
Murayama, Affonso Ferreira e Mota Advogados
Rua do Ouvidor, 108 - 9º andar, Centro - Rio de Janeiro/RJ - 20040-030 - Brasil
Fundado em 2008 no Rio de Janeiro, o Murayama, Affonso Ferreira e Mota Advogados se distingue por desenvolver relações duradouras e fortes com seus clientes, oferecendo velocidade e capacidade para acompanhar a dinâmica dos negócios e gerar soluções valiosas, além da segurança para a tomada das melhores decisões. O Murayama, Affonso Ferreira e Mota Advogados possui como valores a excelência, a eficiência e, acima de tudo, a ética na atuação profissional, valores estes que conduzem a forma de trabalho do escritório entre os clientes, parceiros e órgãos públicos administrativos e judiciais. A equipe, liderada pelos sócios Janssen Murayama e Bruno Affonso Ferreira, é formada por profissionais egressos de universidades renomadas, com elevado nível técnico e em constante atualização em suas respectivas áreas de atuação. Além dessa expertise, o escritório possui uma vasta rede de contatos e parceiros estratégicos, nas mais diversas áreas, tanto no Brasil quanto no exterior, permitindo a participação em quaisquer projetos e operações, legais ou multidisciplinares. O escritório possui larga experiência em diversos setores e atividades empresariais, atendendo clientes nacionais e internacionais. Atua em segmentos como Óleo e Gás, Distribuição de Combustíveis, Saúde, Audiovisual, Novas Tecnologias, Higiene Pessoal e Cosméticos, Transporte e Logística, Importadores e Exportadores, Imobiliário, Supermercados, Franquias e Expatriação, entre outros, além de defender os interesses dos clientes pessoas físicas.
Áreas de atuação
Direito Previdenciário, Direito Societário, Direito Tributário, Comércio Exterior e Aduaneiro.
Idiomas
Publicações


Tecnologia e investimentos em startups
O mútuo conversível é alternativa ágil e flexível para startups atraírem investidores, unindo crédito com potencial entrada societária.

MAFM Advogados celebra 17 anos de história com evento no RJ
Evento exclusivo para convidados acontece hoje, no espaço Maguje, no Jardim Botânico.

Mulheres tributaristas lançam livro Vozes Femininas na Reforma Tributária
A obra foi escrita por profissionais que vivem diariamente problemáticas do direito tributário e que esperam ver na reforma uma luz no fim do túnel.

Obra sobre tributação de combustíveis é lançada em Brasília
Janssen Murayama, sócio do Murayama, Affonso Ferreira e Mota Advogados, é um dos organizadores da obra.

Obra sobre tributação da distribuição de combustíveis é lançada no RJ
Janssen Murayama, sócio do Murayama, Affonso Ferreira e Mota Advogados, é um dos organizadores do livro.

Resultado do Sorteio da obra "Temas Contemporâneos de Direito Financeiro e Tributário"
Entre os temas abordados no livro está o regime do ex-tarifário, que consiste na redução temporária da alíquota de impostos.

IAB lança "Temas Contemporâneos do Direito Financeiro e Tributário"
Os advogados Janssen Murayama, Lucas Almeida dos Santos e Ricardo Ferreira Maciel Junior, do Murayama, Affonso Ferreira e Mota Advogados, estão entre os 21 advogados autores da obra.

Obra "Prática Tributária nos Tribunais Superiores" é lançada no RJ
Evento acontece dia 30/7, às 19h.

O princípio da tributação saudável trazido na reforma tributária
A Emenda Constitucional introduziu o Imposto Seletivo, visando proteger saúde e meio ambiente, alinhando o Brasil às tendências globais de tributação para influenciar comportamentos dos consumidores.

Janssen Murayama coordena seminário "Reforma Tributária em Debate"
O sócio do Murayama, Affonso Ferreira e Mota Advogados participa do evento que acontece no dia 14/5, das 9 às 17h, no Plenário do IAB.

M&A: Reforma tributária pode tornar mercado de fusões e aquisições menos atrativo
Reforma tributária afeta M&A e fusões impulsionam crescimento e competitividade. Fusão Arezzo&Co e Soma cria gigante do varejo.

Webinar: "Doing Business In Brazil: What's new in the legal area?"
Evento online acontece dia 19/3, às 13h.

Livro "Tributação no Agronegócio" será lançado hoje, em Porto Alegre
A obra é coordenada por Janssen Murayama, Frederico Augusto Alves de Sousa, Julian Davis de Santa Rosa e Michael Gomes Cruz.

Fusão de bancas cariocas promete consolidação em serviços jurídicos
Murayama & Affonso Ferreira Advogados e Mota Advogados decidiram unir suas forças para oferecer um atendimento ainda mais completo e personalizado aos seus clientes.

Livro aborda a tributação na indústria de petróleo e gás
Obra é coordenada por Janssen Murayma, tributarista sócio do escritório Murayama & Affonso Ferreira Advogados, e Bruno Fonti, advogado e gestor em Empresa de Petróleo no Rio de Janeiro.

Tributaristas lançam a obra "O Insumo no PIS/Cofins no Apoio Marítimo"
Escrito por Janssen Murayama e Rafael Peres, o livro publicado pela editora Lumen Juris traz os aspectos jurídicos do insumo no Pis/Cofins e as questões operacionais, começando pela análise das atividades compreendidas nas operações de apoio marítimo.

Indústria de compliance tributário e a necessidade da infalibilidade: o Estado do RJ na contramão
Um contribuinte que tenha movimentado no período de sua autuação uma cifra bilionária, por exemplo, de 1,9 bilhão de reais, por meros erros nas suas obrigações acessórias, se verá diante de uma penalidade acessória da ordem de inacreditáveis 4,8 milhões de reais.

STJ nega direito de resposta a Lula por reportagem no Fantástico
3ª turma considerou que a matéria jornalística sobre a sentença condenatória do ex-presidente, se restringiu a informar a população.

Recuperação Judicial e capítulo essencial no PRJ: Equalização de dívidas tributárias
A aprovação de um Plano de Estabilização, via equalização das dívidas fiscais, pela Assembleia de Credores, uma vez homologado, possui e deve possuir força vinculativa suficiente entre as partes.

Lançamento da obra "Estudos em Homenagem ao Professor José Marcos Domingues"
Evento será transmitido pelo Zoom e YouTube.

Reforma tributária depende da adesão de estados para ser efetiva
O governo anterior, de Michel Temer, até conseguiu aprovar a Reforma Trabalhista e a PEC do teto de gastos, mas não teve força política para implementar um novo modelo para a Previdência Social nem para realizar uma Reforma Tributária.

A Reforma Tributária muito além das aspirações técnicas: Covid-19 e o novo 'normal'
As discussões públicas devem ser retomadas, imediatamente, pois há urgência: é preciso dotar o nosso sistema tributário, definitivamente, de uma operacionalidade claramente eficiente e racional.
