2.mai.2025Quando o empregado adquire o direito à férias? Maria Cristina Justino O empregado adquire o direito às férias após 12 meses de trabalho, conforme prevê a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho.
2.mai.2025Aparência de autonomia ou típica relação de consumo nos contratos de fração? Gabriel de Sousa Pires Análise crítica da multipropriedade sob o CDC, abordando abusos contratuais, vícios, dano moral e soluções jurídicas para conter a judicialização e proteger o consumidor.
2.mai.2025A vítima de violência doméstica pode se negar a participar da audiência? Júlio Cesar Konkowski da Silva Este ensaio busca analisar se a vítima de violência doméstica está obrigada ou não a comparecer na audiência de instrução e julgamento.
2.mai.2025A responsabilidade médica sob a ótica dos tribunais Pedro Henrique Brisolla Caetano Medicina, obrigação de meio e responsabilidade civil: Descubra os critérios aplicados pelos Tribunais Estaduais e pelo STJ.
2.mai.2025Os "juristas da internet" e a denúncia do 8 de janeiro Renato Otávio da Gama Ferraz O artigo é uma abordagem crítica sobre os " juristas da internet" e os acontecimentos do 8 de janeiro.
2.mai.2025Política nacional de biocombustíveis: Desafios da equidade na busca por uma economia descarbonizada Mahe Moreira Maia , Luísa Barreto Corrêa da Veiga e Flávio Schegerin Ribeiro RenovaBio visa reduzir emissões via CBIOs, mas concentra ônus nos distribuidores, gera insegurança jurídica e viola a isonomia.
2.mai.2025Remoção por motivo de saúde: Dependência financeira e evolução social Daniel Hilário Como o avanço dos anos tornou obsoleta a dependência financeira como requisito legal para a concessão da remoção por motivo de saúde.
2.mai.2025Multa astreinte nas obrigações de fazer: Pressão legítima ou excesso judicial? Flávia Gramdchamp A multa diária no CPC/15 visa garantir o cumprimento das decisões judiciais. O artigo analisa sua aplicação, revisão e limites jurisprudenciais.
2.mai.2025Do reativo ao preventivo: A proatividade na gestão de riscos pelas seguradoras Claudinéia Pereira Seguro deixa de ser só reação: nova lei e tecnologia impulsionam modelo preventivo, com foco em gestão de riscos e boa-fé contratual.
2.mai.2025MPF, AGU e CGU assinam acordo que finalmente prevê a atuação conjunta dos órgãos no âmbito da celebração de acordos de leniência Valdir Moysés Simão , Pedro Henrique Adoglio Benradt e Manuela Cadrobbi Haydn Novo ACT entre CGU, AGU e MPF busca unificar acordos de leniência, ampliando segurança jurídica e fortalecendo a atuação coordenada anticorrupção.