O departamento jurídico desempenha importante papel na mitigação de riscos, proteção da ética corporativa e geração de valor, evidenciando sua importância para a sustentabilidade empresarial.
A Inteligência Artificial avança no Brasil, transformando o mercado de trabalho e desafiando empresas e colaboradores a se adaptarem às novas dinâmicas e oportunidades.
Reflexão sobre a crise constitucional brasileira, questionando a justificativa de medidas excepcionais e alertando para o risco de repetição do ciclo de anomia no futuro.
A lei 15.042/24 promete estabelecer, para alguns setores, diversas obrigações climáticas. Porém, apresenta evidente descasamento com o art. 225, da CF/88, dando azo à sua inconstitucionalidade.
A reserva legal demanda redações precisas de tipos penais. Ademais, os crimes contra a democracia devem observar os limites contidos no inciso XLIV do art. 5º da CF/88.
O PLP 68/24 cria regime opcional para receitas de imóveis com alíquota de 3,65%. Contratos devem ser firmados antes da publicação e comprovados por firma reconhecida ou assinatura digital.
Inovação trazida pelas fintechs demanda dos credores um olhar mais apurado e estratégico, superando as limitações do sistema tradicional de pesquisa de ativos.