Informativo Migalhas

MIGALHAS nº 6.172

27/8/2025

Quarta-Feira, 27 de agosto de 2025 - Migalhas nº 6.172.
Fechamento às 07h33.


Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Fomentador:

  • ICV Brasil

(Clique aqui)


"O órgão da justiça pública não é um patrono de causas, intérprete parcial de conveniências, coloridas com mais ou menos mestria: é, rigorosamente, a personificação de uma alta magistratura."

Rui Barbosa

Corte completa

A partir de 4 de setembro, o STJ terá todas suas 33 cadeiras preenchidas. Ministra Marluce Caldas e ministro Carlos Pires Brandão tomam posse na próxima semana. (Clique aqui)

Mapa das nomeações

Na composição atual, 42%, ou seja, 14 ministros foram nomeados por Dilma, mesmo número do presidente Lula. De modo que ambos, Lula e Dilma, foram responsáveis por quase 85% das nomeações entre os ministros em exercício. FHC assinou a nomeação de 3, enquanto Bolsonaro nomeou 2. (Clique aqui)

Próximas aposentadorias

Durante o atual mandato do presidente Lula, inexoravelmente, ainda serão abertas duas novas vagas, sendo que no caso de uma delas, provavelmente não haverá tempo hábil para que se dê a nomeação. (Clique aqui)

Adultização no STF

Por meio de um despacho padrão, o ministro Flávio Dino solicitou informações ao deputado Hugo Motta acerca da votação simbólica que aprovou a urgência do chamado PL da adultização. O que se depreende da notícia é que o ministro poderia ter fulminado de pronto a questão, mas preferiu pedir explicações. A estratégia é clara: quando o processo lhe chegar às mãos, terá margem para sambar sobre o peticionário, um incauto parlamentar sul-mato-grossense. Afinal, trata-se de tema caro ao ministro. (Clique aqui)

Diversão sombria

Roblox, plataforma de jogos online criada em 2006 e hoje com mais de 111 milhões de usuários ativos diários, tornou-se alvo de investigações e ações judiciais nos Estados Unidos e no Brasil. Nos EUA, processos acusam a empresa de falhas na proteção de crianças contra predadores sexuais, incluindo casos de aliciamento e exploração financeira. No Brasil, o MPT apura suspeitas de uso de mão de obra infantil na criação de jogos, diante de relatos de adolescentes que dedicam horas de programação sem remuneração. As denúncias revelam que, por trás do sucesso global da plataforma, emergem preocupações crescentes sobre segurança digital e exploração de menores. (Clique aqui)

RenovaBio – I

As sanções da ANP contra distribuidoras de combustíveis, no âmbito do RenovaBio, foram suspensas. A decisão é do desembargador Federal Nery Júnior, do TRF da 3ª região, que, ao atender pedido de uma distribuidora, apontou graves fragilidades no programa. (Clique aqui)

RenovaBio – II

O que nasceu como uma estratégia promissora para reduzir emissões de gases de efeito estufa revelou-se um projeto com sérias falhas. A emissão voluntária de CBIOs pelos produtores, frente à obrigatoriedade de compra pelas distribuidoras, criou um desequilíbrio estrutural e abriu espaço para especulação. A entrada de investidores sem metas legais reduziu ainda mais a oferta, pressionando os preços - que já oscilaram mais de 400% - e trazendo insegurança, além de configurar um claro risco de abuso de mercado. (Clique aqui)

Créditos de ICMS

Pedido de vista do ministro Flávio Dino suspendeu a análise da possibilidade de empresas manterem créditos de ICMS obtidos em operações internas ao revenderem combustíveis derivados de petróleo a outros Estados. Como a CF destina o imposto apenas ao Estado consumidor, surge a controvérsia sobre o estorno dos créditos. Até a suspensão, ministro Dias Toffoli (relator) e Alexandre de Moraes haviam votado, com fundamentos distintos, pela obrigatoriedade do estorno. (Clique aqui)

