INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 5.380

MIGALHAS nº 5.380

Segunda-Feira, 27 de junho de 2022 - Migalhas nº 5.380.
Fechamento às 10h33.


Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Fomentador:

  • Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP

(Clique aqui)


"Todo o bem, de que vive um povo civilizado, se resume neste elemento de confiança a que se chama justiça."

Rui Barbosa

!!!

Neste domingo, episódio lamentável ocorreu em terras inglesas. Ministro Barroso palestrava na Universidade de Oxford quando foi grosseiramente interrompido por uma pessoa da plateia. No momento, o ministro dizia que, ao presidir o TSE, teve que gastar tempo e energia debatendo a volta do voto impresso "com contagem pública manual". Assista. (Clique aqui)

"Não me contamino pelo ódio"

Hoje, já em terras lusitanas, Barroso conversou com Migalhas. Segundo o ministro, a divergência faz parte da vida, porém a manifestação foi feita em "hora imprópria". Afirmou ainda que é uma pessoa que não se deixa contaminar nem pelo ódio, nem pela falta de educação alheia. Assista a entrevista. (Clique aqui)

Migalhas em Portugal

Portugal está em polvorosa. Não é pra menos! De hoje até a próxima quarta-feira, acontece o X Fórum Jurídico de Lisboa, que este ano tem como mote "Governance da Ordem Jurídica em Transformação". Migalhas, como não poderia deixar de ser, acompanha tudo em tempo real, direto das terras lusitanas. Confira a cobertura completa e acompanhe ao vivo o Fórum. (Clique aqui)

Participação virtual

Gilmar Mendes participará do X Fórum Jurídico de Lisboa por videoconferência. Ontem, o ministro testou positivo para a covid-19. (Clique aqui)

Arbitragem - EUA

Suprema Corte dos EUA definiu que a regra a qual prevê que as Cortes americanas determinem a produção de provas para uso em tribunal estrangeiro ou internacional não vale para procedimentos arbitrais. Na prática, a decisão vai impactar processos de arbitragem no restante do mundo, inclusive no Brasil, ao dificultar a obtenção de provas existentes em solo americano. (Clique aqui)

Aborto - EUA

Na última sexta-feira, a Suprema Corte dos EUA, de maioria conservadora, derrubou o direito ao aborto legal no país, revertendo a Roe vs Wade, de 1973. A decisão ocorreu por seis votos a três. A mudança, que trará significativos impactos, não proíbe o aborto no país, mas abre caminho para que cada Estado adote vetos locais. (Clique aqui)

Aborto - Política pública

Sobre o aborto, assunto que domina os noticiários nacionais, ministro Barroso ressaltou: "a criminalização é uma péssima política pública, porque penaliza, sobretudo, as mulheres pobres". (Clique aqui)

Olhares Interseccionais

Defensora Pública Federal, Charlene da Silva Borges aborda a violência contra a infância e maternidade compulsória. Segundo a especialista, a sociedade e o Estado querem compelir as mulheres a serem mães, no entanto, não entregam a contrapartida necessária de proteção integral da maternidade e da infância. (Clique aqui)

Lava Jato - TCU

Ministro Humberto Martins atendeu pedido da União para restabelecer a tramitação do processo de investigação do TCU contra Deltan Dellagnol. O processo administrativo apura suspeitas de recebimento indevido de diárias e passagens pelo ex-procurador durante a Lava Jato. (Clique aqui)

Combustível

Ministro Gilmar Mendes convocou para amanhã audiência de conciliação entre União e Estados para tratar do ICMS sobre combustíveis. (Clique aqui)

Poderes

A PEC do Centrão que permite aos deputados e aos senadores anularem decisões do STF encontra "uma resistência óbvia na ordem constitucional". Palavras do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante o X Fórum Jurídico de Lisboa. (Clique aqui)


Missa

Acontece hoje, às 15h, missa evocativa pelos 13 anos da morte do saudoso professor Goffredo da Silva Telles Junior. A celebração será na Igreja de São Francisco, em SP.


