16.ago.2012Responsabilidade dos bancos diante da súmula 479 do STJ Ênio Santarelli Zuliani Os bancos responderão apenas por dano decorrente da própria atividade em situações específicas.
15.ago.2012O aniversário de Cezar Peluso Francisco de Assis Chagas de Mello e Silva O ministro tem a obrigação de reivindicar do Presidente do Tribunal a preferência para a declaração de voto, e este último tem o dever de atendê-lo.
15.ago.2012O sono dos ministros Marcelo Nogueira Se Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa estavam dormindo durante a sustentação dos advogados dos réus do mensalão, não foram os primeiros e nem serão os últimos.
15.ago.2012Seria útil Roberto Gurgel esclarecer, com urgência Francisco Cesar Pinheiro Rodrigues Seria de extrema utilidade cultural que o procurador geral respondesse aos tópicos salientados pelo advogado do réu Marcos Valério.
15.ago.2012Quiproquó sobre opinião pública Gilberto de Mello Kujawski No julgamento do mensalão, é de doer a ignorância e o absurdo do que se ouve dizer sobre a opinião pública. Os advogados a confundem com rumor social.
14.ago.2012Créditos tributários de exportadores e direito de exigir rápido ressarcimento Guilherme de Carvalho Doval Apesar desse direito ser garantido pela legislação, dificilmente é exercido.
14.ago.2012Controle judicial das omissões das agências reguladoras Sabrina Funchal Carneiro Korenblum Não há questionamentos, seja na doutrina ou na jurisprudência, quanto à possibilidade de controle judicial dos atos praticados.
14.ago.2012A substituição tributária do ICMS no Estado de São Paulo - Seus desdobramentos em relação aos pedidos de ressarcimento (CAT 17/99) e complemento do imposto - Art. 265, I e II do RICMS - Entendimento do TIT x STJ Marcelo Rayes As crescentes demandas administrativas e judiciais nos tribunais comprovam a existência de um amontoado de normas confusas.
14.ago.2012Dano eficiente: uma visão da crise da telefonia no Brasil Igor de Souza Mercêdo Moreira e Ivan de Souza Mercêdo Moreira As empresas de telefonia preferem enfrentar a Justiça ao invés de investir na prevenção do dano.
13.ago.2012Aviso prévio desproporcional Jorge Luiz Souto Maior O Congresso aprovou o PL que lá tramitava há anos em tempo recorde, pelo capricho de não ser superado pela iniciativa do Supremo.