
Vilas Boas Lopes e Frattari Advogados
Av. Raja Gabaglia, 1580, 11º andar, Gutierrez - Belo Horizonte/MG - 30441-194 - Brasil
Vilas Boas Lopes e Frattari Advogados é um escritório de Direito Empresarial, especialista em aliar conhecimento técnico rigoroso a um atendimento próximo e dinâmico. Em cada trabalho, coloca a sólida formação acadêmica, a vivência de mais de 20 anos na prática jurídica e a vontade real de fazer diferença para os clientes. A banca acredita que esse é o caminho mais curto para resultados concretos. Para projetos e casos sensíveis que exigem nível máximo de atenção e inteligência analítica, conta com o Núcleo Estratégico VLF, resultado do histórico de sucesso do escritório em operações societárias, estruturações de negócios e contencioso estratégico. O Núcleo é liderado por doutores com profunda vivência na prática do Direito. Conta com uma equipe técnica de alta performance, experiente em transações domésticas e internacionais, com acesso ético e profissional ao Judiciário e habilidade para explorar todas as possibilidades que levem aos melhores resultados. Internamente, preza para que as relações na equipe sejam horizontais, baseadas em critérios de meritocracia e de cooperação. Investe no desenvolvimento técnico, acadêmico e pessoal dos colaboradores e valoriza o trabalho em equipe. Para além de uma obrigação legal, acredita e é comprometido com a construção e manutenção de um ambiente inclusivo e diverso, no qual as pessoas possam desenvolver e exercer todas as suas potencialidades.
Áreas de atuação
Direito da Energia, Direito Societário, Contencioso, Arbitragem, Direito Regulatório, Consultoria Internacional, Contratos, e Insfraestrutura, Fusões e Aquisições, Mineração, Trabalhista e Tributário.
Idiomas
Localização
Av. Raja Gabaglia, 1580, 11º andar Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-194 BrasilPublicações


Programa Crédito do Trabalhador: Novo modelo impõe obrigações mensais aos empregadores e centraliza a gestão do crédito consignado diretamente em folha
Empregadores passam a registrar no eSocial descontos de consignados, centralizando gestão na folha e assumindo novas obrigações mensais.

Advogado alerta fragilidade em novo modelo do mercado de carbono
Decisão de não criar agência reguladora para o mercado de carbono acende alerta entre especialistas do Direito Ambiental sobre os riscos institucionais, jurídicos e econômicos da medida.

A impossibilidade de utilização da súmula 308 do STJ por analogia aos casos envolvendo garantia por alienação fiduciária
STJ decide que a súmula 308 não se aplica por analogia à alienação fiduciária, pois há diferenças jurídicas que impactam a proteção do crédito e do consumidor.

Plano Nacional de Mineração 2050, transição para uma economia de baixo carbono e o papel da ANM
O Plano Nacional de Mineração 2050 busca garantir a transição energética sustentável, mas destaca a necessidade de fortalecer a ANM para sucesso institucional.

LSO e empreendimentos de grande impacto socioambiental
Para além da legalidade, a LSO impõe uma visão sobre a legitimidade da atividade econômica junto aos grupos e comunidades locais e, portanto, exige um Jurídico com maior agilidade e flexibilidade.

STJ decide: embargos de declaração interrompem apenas prazos recursais
Segundo a CS, o art. 1.026 do CPC não pode ser interpretado de forma extensiva e a interrupção da contagem dos prazos processuais após a oposição de embargos de declaração se aplica apenas aos recursos.

O fabricante/fornecedor pode ser eximido de responsabilidade quando houver dúvida quanto à existência do vício de produto ou serviço?
Entenda o que diz a teoria da verossimilhança preponderante.

A admissão da rescisória e a mitigação da coisa julgada com base na alteração da jurisprudência
Entenda as recentes decisões do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto.

A importância do termo de consentimento para o médico sob a ótica do dever de informação
Como o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido se tornou o documento mais importante para o profissional de medicina sob a perspectiva do dever de informação, direito básico do consumidor e que deve sempre ser respeitado.

Maria Tereza Fonseca Dias, do VLF, publica três novos livros
Com temáticas essenciais às mudanças que vêm atingindo o Direito Administrativo, os livros recém-publicados enriquecem o debate acerca de assuntos como o Direito Comparado, as Parcerias Público-Privadas e a governança na Lei nº 14.133/2021.

É possível cumular a cláusula penal compensatória com a retenção das arras na hipótese de inadimplemento contratual?
Entenda a discussão sobre o assunto.

A teoria dos negócios jurídicos processuais e sua aplicabilidade no ordenamento jurídico
Você sabe o que é negócio jurídico processual? Saiba mais sobre o tema.

