Riscos climáticos aumentam o custo de capital e freiam o IED, aprofundando a desigualdade global, com capital migrando para regiões mais seguras. Saiba mais!
Os chamados LLM's criaram uma revolução no mudo jurídico e permitindo que advogados se relacionem com a tecnologia (sistemas e computadores), utilizando a linguagem natural e pesquisas conceituais.
O STF, ao decidir sobre o Tema 1.068, permitiu a execução imediata da pena no Tribunal do Júri. Essa aplicação retroativa fere o princípio da irretroatividade da lei penal. Art. 5º, XL, da CRFB/88.
Os honorários sucumbenciais fixados judicialmente constituem direito autônomo, não são acessórios da condenação e subsistem mesmo após acordo entre as partes do processo.
O acesso à justiça como direito humano fundamental: Um estudo que propõe superar a justiça tardia e institucionalizada com soluções além do Judiciário.
O STF decidiu que turmas recursais podem adotar os fundamentos da sentença como motivação, desde que suficientes, respeitando a simplicidade dos Juizados e a garantia do devido processo legal.
A prorrogação automática das medidas protetivas sem análise concreta de risco viola direitos fundamentais e transforma o Judiciário em mero executor da vontade da suposta vítima.
Artigo explora a aplicação da Teoria dos Jogos aos contratos empresariais, mostrando como estratégias e incentivos podem prevenir conflitos e promover cooperação em relações complexas.