Eventos Migalhas


X Fórum Jurídico de Lisboa

Discussões de peso acontecem do outro lado do Atlântico. Acompanhe:

Rodrigo Pacheco: "Não podemos fazer das CPIs instrumentos de uso político eleitoral." (Clique aqui)

"Nosso grande problema", diz ministro Saldanha Palheiro de descumprimento de jurisprudência. (Clique aqui)

Advogado Pierpaolo Cruz Bottini ressalta que "o Direito Penal, hoje, deve se preocupar em organizar a gestão e regulamentação do acesso e o uso dos dados pessoais". (Clique aqui)

Advogado Tácio Lacerda Gama destaca que tema do contencioso Tributário é um dos mais urgentes no Brasil. (Clique aqui)


Homofobia, calúnia e dano ao patrimônio

Plenário do STF decidiu, por 9 a 2, tornar réu o ex-deputado Roberto Jefferson pelos crimes de homofobia, calúnia e incitação ao crime de dano contra patrimônio público. (Clique aqui)

Postagem ofensiva

TJ/RJ condenou o comediante Gregório Duvivier a indenizar Luciano Hang em R$ 25 mil devido a uma postagem ofensiva em rede social. (Clique aqui)

Acidente - Responsabilidade civil

A 4ª turma do STJ afastou responsabilidade do metrô de São Paulo por morte de passageira que caiu nos trilhos e foi atropelada pelo trem após sofrer mal súbito. Para o colegiado, o acidente decorreu de caso fortuito - a convulsão sofrida pela passageira na estação -, que não seria possível antever ou prevenir. (Clique aqui)

Transporte de animais

TJ/DF autoriza moradora a utilizar elevador para transportar seus cachorros. Normas do condomínio exigiam que os animais utilizassem apenas a escada. (Clique aqui)

Indenização - Responsabilidade

Justiça nega indenização a motorista da 99 Food por ter sido vítima de roubo a mão armada durante entrega de produto. A magistrada concluiu não ser possível promover qualquer responsabilidade à plataforma pelos fatos criminosos dos quais o motorista foi vítima. O escritório Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA) atua na causa. (Clique aqui)

Saúde

Servidora que sofre de depressão conseguiu o direito de permanecer exercendo suas atividades laborais de forma remota para ficar próxima da família. A banca Bambirra, Merola e Andrade Advogados atua no caso. (Clique aqui)

Concurso - PM

Liminar garante a uma candidata acima do limite de idade previsto no concurso para cadete da Polícia Militar de Goiás o direito de se inscrever e participar das etapas do certame. A banca Agnaldo Bastos Advocacia Especializada atua na causa. (Clique aqui)

Migas

1 - STF - Corte decidirá se TCEs poderão julgar prestação de contas de prefeitos. (Clique aqui)

2 - STF - Aras questiona salário-esposa concedido a servidores de São Vicente/SP. (Clique aqui)

3 - STJ - Usucapião não depende de procedimento extrajudicial prévio. (Clique aqui)

4 - TRT da 2ª região - Empregada que não provou trabalho durante férias não será indenizada. (Clique aqui)

5 - TRT da 2ª região - Empregado será indenizado por receber menos que declarado no holerite. (Clique aqui)

6 - TRT da 10ª região - Mulher doente que foi demitida e perdeu plano de saúde será indenizada. (Clique aqui)

7 - TJ/DF - Pedestre atropelada ao violar semáforo não tem direito a indenização. (Clique aqui)

8 - TJ/SP - Empresa receberá devolução remunerada de investimentos em sociedade. (Clique aqui)

9 - TJ/RJ - Vender iPhone sem carregador é prática de venda casada. (Clique aqui)

10 - SC - Empresa deve pagar R$ 1,1 milhão por uso indevido e sem licença de software. (Clique aqui)