Olho vivo

Às vésperas do julgamento de Jair Bolsonaro, ministro Alexandre de Moraes reforçou o monitoramento das cautelares impostas ao ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto. A medida atende a pedido da PF, após alerta do deputado Lindbergh Farias sobre risco de fuga à Embaixada dos EUA. (Clique aqui)

Puxa de um lado, estica de outro

No domingo, noticiamos que o ministro Alexandre de Moraes, atendendo pedido da PGR, determinou a extradição de seu ex-assessor Eduardo Tagliaferro. Ato contínuo, a Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou requerimento do senador Magno Malta, um convite para ouvir o ex-assessor. A audiência foi marcada para a próxima terça-feira, 2, justamente o dia em que começa o julgamento de Bolsonaro. Coincidência? Só para quem ainda acredita em Papai Noel. (Clique aqui)

Bis in idem?

STF suspendeu julgamento que analisa a possibilidade de dupla responsabilização por crime eleitoral e de improbidade, além da Justiça competente para julgar. Após voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, pela possibilidade de dupla punição e competência da Justiça comum, ministro Gilmar Mendes pediu vista. (Clique aqui)

Caso Boate Kiss - Penas revistas

Em julgamento realizado ontem, TJ/RS manteve a validade do Júri no caso Boate Kiss e as condenações dos quatro réus pela tragédia, mas decidiu pela redução das penas. (Clique aqui)

BMW reparatória

Um homem vítima de extorsão mediante sequestro receberá, como forma de reparação por danos morais e materiais, uma BMW modelo 320i. O bem pertencia ao criminoso e foi apreendido. Por ordem da Justiça, o carrão deve ficar, agora, com a vítima. (Clique aqui)

Se meu Fusca falasse

INPI reconheceu a marca "Fusca" como de alto renome, decisão que amplia a proteção jurídica e assegura à Volkswagen exclusividade de uso em todos os setores no Brasil. (Clique aqui)

Prescrição de FGTS

STF começou a julgar o prazo prescricional para cobrança de FGTS por servidores temporários com contratos anulados. Relator, Gilmar Mendes votou pelo prazo quinquenal. (Clique aqui)

Licença a procuradores

Ministro Gilmar Mendes pediu vista e suspendeu análise de lei paulista que concede licença compensatória a procuradores em caso de excesso de serviço. (Clique aqui)

Tarifa social

Ministro Cristiano Zanin suspendeu julgamento sobre a incidência de ICMS sobre a parcela subvencionada da tarifa social de energia elétrica para baixa renda. Relator, ministro Fux votou para afastar a cobrança do tributo. (Clique aqui)

Cofins a cooperativas

Pedido de vista do ministro Toffoli interrompeu julgamento no qual o STF deverá decidir se incide Cofins sobre valores recebidos por cooperativas em venda de mercadorias ou serviços por seus associados. (Clique aqui)

Estupro por militares

STF julga se militares, que cometem estupro de vulnerável em serviço, com resultado de lesão grave, devem receber penas previstas no Código Penal comum. Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes votaram por punições mais severas, enquanto Cristiano Zanin divergiu, defendendo que mudanças cabem ao Congresso. (Clique aqui)



Cancelamento de voo

STF reconheceu a repercussão geral de recurso que discute qual legislação deve reger a responsabilidade civil das companhias aéreas em casos de atraso, alteração ou cancelamento de voos (Tema 1.417). O mérito do julgamento definirá se deve prevalecer o CDC ou o Código Brasileiro de Aeronáutica. (Clique aqui)

Novas teses

TST fixou 69 novas teses vinculantes e afetou 21 temas a recursos repetitivos, consolidando entendimentos sobre plano de saúde, aviso-prévio, insalubridade, férias, FGTS, entre outros. (Clique aqui)

Conexão cortada

TRT-15 condenou empresa a indenizar ex-funcionário demitido via chamada de vídeo. Ou seja, pode o trabalho remoto, mas a demissão deve ser presencial. Vá, leitora, entender. (Clique aqui)

Perícia desnecessária

TRT-3 decidiu que o exequente deve arcar com honorários periciais quando provocar perícia desnecessária por abuso ou má-fé. (Clique aqui)

