Do mito à certidão, o artigo analisa o casamento civil como transformação jurídica e cultural, mostrando seu impacto histórico, patrimonial e social na vida dos cônjuges.
O consumidor, por sua vez, deve estar atento a seus direitos e buscar, sem demora, o auxílio jurídico especializado, assegurando a recomposição do patrimônio e a responsabilização do banco.
A lei 15.160/25 elimina benefícios penais por idade em crimes sexuais contra mulheres, reforçando a dignidade da vítima e combatendo a impunidade no sistema de justiça.
Estudo demonstra que meros erros formais no PPP não invalidam direito à aposentadoria especial. INSS omite fiscalização e transfere ônus ao trabalhador hipossuficiente.
Para quem precisa solicitar ou manter um benefício por incapacidade, como o auxílio-doença ou a aposentadoria por incapacidade permanente isso pode ser muito difícil.
A cidade de Santos, desde meados do século XIX, consolidou-se como o mais importante centro de comercialização e exportação de café do Brasil, transformando-se na chamada Praça de Santos.
Apesar de o exame de corpo de delito ser indispensável nos crimes com vestígios, condenações por violência doméstica têm ocorrido com base apenas na palavra da suposta vítima.
Este artigo analisa a controvérsia jurídica em torno da possibilidade de consolidação da propriedade fiduciária durante o período de suspensão das ações e execuções (stay period) previsto no art. 6º da lei 11.101/05 (lei de recuperação judicial e falência). A problemática gira em torno do conflito entre o direito de propriedade do credor fiduciário e o princípio da preservação da empresa.