11 - DF - Loja deve indenizar consumidor que teve sua bicicleta furtada no estacionamento. (Clique aqui)


  • Colunas

Migalhas para Estudantes

Com a pandemia, muitas universidades, faculdades e instituições de ensino superior tiveram que se adaptar ao ensino à distância, e logo os estudantes pouco puderam aproveitar as principais benesses e vantagens do ensino presencial. Agora, voltando à normalidade, o acadêmico Gabriel Rodrigues Teixeira destaca os principais pontos que o estudante de Direito deve se atentar para melhor aproveitar o retorno presencial nas universidades. (Clique aqui)

Direito trabalhista nos negócios

Luiz Carlos Amorim Robortella e Antonio Galvão Peres tratam das mudanças no modelo de aprendizagem no Brasil, tema do evento realizado por Migalhas, que ocorre dia 30/6. (Clique aqui)

Direito Privado no Common Law

Em seu segundo texto sobre métodos de solução de casos em diferentes sistemas jurídicos, o professor Daniel Dias fala de sua experiência em Harvard e o método socrático. (Clique aqui)

Migalhas de Direito Médico e Bioética

"Suicídio racional por completed life" é o tema da coluna de hoje. A advogada Salvia Haddad analisa o cansaço existencial como base para o suicídio assistido. (Clique aqui)

Papo Jurídico

Mensalidade escolar deve ser reduzida por conta da pandemia? Guilherme Galhardo Antonietto explica questão. (Clique aqui)

Leitura Legal

A inovação científica passou a frequentar com mais assiduidade os temas relacionados à saúde humana. Sobre a temática, Eudes Quintino de Oliveira Júnior aborda a leitura legal do teste do pezinho. (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas

Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
Schalch Sociedade de Advogados Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
Silva Matos Advogados Silva Mello Advogados Associados

  • Migalhas de peso

- "Recentíssima decisão da OMC estabelece a suspensão temporária dos direitos dos titulares de patentes relacionadas às vacinas de covid-19 nos países em desenvolvimento", por Claudio Barbosa e Viviane Trojan (Kasznar Leonardos | Propriedade Intelectual). (Clique aqui)

- "Da ilegitimidade passiva do devedor solidário para responder por dívida prescrita sem eficácia executiva", por Caio Almeida (Barreto Dolabella - Advogados). (Clique aqui)

- "STJ decide pela possibilidade de adoção de medidas constritivas atípicas e coloca um novo rumo para os tribunais", por Adisson Leal, Brunno Batista e Ítalo Gomes (Magro Advogados). (Clique aqui)

- "A decisão do STF quanto à dispensa em massa como norte para as dispensas posteriores à reforma trabalhista", por Lucas José Rossi Cesar (Sartori Advogados). (Clique aqui)

- "Incorporadoras imobiliárias: STJ decide se cabe a recuperação judicial", por Bruno Costa, Renata Oliveira, Anna Carolina Simões Abrantes, Caio Aranha Saffaro Vieira, Carolina Mascarenhas, Gabriela Caetano Andrade e Guilherme Alcântara Nunes (Machado Meyer Advogados). (Clique aqui)

- "Uma nova chance para a reorganização das cooperativas", por Cybelle Guedes Campos (Moraes Jr. Advogados). (Clique aqui)

- "O rol de procedimentos e eventos em saúde da ANS como forma de acesso à saúde", por Erika Louise Mizuno e Marcelle Buainain Villela (Brasil Salomão e Matthes Advocacia). (Clique aqui)

- "Aumento no número de seguros residenciais é tendência no mercado securitário", por Lucimer Coelho (Jacó Coelho Advogados). (Clique aqui)

- "O aborto da forma processual", por Filipe Coutinho da Silveira (Silveira, Athias, Soriano de Mello, Bentes, Lobato & Scaff - Advogados). (Clique aqui)

