pareceres da CONITEC como definitivos, ignorando relatórios médicos, urgências e ausência de terapias substitutas.
Aposentados e pensionistas acometidos por doenças graves podem ter a isenção do imposto de renda e recuperar o imposto pago desde o momento do diagnóstico.
Pacientes oncológicos com neoplasia maligna de próstata que recebem prescrição para realização da cirurgia robótica podem obrigar o plano de saúde a custeá-lo.
Crianças que convivem com a LLA - Leucemia Linfoblástica Aguda podem ter acesso ao medicamento Blinatumomabe pelo SUS ou plano de saúde e garantir o tratamento com maiores chances de cura.
O Dia Mundial das Doenças Raras reforça a importância de se ter informações sobre os direitos para acessar diagnósticos precoces e tratamentos adequados.
Pacientes que convivem com a doença rara da Distrofia Muscular de Duchenne podem ter acesso ao medicamento Elevidys pelo SUS ou plano de saúde e garantir a melhora na qualidade de vida.
Conheça o direito das pacientes oncológicas à criopreservação de óvulos, que deve ser custeada pelo plano de saúde como parte do tratamento integral e preventivo contra a infertilidade.
Planos de saúde frequentemente discriminam pessoas idosas, essa prática é chamada de “etarismo” e funciona como uma seleção de risco para as operadoras.
Pacientes diabéticos podem acessar tecnologias como o LIBRE e bomba de insulina pelo plano de saúde para garantir um melhor tratamento e maior qualidade de vida.
Infelizmente, o Ocrevus ainda não é disponibilizado pelo SUS. Para conseguir o medicamento pela rede pública, é preciso seguir os novos critérios definidos pelo STF.
Neste novembro azul, destaca-se a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Conheça os direitos ao exame PET-SCAN PSMA e à cirurgia pela via robótica.
O plano de saúde deve custear o tratamento com Avastin (bevacizumabe) para os pacientes oncológicos que tenham a indicação e prescrição para uso desse medicamento.
O uso do Keppra (levetiracetam) como terapia adjuvante traz o controle de crises epilépticas, comuns em pacientes oncológicos. O acesso a esse medicamento deve ser garantido. Saiba como.
Pacientes que sofrem com doenças, traumas, malformações ou cirurgias anteriores que afetam a calota craniana podem exigir que o plano de saúde custeie a prótese customizada indicada pelo médico.
Pacientes do SUS e planos de saúde com aneurismas cerebrais devem ter acesso ao tratamento de embolização endovenosa, técnica minimamente invasiva, desde que haja prescrição médica.
Neste mês, o Outubro Rosa destaca a luta contra o câncer de mama. As pacientes oncológicas possuem direitos que garantem um melhor suporte durante o tratamento, o conhecimento destes é fundamental.