Dever de informação

Banco deve informar aos empregados o custo total do plano de saúde, incluindo a parte paga pela empresa. (Clique aqui)

Pediu pra sair

Mulher desiste de ação após negar consignado, e é condenada por má-fé. (Clique aqui)

Cobrança falsa

Juiz condenou empresa de negociação a indenizar consumidor que recebeu mensagens enganosas e ameaçadoras sobre dívida inexistente. (Clique aqui)

Tributo suspenso

Juíza mandou excluir IPTU progressivo de parcelamento, entendendo que cobrança foi feita antes da notificação oficial que daria validade ao tributo. (Clique aqui)

Crime ambiental

TJ/SP manteve a condenação de homem a quatro anos e oito meses de prisão, em regime semiaberto, por matar um cachorro a tiros. (Clique aqui)

Bem-estar animal

Governador Tarcísio de Freitas sancionou lei que proíbe o acorrentamento de cães e gatos por correntes ou cordas e estabelece regras sobre alojamento e bem-estar dos animais. (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas.


  • Colunas

Por dentro da Suprema Corte dos EUA

Flávio Jardim, Rodrigo Becker e Gustavo Favero Vaughn entrevistam Jonathan I. Blackman e discutem a experiência na Suprema Corte dos EUA e os impactos da decisão sobre discovery em execução de sentenças contra Estados estrangeiros. (Clique aqui)

Migalhas Securitárias

Na era da judicialização da saúde, Tiago Santos Badin expõe os desafios da responsabilidade médica e destaca o papel do consentimento informado e a urgência do seguro como escudo jurídico para proteger quem cuida de vidas. (Clique aqui)

Ordem na Banca

Lara Selem mostra que, assim como os Beatles, os escritórios só prosperam com harmonia e governança. Sem estrutura, o talento vira ruído - e a música coletiva se desfaz. (Clique aqui)

Família e Sucessões

Flávio Tartuce analisa o testamento cerrado à luz da reforma do Código Civil, que propõe sua modernização por meio da inclusão, digitalização e desburocratização, preservando sua essência jurídica. (Clique aqui)

Migalhas Registrais e Notariais

Na coluna de hoje, Rodrigo Schneider compara a qualificação registral imobiliária a mitos gregos, como o da Medusa. (Clique aqui)

Special situation e financiamento de litígios

Daniel Kalansky discute como o litigation finance ultrapassou o universo corporativo e ganhou espaço até em litígios familiares, revelando estratégias globais de execução. (Clique aqui)

Meio de campo

Rodrigo R. Monteiro de Castro trata da relevância da Comissão de Valores Mobiliários para o Brasil e para o futebol. (Clique aqui)


  • Migalhas de peso

- "A prisão em flagrante e o controle jurisdicional imparcial", por Antônio Sérgio Altieri de Moraes Pitombo (Moraes Pitombo Advogados). (Clique aqui)

- "Agilidade ou estratégia? O dilema das empresas na era da IA", por Adrián Fognini (Thomson Reuters Brasil). (Clique aqui)

- "Justiça climática é para quem?", por Júlia Lordêlo dos R. Travessa (ANADEP). (Clique aqui)

- "O seguro garantia: Uma vantagem estratégica essencial para o cliente do escritório de advocacia", por André Oliveira de Albuquerque (Kampar Seguros). (Clique aqui)

- "A taxa de corretagem imobiliária e a liberdade contratual das partes", por Edgard Hermelino Leite Junior (Edgard Leite Advogados Associados). (Clique aqui)

- "Herança digital: O futuro da sucessão e a decisão pioneira do STJ", por Talita de Menezes Franco (Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados). (Clique aqui)

- "Saúde mental no teleatendimento: Um chamado à dignidade no trabalho remoto", por Andréa Arruda Vaz (Andréa Arruda Vaz Advocacia). (Clique aqui)

- "A lei Magnitsky no Brasil: Conflitos entre soberania nacional e extraterritorialidade de sanções internacionais", por João Vitor Comiran (Kohl & Maia Advogados). (Clique aqui)