- "O que nos mostra a recente onda de demissões online dos Unicórnios?", por Helio Ferreira Moraes e Vanessa Cristina Ziggiatti (PK Pinhão e Koiffman Advogados). (Clique aqui)

- "Os impactos da mudança de compreensão do STJ acerca da responsabilidade pelo pagamento do IPTU de imóvel objeto de usufruto", por Giovanna Vasques Silva (Demarest Advogados). (Clique aqui)

- "Advocacia Pública consultiva reconfigurada: uma janela de oportunidades com a nova lei de licitações e contratações públicas", por Jasson Hibner Amaral, Iuri Carlyle do Amaral Madruga e Horácio Augusto Mendes de Sousa (ANAPE - Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal). (Clique aqui)

- "Se a dívida é exclusiva de um dos titulares, a penhora não pode recair sobre a totalidade do saldo da conta corrente conjunta", por Mano Fornaciari Alencar (SiqueiraCastro). (Clique aqui)

- "Da retenção indevida nos pacotes de turismo e o direito de indenização", por Clodoaldo Moreira dos Santos Júnior (CAMES) e Angela Estrela Costa. (Clique aqui)

- "Investir na pauta ESG é o melhor caminho para as empresas no Brasil", por Michelle Novaes (15º Ofício de Notas). (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas

Schalch Sociedade de Advogados Silveira Cruz Advogados
Silveira Ribeiro Advogados Silveira, Athias, Soriano de Mello, Bentes, Lobato & Scaff - Advogados
Silveiro Advogados Simpliciano Fernandes & Advogados

Eventos Migalhas


A oportunidade está aqui!

https://correspondentes.migalhas.com.br/


Novo Fomentador

Migalhas vem contando com o apoio de institutos, editoras, faculdades, associações e empresas de eventos para trazer sempre vantagens aos leitores. São os Fomentadores do Direito brasileiro. Temos o privilégio de anunciar que Migalhas conta a partir de hoje com a participação de mais um Fomentador do Direito:

  • Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP

O Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP é uma associação civil de cunho científico-jurídico e de finalidade sociocultural, sem fins lucrativos, apartidária, regida pelas disposições do Código Civil Brasileiro e pelo seu Estatuto, constituída por prazo indeterminado, com atuação em todo território brasileiro. Clique aqui e conheça o novo Fomentador de Migalhas.


Webinar - Eleições 2022

Migalhas realiza no dia 29/6, às 9h, o webinar "Eleições 2022: Cenário e perspectivas", coordenado pelo advogado especialista em Direito Eleitoral Ricardo Penteado. O evento vai contar com um time de peso, que tratará das inovações da Lei da Improbidade Administrativa e as inelegibilidades, o financiamento político e a autonomia partidária, e a regulamentação das redes sociais, direito a informação e liberdade de manifestação de pensamento. O evento é gratuito. Inscreva-se. (Clique aqui)

Estudo

Um levantamento realizado pelo Projeto Regulação em Números, da FGV Direito Rio, mostrou que o rol de procedimentos da ANS passou a ser alterado com mais frequência nos últimos anos. Confira! (Clique aqui)

Follow-on

O escritório Tauil & Chequer Advogados e o Mayer Brown, no Brasil e nos Estados Unidos, assessoraram o Itaú BBA, o Morgan Stanley, o Goldman Sachs, o UBS BB, o Safra e a XP Investimentos, na qualidade de coordenadores, no âmbito da oferta pública (follow-on) de distribuição primária de ações de emissão da PetroRecôncavo, com esforços restritos de colocação no Brasil no montante de R$ 1 bi. A equipe foi liderada pelos sócios Rodolfo Tella e Carlos Motta, de SP, e pelo sócio Jonathan Pacheco, de Washington, e contou com a atuação de Natália Minotto e Stephanie Carmo, de SP, Milena Muradian e Julien Apollon, de NY. (Clique aqui)

