O risco trabalhista se constrói no cotidiano da empresa. Prevenção e práticas alinhadas aos documentos reduzem litígios e ampliam a segurança jurídica.
Por que os ganhos reais em eficiência, previsibilidade e governança, prometidos pelo discurso da IA na gestão jurídica, nem sempre se concretizam na prática.
A reforma tributária ressignifica as alíquotas e bases do ITCMD. Regime de bens e meação surgem como instrumentos lícitos e eficientes de planejamento sucessório e tributário.
O artigo critica a lei 15.270/25, defendendo que heranças e doações são capital, não renda. Assim, não devem compor a base do IRPF, sob pena de bitributação com o ITCMD.
A exposição midiática de doenças como fibromialgia e burnout gera desconfiança nas perícias, aumentando indeferimentos e dificultando o acesso a benefícios por incapacidade.
O artigo analisa a perícia biopsicossocial na aposentadoria da PcD, o método IF-BrA/Fuzzy e a garantia da prova nos JEFs ante o status constitucional da Convenção de NY.
O texto propõe leitura evolutiva do princípio da concentração na matrícula imobiliária, destacando a organização racional da informação registral e a inteligibilidade do fólio real.
Compete aos conselhos federais de saúde a edição de normas definidoras do caráter experimental de procedimentos nas respectivas áreas de atuação em saúde.
Na abertura do Poder Judiciário, governo promete mirar o fim da escala de trabalho 6x1, mas enquanto a pejotização estiver em vigor medida pode ser apenas meio efetiva.
Análise da ADIn 7.727, em que o STF declarou inconstitucional a equiparação dos requisitos de aposentadoria entre policiais homens e mulheres policiais federais e civis