O texto é parte de uma série sobre penas não pecuniárias baseadas na lei de Defesa da Concorrência, explorando a proibição de contratar com instituições financeiras e participar de licitações públicas, detalhada na obra coletiva "Sanções não pecuniárias no antitruste" e analisada pelo Cade entre 2012 e 2020.
O Recesso Forense, apesar de esperado por alguns advogados, é criticado devido à suspensão de prazos, afetando financeiramente aqueles que continuam trabalhando. Planejamento financeiro é crucial para garantir tranquilidade durante esse período e aproveitar atividades pessoais ou profissionais.
"Justice on the Brink", de Linda Greenhouse, explora as mudanças na Suprema Corte após a morte de Ruth Ginsburg e a nomeação de Amy Barrett, preocupando-se com a possível influência "Trumpista", enquanto no Brasil, "Os Onze" de Felipe Recondo e Luiz Weber destaca a independência histórica dos Ministros do STF, escolhidos pelo conhecimento jurídico, diferente da polarização dos EUA.
A presença feminina em liderança empresarial no Brasil é de apenas 38%, com salários 22% menores em média, segundo o IBGE. A lei 14.611/23, que busca igualdade salarial entre gêneros, obriga relatórios semestrais de transparência salarial em empresas com mais de 100 funcionários e prevê penalidades para descumprimento, tornando-se uma ferramenta crucial para avaliar o desempenho ESG das empresas no país.
A Receita Federal interpreta que a impossibilidade de dedução de despesas no IRPJ se estende à CSLL, incluindo multas fiscais, mas a jurisprudência ainda debate essa questão, já que as regras de adições e deduções são específicas para cada imposto, conforme diferentes legislações tributárias.
Autoridades de imigração têm o arbítrio de decidir se avançam com procedimentos baseados na singularidade das violações, visando focar em ameaças à segurança, não em todas as violações, como parte do princípio de direcionar recursos para indivíduos representando riscos específicos.
O Brasil é o país com a maior média de advogados por habitantes do mundo, com estes números, inegavelmente, não é apenas uma boa técnica jurídica que irá garantir o sucesso na advocacia, tornando-se cada vez mais importante o advogado saber gerar demanda ao seu escritório, utilizando-se de estratégias inteligentes, pouco difundidas na advocacia.
Secretarias do Sul-Sudeste indicam aumentos nas alíquotas de ICMS, seguindo a tendência de uma nova guerra fiscal relacionada à repartição do IBS, substituto do ICMS, criando impactos jurídicos, contábeis e econômicos que exigem análises estratégicas.
A lei Maria da Penha inclui a violência patrimonial como forma de proteção à mulher desde 2006, recentemente destacada por casos de mulheres famosas, impulsionando um aumento significativo nas buscas por esse tema no Google.
A Lei Maria da Penha, marco na proteção das mulheres no Brasil, abrange diversas formas de violência e proporciona medidas protetivas, como o afastamento do agressor e o aumento das penas. Em 2018, aprovou-se um projeto para facilitar o divórcio de mulheres vítimas, permitindo que o processo seja solicitado diretamente nos Juizados de violência doméstica.