Pro bono

BMA Advogados foi responsável pela estruturação e implementação da nova governança do Instituto Inhotim - maior museu a céu aberto do mundo, com uma das maiores coleções de arte contemporânea do Hemisfério Sul exposta em um Jardim Botânico de 140 hectares no interior de MG. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 85 anos, em 27 de junho de 1937, nasceu o jornalista, dramaturgo e professor Vladimir Herzog, também conhecido como Vlado. De origem judia, veio com a família para o Brasil por conta da Segunda Guerra Mundial. Se tornou símbolo na luta pela democratização do Brasil após falecer durante uma emboscada causada pelo regime militar em 1975. Em março de 2013, o Tribunal de Justiça de São Paulo atendeu a um pedido da Comissão Nacional da Verdade e emitiu um atestado de óbito a Herzog, em que sua morte é atribuída a "lesões e maus-tratos durante o interrogatório". (Compartilhe)


Novidades

"Política criminal em tempos sombrios" é o título da coletânea de artigos que será lançada de forma híbrida em mais um evento do selo "Saindo do Prelo", que acontece hoje, às 16h, no plenário do IAB (av. Marechal Câmara, 210, 5º andar, Centro - RJ), com transmissão pelo canal TVIAB no YouTube. Todos os autores são membros efetivos e honorários do IAB. (Clique aqui)

Amanhã, às 16h, na Livraria da Vila, em SP, acontece o lançamento da obra "Direito Digital Aplicado 5.0", da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais, coordenada por Patricia Peck Pinheiro. Confira! (Clique aqui)

Editora Mizuno disponibiliza cinco e-books gratuitos, de autoria do promotor de Justiça Igor Pereira Pinheiro, sendo eles: "Crimes Eleitorais na Pré- Campanha", "Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral", "Condutas Vedadas e Improbidades Administrativas", "9 decisões relevantes do TSE sobre corrupção nas eleições que impactam na atuação da acusação e da defesa" e "Regime Jurídico da Publicidade Institucional no Ano Eleitoral". (Clique aqui)

CQS/FV - Cesnik, Quintino, Salinas, Fittipaldi e Valerio Advogados completa 25 anos atuando na vanguarda do setor de mídia e entretenimento do Brasil. Para comemorar, o escritório lança o livro "CQS/FV Advogados e os 25 anos de entretenimento no Brasil", com artigos sobre marcos e atualidades do setor. (Clique aqui)

Maria Lúcia Benhame (Benhame Sociedade de Advogados) assina o artigo "Novas tendências para a negociação coletiva transnacional - A 4ª revolução industrial e o impacto das negociações coletivas transnacionais nas relações de trabalho multinacionais" no e-book "Labour 2030", resultado do "II Congresso Internacional" sobre o "Futuro do Trabalho", ocorrido em 2019. (Clique aqui)

Os ex-presidentes da OAB Cezar Britto e Ophir Cavalcante Junior confirmaram participação na próxima edição da "Revista da Advocacia de Rondônia", coordenada pela advogada Zênia Cernov (Helio Vieira e Zenia Cernov - Advocacia). A edição será integralmente dedicada à advocacia trabalhista, trazendo os temas mais atuais e polêmicos que estão sendo debatidos na Justiça do Trabalho. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Demarest Advogados realiza hoje o webinar "Mudanças na Lei de Transação Tributária: Principais Avanço", com palestras de Rogério Campos e dos sócios de Tributário do escritório Carlos Eduardo Orsolon, Marcelo Annuziata e Priscila Faricelli. (Clique aqui)

Vice-presidente da OAB/RJ e sócia do escritório Basilio Advogados, Ana Tereza Basilio faz hoje, junto com Luciano Bandeira, presidente da seccional, a abertura virtual do lançamento do "Curso (gratuito) de Certificação Profissional" pelo YouTube. O curso acontecerá, online, hoje e dias 30/6, 1º, 4, 6 e 7/7. Inscrições, clique aqui.

