MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso
Por que é tão difícil recrutar profissionais para a área jurídica?
4.mai.2007

Por que é tão difícil recrutar profissionais para a área jurídica?

Se por um lado a manutenção das altas taxas de desemprego no Brasil, especialmente nas grandes metrópoles como São Paulo, é fato público e notório, também o é a imensa dificuldade no recrutamento e seleção de profissionais que atuam no segmento jurídico, seja em escritórios de advocacia, seja em departamentos jurídicos, incluindo advogados, estagiários e staff administrativo.

Sem-terras e sem-tetos resolveriam seus problemas trabalhando
4.mai.2007

Sem-terras e sem-tetos resolveriam seus problemas trabalhando

Após uma manhã de caos, onde muitos cidadãos não conseguiram chegar aos seus compromissos em razão de um movimento dos sem-teto, que interditou por horas algumas das principais rodovias que dão acesso à cidade de São Paulo, começo a questionar a validade dessas organizações que, explorando alguns miseráveis chamados antigamente de "buchas de canhão", tentam desestabilizar a sociedade.

Servidor aposentado pode ocupar outro cargo público?
3.mai.2007

Servidor aposentado pode ocupar outro cargo público?

Raul de Mello Franco Júnior

A Constituição Federal de 1988 usa a expressão "servidor público" para se referir aos agentes administrativos, ou seja, os titulares de cargos, empregos ou funções públicas dos órgãos dependentes da Administração. Classifica-os em dois grandes grupos: os servidores públicos civis e os servidores públicos militares.

Mudanças na CND conjunta
3.mai.2007

Mudanças na CND conjunta

Nunca antes as "Certidões Negativas de Débitos" (CND) fiscais estiveram em maior evidência. Após um exemplar movimento de cobrança por parte do empresariado brasileiro, com destaque para a Câmara Americana de Comércio (AmCham), o debate conquistou os principais veículos da mídia brasileira, inclusive com a manifestação de representantes dos órgãos públicos envolvidos: a Secretaria da Receita Federal (SRF) e a Procuradoria-Geral da Fazenda (PGFN).

Penso, logo duvido
2.mai.2007

Penso, logo duvido

Descartes expressou o exercício da dúvida pela fórmula: penso, logo existo (Je pense, donc je suis). Esta formulação está hoje muito mal compreendida no Brasil, não só pelo povo em geral, como particularmente pela mídia. Assim sendo proponho a forma que está no título: penso, logo duvido.

O Supremo e o contribuinte
2.mai.2007

O Supremo e o contribuinte

Fernando Albino

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem tomado importantes decisões, alterando em muitas delas entendimentos anteriores. Um exemplo recente foi o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 1976-7, do Distrito Federal, no qual o voto do relator, ministro Joaquim Barbosa, foi acolhido por nove votos a um, decidindo pela inconstitucionalidade da exigência de depósito prévio para a interposição de recursos na esfera administrativa.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

MIGALHEIROS VIP

Seja Migalheiro VIP e destaque seu perfil e publicações no Migalhas.