- "19 anos da lei Maria da Penha: Entre a letra da lei e a brutalidade dos fatos", por Caroline Ribeiro Souto Bessa (Martorelli Advogados). (Clique aqui)

- "É possível que cidadãos naturalizados americanos possam ter sua cidadania revogada por serem considerados uma ameaça à segurança nacional?", por Mara Pessoni (Witer, Pessoni & Moore an International Law Corporation). (Clique aqui)

- "Concurso público e o direito de retificação da inscrição para PCD", por Ricardo Fernandes e Ana Paula Gouveia Leite Fernandes (Fernandes Advogados). (Clique aqui)

- "OAB/RJ e JUCERJA firmam acordo para agilizar registros de sociedades de advogados", por Sergio Tavares Romay e Ana Tereza Basilio (OAB/RJ). (Clique aqui)

- "CriptoJud: Inovação no combate à blindagem patrimonial", por Verônica Filiè Maciel (Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados). (Clique aqui)

- "A invalidade da resolução 569/24 e seus impactos na contagem de prazos", por Vinicius Heggler Soares da Silva (Pereira Gionédis Advogados). (Clique aqui)

- "TJ/RJ se equivoca ao limitar número diário de acessos ao PJe", por Ricardo da Costa Alves (Fragata e Antunes Advogados). (Clique aqui)

- "Variações do grafismo", por Tito Lívio Ferreira Gomide, Stella Della Flora e Silvia Matsu Eguti (Gabinete de Perícias Gomide). (Clique aqui)

- "A tecnologia não é vilã. A ignorância digital, sim", por Tamires Freitas (Andrade Maia Advogados). (Clique aqui)

- "CSJT não legisla: O direito de ação (trabalhista) não pode ser cerceado por resolução administrativa", por Felippe Curia (Editora Mizuno). (Clique aqui)

- "INPI abre consulta pública sobre patentes em inteligência artificial", por Brenda Albuquerque (Di Blasi, Parente & Associados). (Clique aqui)

- "Seguro rural obrigatório e a urgência de produtos claros e confiáveis", por Claudinéia Pereira e Fabricio Muraro Novais (Jacó Coelho Advogados). (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas



Novo Fomentador

Migalhas vem contando com o apoio de institutos, editoras, faculdades, associações e empresas de eventos para trazer sempre vantagens aos leitores. São os Fomentadores do Direito brasileiro. Temos o privilégio de anunciar que Migalhas conta a partir de hoje com a participação de mais um Fomentador do Direito:

  • ICV Brasil

A ICV Brasil é uma das principais empresas brasileiras que desenvolvem serviços de inspeção, certificação, vistoria e treinamento voltados à qualidade e à avaliação de conformidade. Sua atuação engloba empreendimentos de infraestrutura (OIA-IE), todas as normas ISO, as certificações de Conteúdo Local e de RPPS – PRO GESTÃO, na área de previdência, entre outras. Com uma equipe de auditores, inspetores, vistoriadores e instrutores altamente capacitados e com larga experiência, a ICV Brasil atua em todo o país e realiza inspeções na Itália, Alemanha, China, México e EUA. Clique aqui e conheça o novo Fomentador do Migalhas.


Advocacia

Tem início amanhã, em Campos do Jordão, o "Encontro Anual AASP - Associação dos Advogados", que reunirá ministros, magistrados, advogados e acadêmicos para discutir os principais desafios enfrentados pelos operadores do Direito na atualidade. (Clique aqui)

Inventários digitais

De acordo com o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP), a realização de inventários digitais em Cartórios de Notas de São Paulo cresceu 40,58% entre 2020 e 2024, saltando de 64,2 mil para mais de 90,2 mil escrituras no período. Partilhas que levavam anos agora podem ser resolvidas em até 15 dias. (Clique aqui)

Solidariedade

O Regenera RS, em parceria com a Black Sisters in Law, iniciativa fundada por Dione Assis, de Galdino, Pimenta, Takemi, Ayoub, Salgueiro, Rezende de Almeida Advogados, oferece apoio jurídico gratuito a populações vulneráveis no RS após as enchentes que atingiram o Estado. (Clique aqui)