Hoje, Pierpaolo Cruz Bottini, sócio do escritório Bottini & Tamasauskas Advogados, participa do "X Fórum Jurídico de Lisboa", na "Mesa Redonda II", com o tema "Estado de Direito, Democracia e Direito Penal: A tutela penal das instituições democráticas". O evento é organizado pelo IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP Lisboa) e pela FGV. O Fórum ocorre anualmente com o intuito de debater grandes questões do Direito no Estado contemporâneo. (Clique aqui)

O "Compartilhando Direito", projeto de voluntariado social do INW (Instituto Nelson Wilians), realizado em parceria com os colaboradores do Nelson Wilians Advogados, estará em Brasília entre hoje e quarta-feira para realizar ação de conscientização de jovens e mulheres de organizações sociais sobre seus direitos fundamentais enquanto cidadãos. Nos dias 30/6 e 1º/7 o projeto segue para Goiânia.

Ana Tereza Basilio participa amanhã, a partir das 9h, da mesa-redonda sobre "Arbitragem na Administração Pública", que faz parte das atividades do "Fórum Jurídico de Lisboa", que começa hoje e vai até quarta-feira, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

A próxima edição do webinar "FAS+Simples", promovido pelo FAS Advogados - Focaccia, Amaral e Lamonica Advogados amanhã, às 11h, vai abordar a gestão de contratos e os aspectos jurídicos. O encontro terá a participação da sócia Cível, Maria Fernanda Assad, e do advogado e especialista no tema Fabio Carriço. (Clique aqui)

A Comissão de Direito Constitucional da OAB/RJ tomou posse dia 20/6, em evento no Salão Nobre Antônio Modesto da Silveira, na seccional. Professora Vânia Aieta, coordenadora do curso de Direito Eleitoral do Centro de Estudos e Pesquisa no Ensino do Direito - UERJ, que preside a comissão, mencionou a importância do papel desempenhado pela comissão para a advocacia e para a sociedade. (Clique aqui)

Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados foi reconhecido entre os melhores escritórios de advocacia do país pela "Chambers and Partners", nos rankings "TECHNOLOGY" e "DATA PROTECTION". Renato Opice Blum, chairman e sócio-fundador da banca, e o sócio Rony Vainzof aparecem entre os advogados mais prestigiados nas duas categorias. Destaque, ainda, para o desempenho do sócio Caio Lima entre os profissionais reconhecidos no ranking "DATA PROTECTION IN BRAZIL". O guia Chambers Brazil oferece rankings mais aprofundados sobre líderes de mercado e melhores escritórios de advocacia e advogados de todo o país.

Marçal Justen Filho, sócio fundador do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, foi reconhecido pelo ranking "Chambers Global - 2022" como um dos três melhores advogados do Brasil na área do Direito Público. O advogado foi destaque na publicação pela grande contribuição em suas áreas de Direito Público e Empresarial, com foco em regulação, projetos de infraestrutura, concessões, parcerias público-privadas, licitações e contratos administrativos.

O constitucionalista Saul Tourinho Leal, sócio da banca Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia, embarca hoje para Berlim onde iniciará um pós-doutorado na Universidade Humbolt, sob a orientação do professor Dieter Grimm. (Clique aqui)

Jovacy Peter Filho, sócio do escritório Peter Filho, Sodré, Rebouças e Sardenberg Advocacia, tomou posse dos cargos de Diretor Regional e Diretor Nacional Adjunto de Diretorias Regionais do Espírito Santo do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico (IBDPE). (Clique aqui)

Gestão de advocacia

Thomson Reuters Brasil promove, amanhã, das 10 às 11h, o webinar gratuito "Novas funções na gestão dos escritórios de advocacia". (Clique aqui)

Orgulho LGBTQIA+

Amanhã, às 19h, AASP promove o webinar "Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+". Inscreva-se! (Clique aqui)

