13.nov.2025Greenwashing e créditos de carbono: Riscos jurídicos e reputacionais para grandes empresas Railene Fonseca Mercado de compensação de emissões oferece estratégia sustentável, mas uso indevido como marketing gera riscos legais, financeiros e reputacionais.
12.nov.2025Cota de reserva ambiental - CRA e mercado de biodiversidade Talden Farias e José Marcelo Costa O avanço regulatório da CRA deverá auxiliar o Brasil a se afirmar como uma liderança global em políticas florestais, clima e biodiversidade.
12.nov.2025A legitimidade do Banco Central na gestão do Pix Welber Barral A acusação dos EUA ignora leis e padrões globais. O Pix é legítimo, promove inclusão financeira e segue boas práticas internacionais.
12.nov.2025Quando o banco público aposta contra o cidadão Leonardo Garcia A "Bet da Caixa" é o maior blefe moral já feito em nome do interesse público.
12.nov.2025Quando a técnica jurídica reencontra a justiça Marcelo Alves Neves O princípio in dubio pro reo na lei Maria da Penha: Análise do AREsp 3.007.741.
12.nov.2025Busca e apreensão de veículos - O que você precisa saber para proteger seu patrimônio Giulia Arndt Perder um veículo por causa de um atraso pode parecer o fim, mas, com informação e a defesa certa, há caminhos seguros para reverter a situação.
12.nov.2025Crimes tributários: Proposta legislativa pode evitar processos desnecessários Marcos V. D. Carrasco Projeto de lei pretende evitar o desperdício de tempo e recursos com ações penais que nada acrescentam.
12.nov.2025Responsabilização penal pós-reforma tributária Marcos V. D. Carrasco e Aretha Soler Vilas Boas Apesar de focar na redução do contencioso e na otimização da arrecadação, a reforma tributária também trouxe reflexos penais.
12.nov.2025Compras online no natal e black friday: Evite violações de propriedade intelectual Vanessa Albuquerque Advogada especialista alerta sobre os riscos de pirataria, falsificações e uso indevido de marcas e produtos licenciados durante o período de maior consumo do ano.
12.nov.2025Reforma tributária - Impactos internos nas empresas no último trimestre de 2025 Ronaldo Paschoaloni Impactos internos das empresas brasileiras diante da reforma tributária (vigência a partir de janeiro/2026) e seus reflexos no 4º trimestre.