Mudanças na Lei de Improbidade Administrativa: normas benéficas devem retroagir para beneficiar os réus
Governo Federal sancionou a lei 14.230/21, que promoveu alterações significativas na Lei de Improbidade Administrativa. Entre suas principais mudanças está o fim da improbidade por culpa e a discussão de sua retroatividade para beneficiar os réus.

A prevalência da citação eletrônica e a real eficácia das alterações provocadas pela lei 14.195/21 no CPC
Com a edição de normas que desburocratizam a abertura de empresas, legislador evocou mudanças substanciais em normas do CPC que, em homenagem ao princípio da celeridade processual, visam que simplificar o procedimento de citação eletrônica.

Novo marco legal do transporte ferroviário facilitará a implantação e a exploração do serviço pelo setor privado
A MP 1.065/21 permite a implantação de novas ferrovias por meio de autorização, sem necessidade de licitação, e institui a figura do operador ferroviário independente para a prestação dos serviços.

Os principais aspectos do open banking à luz do CDC e da LGPD
Inquestionáveis são as mudanças ocorridas nos últimos anos no sistema bancário brasileiro, motivadas principalmente pela disrupção tecnológica e pela ascensão das "fintechs", que promoveram abertura e democratização dos serviços financeiros.

Concessionárias de saneamento básico devem comprovar capacidade econômico-financeira para atingir metas de universalização nos contratos vigentes
O cumprimento das metas de universalização previstas na nova lei de saneamento gerou desafios acerca do impacto da sua introdução nos contratos em vigor, sobretudo quanto à comprovação da capacidade econômico-financeira dos prestadores.

A inserção de gastos com a contratação de seguro-garantia e carta-fiança enquanto despesa processual e a possibilidade de ressarcimento ao contratante-vencedor
Utilizada como forma de garantia da execução sem a necessidade do desembolso de valores em pecúnia, a contratação do seguro-garantia envolve dispêndios que, em caso de sucesso do contratante, devem ser restituídos ao vencedor do embate judicial. Entenda melhor.

Vetos opostos à nova lei de licitações e contratos administrativos (lei 14.133/21) foram apreciados pelo Congresso Nacional
Os vetos apresentados não causariam problemas ou dificuldades para a aplicação da integralidade da lei 14.133/21, porém o Congresso Nacional rejeitou 5 dos 22 vetos apresentados.

Atual lacuna do CDC sobre o conceito de produto essencial abre espaço para discussões e inovações legislativas
Assim como no caso do CDC paulistano, a lei estadual 4.878 de Rondônia causa polêmicas no meio jurídico.

Com a entrada em vigor da LGPD, em caso de vazamento de dados, os consumidores afetados, terão direito à indenização?
O modelo de responsabilidade a ser seguido pela LGDP e sua autoridade de fiscalização em casos de vazamento de dados dos consumidores.

Principais aspectos da nova lei de cadastro positivo e seus efeitos práticos como ferramenta de acesso ao crédito
Com a previsão de automatização do histórico de crédito dos consumidores, o governo brasileiro aposta na expansão do acesso ao crédito, mas gera controvérsias entre especialistas.

Município de São Paulo edita CDC e causa controvérsia no meio jurídico
Lei de proposta pelo vereador Eduardo Tuma visa regular os direitos do consumidor da capital paulista, mas seria ela constitucional?

Carga extraviada versus culpa do transportador: uma análise da responsabilidade civil objetiva
Entenda quais são os direitos do contratante que tem sua carga extraviada durante a prestação do serviço de transporte.

Código de Defesa do Consumidor comemora seu 30º aniversário em meio a pandemia que alterou grande parte da relação consumerista
Legislação que regulamenta as relações de consumo faz seu 30º aniversário com a relativização de diversas situações que, em detrimento do momento pandêmico, se tornaram necessárias para manutenção de setores da economia.

É preciso abrir uma nova conta para acessar o PIX?
Ser cliente do Sistema Financeiro Nacional é condição para pagar, transferir e receber recursos financeiros em segundos via Pix. Saiba aqui o que é preciso fazer para realizar pagamentos instantâneos com essa ferramenta.

Reflexos do Direito do Consumidor na Lei Geral de Proteção de Dados
O CDC é um marco legal que modificou profundamente a dinâmica do nosso mercado e seus princípios repercutem na LGPD.

Honorários contra a Fazenda Pública: STJ definirá interpretação do art. 85 do CPC
O tema é sensível e traz como cerne a discussão sobre a isonomia entre o advogado público e o privado, considerando a discrepância entre a remuneração fixada para cada um deles pelas regras que tratam da fixação dos honorários de sucumbência.