Advogado iniciante

Amanhã e quarta-feira, das 19 às 22h, a Radar - Gestão para Advogados realiza o "Curso de prática jurídica para advogados iniciantes", no qual o advogado Daniel Cabral abordará de forma prática as particularidades da área e as rotinas profissionais, fornecendo dicas e macetes para o jovem profissional ficar mais preparado para enfrentar o mercado e a concorrência. (Clique aqui)

Direito do Trabalho

PUC-SP promove o curso de especialização "Direito do Trabalho". Descontos de até 15% em matrículas iniciais confirmadas até 30/6. Inscreva-se! (Clique aqui)

Estágio

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo está com inscrições abertas para o "EPA - Estágio Profissional de Advocacia". As inscrições vão até dia 4/7. (Clique aqui)

Viva

Sorteio de obra: O ganhador da obra "Formação dos Precedentes no Sistema de Recursos Repetitivos" (Lumen Juris - 192), de autoria de Andressa Senna Lísias, é Gustavo Luiz de Andrade Fillagranna, de Blumenau/SC. (Clique aqui)


Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas

Divad Seguros DocWise
EBRADI - Escola Brasileira de Direito Editora Fórum

Mural Migalhas - Oportunidade de trabalho

Sempre que se busca uma cidade no site Migalhas, procurando-se um correspondente jurídico, e não se encontra, o sistema nos avisa e, ah, nasce uma oportunidade. Ei-la abaixo, atualizada diariamente: é o rol de cidades nas quais há emergente necessidade de um profissional, mas não há, ainda, nenhum migalheiro cadastrado:

ES/Jerônimo Monteiro
MG/Vazante
PA/Cametá
PA/Curuçá
PA/São Miguel do Guamá
PI/Beneditinos
SE/Riachão do Dantas

Se você quer se candidatar para eventualmente atender quem procura, clique aqui.


Migalhas Clipping

CartaCapital
"O Brasil é meu"

IstoÉ Dinheiro
"Guerra contra a Petrobras"

Veja
"Combinação explosiva"

IstoÉ
"O Brasil de arma"

The New York Times - EUA
"Factions Gear Up For New Clashes In Abortion Fight"

The Washington Post - EUA
"Democrats seize on abortion decision"

Le Monde - França
"Borne confortée, semaine-clé pour la majorité"

Corriere Della Sera - Itália
"Il centrosinistra vince nelle città"

Le Figaro - França
"Confirmée, Élisabeth Borne doit élargir le gouvernement"

Clarín - Argentina
"Paraguay dice que le avisó sobre el avión a un funcionario de la AFI"

El País - Espanha
"La OTAN protegerá por primera vez Ceuta y Melilla"

Público - Portugal
"Mais de 20 médicos investigados por falsas presenças"

Die Welt - Alemanha
"'Ganz, ganz starkes Signal der Geschlossenheit'"

The Guardian - Inglaterra
"Do not give ground on Ukraine, PM tells leaders"

O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Empresas ampliam importação de diesel por medo de escassez"

Folha de S.Paulo - São Paulo
"Internação de meninas por aborto equivale à de asma"

O Globo - Rio de Janeiro
"Ciência pode perder R$ 3,5 bilhões em investimento"

Estado de Minas Gerais - Minas Gerais
"Como a alta do diesel emperra a economia (e chega à sua mesa)"

Correio Braziliense - Brasília
"Dengue assusta Brasília: 50 mil casos prováveis é a pior marca desde 1998"

Zero Hora - Porto Alegre
"Fila de espera pelo Auxílio Brasil no RS aumenta mais de quatro vezes"

O Povo - Ceará
"80 defensores de causas sociais vivem sob proteção no Ceará"

Jornal do Commercio - Pernambuco
"Estados seguram preço do transporte público"

Atualizado em: 27/6/2022 10:59