Terça-feira, 23 de outubro de 2018

ISSN 1983-392X

OUT
22

Os recursos no novo CPC: kit com modelos de agravos, apelações e embargos

Luciano Martins

O kit disponibiliza mais de 500 peças processuais das mais diversas modalidades dos recursos de agravos, apelações e embargos, que são extremamente úteis para a prática da rotina jurídica.

OUT
22

Risco ergonômico deve constar do PPRA?

Antonio Carlos Vendrame

Ainda contamos com o corporativismo de alguns profissionais que exaltam a inserção do risco ergonômico no PPRA como forma de valorizar seu trabalho, cujo propósito é totalmente dispensável em razão da expressão e pertinência da ergonomia dentro da SST.

OUT
22

CVM submete à audiência pública instrução que regula Fundos Incentivados de Investimento em Infraestrutura – FI-Infra

José Carlos Junqueira Meirelles, Ricardo Simões Russo, Felipe Tucunduva e Felipe Rassi

Considerando expressivo e relevante volume de emissões de debêntures de infraestrutura no mercado de capitais brasileiro, caso as alterações sugeridas pela Minuta, conforme revisadas pelo mercado no âmbito da audiência pública, forem incorporadas à Instrução CVM 555/14, é esperado que gestores e administradores tenham maior conforto em estruturar fundos de investimento voltados a esse tipo de portfólio.

OUT
22

É possível cumular lucros cessantes com cláusula penal em atraso na entrega de imóvel?

Melina Girardi Fachin

A lei é clara (art. 411 do Código Civil) ao autorizar a cobrança de lucros cessantes e perdas e danos conjuntamente com a cláusula penal.

OUT
22

Novas regras para a terceirização de serviços pela Administração Pública

Lucas Cherem de Camargo Rodrigues

As novas regras são vinculativas apenas à Administração Pública Federal, mas é possível – e até desejável – que Estados e municípios venham a adotá-las em atenção aos princípios da economicidade e eficiência.

OUT
21

A adoção unilateral e seu alcance

Eudes Quintino de Oliveira Júnior

O objetivo da adoção unilateral é promover a exclusão do nome do pai biológico do registro civil, com a consequente inserção do nome do padrasto, a não ser nos casos de multiparentalidade.

OUT
19

Audiência de custódia, uso de algemas e relaxamento da prisão

Fernanda Maria Alves Gomes

Manter o acusado em audiência, com algema, sem que demonstrada, ante práticas anteriores, a periculosidade, significa colocar a defesa, antecipadamente, em patamar inferior, não bastasse a situação de todo degradante.

OUT
19

Participação nos lucros ou resultados em tempos de reforma trabalhista e eSocial

Gabriela B. Maluf

Com o eSocial o impacto do descumprimento dos requisitos legais em matéria de PLR será muito maior, a empresa deve estar atenta para não se surpreender com multas em virtude do descumprimento da lei que regula a implantação de PLR.

OUT
19

Ativismo judicial: para quem e por quê?

Luis Felipe Salomão

O papel do Judiciário no mundo, a partir de meados do século XX, encontra-se ainda em adequação, notadamente com o advento das novas tecnologias e inovações disruptivas.

OUT
19

Auditoria jurídica: por que ela pode te livrar de problemas no futuro

Luiz Fernando Rocha de Souza

Contar com uma assessoria jurídica eficiente é uma das maneiras de garantir à empresa sustentabilidade e solidez. Entre as ações previstas no escopo da assessoria está a auditoria jurídica, que pode contribuir para a redução de riscos e de futuros prejuízos.

de 1727
voltar para o topo