Investimento imobiliário

Trench Rossi Watanabe assessorou a Aegon na estreia do FII MAGM11, primeiro fundo imobiliário da MAG Investimentos, em operação de R$ 111 milhões. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 197 anos, em 27 de agosto de 1828, o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina) assinaram o Tratado do Rio de Janeiro, que reconheceu a soberania da recém-criada República Oriental do Uruguai. O acordo encerrou a Guerra da Cisplatina (1825/1828), conflito pelo controle da região e estabeleceu oficialmente a independência uruguaia, colocando fim às disputas territoriais entre os dois países e consolidando novas fronteiras na região do Prata. (Compartilhe)


Sorteio

A obra "Habeas Corpus como instrumento formador de Precedente Vinculante - Proposta de aprimoramento à sua sistemática em Tribunais Superiores" (Emais Editora, 208p.), escrita por João Rafael de Oliveira, analisa a teoria dos precedentes à luz das categorias do processo penal. O autor disponibilizou um exemplar para sorteio. (Clique aqui)

Novidades

Editora Mizuno acaba de lançar a obra "Investigação Patrimonial na Prática", de autoria de Rafael Guimarães, Danilo Diniz, Richard Jamberg e Ricardo Calcini (Calcini Advogados). (Clique aqui)

3ª edição da obra "Processo Constitucional e Democracia", de Luiz Guilherme Marinoni, entra no catálogo de obras da Revista dos Tribunais. (Clique aqui)

Cescon Barrieu Advogados divulgou informes "Tributário" sobre "Medidas tributárias contra o tarifaço" (clique aqui) e "Transação tributária em foco: novos editais e programas de regularização". (Clique aqui)

Vivacqua Advogados divulgou informativo com informações do Carf e STF. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, Ana Karina Souza, de Machado Meyer Advogados, participa do painel "Geração Centralizada Solar Fotovoltaica: Modelos de Negócios e Panorama de Financiamento" durante a "Intersolar South America Conference", em SP. A advogada apresenta uma análise sobre a regulação dos sistemas de armazenamento de energia no Brasil e o Leilão de Reserva de Capacidade. (Clique aqui)

O "19º Fórum de Gestão Fiscal e Tributária", promovido pela Live University | Confeb, acontece hoje e amanhã, em SP. O painel "Fiscalização na Era da Tecnologia: como transformar dados em defesa e estratégia no Contencioso", conduzido pelo advogado Daniel Rubio Lotti, de Maia & Anjos Advogados, acontece hoje, às 11h. A apresentação aborda como o Fisco tem intensificado o uso de tecnologia para identificar inconsistências e de que forma prática de compliance e gestão de dados podem reduzir riscos, fortalecer defesas e apoiar decisões mais assertivas entre litígio e transação tributária. (Clique aqui)

Amanhã, às 12h, Ana Tereza Basilio, de Basilio Advogados e presidente da OAB/RJ, profere a palestra de abertura do "Treinamento Permanente em Direito Militar" com o tema "Atuando com processos seletivos e concursos militares", pelo canal do YouTube "Mentoria OABRJ". (Clique aqui)

De Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados, Marcella Martins Montandon participa como palestrante da "Jornada do Retrofit", evento promovido pela Comissão de Direito Urbanístico da OAB/SP. O encontro acontece amanhã e sexta-feira, e conta com uma programação que inclui palestras especializadas e uma visita guiada a um empreendimento em retrofit. (Clique aqui)

Rita Cortez, de AJS – Cortez & Advogados Associados e presidente do IAB, ministra palestra na "2ª Conferência Jurídica do Sul Fluminense", dia 29/8, a partir das 8h, no Teatro Municipal Maestro Franklin (rua Cento e Cinquenta e Quatro, 783, Laranjal, Volta Redonda/RJ). A advogada trabalhista palestra às 15h, sobre "Gestão, Institucional e Futuro da Advocacia".

Professor Gilberto Garcia, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa do IAB, será palestrante no seminário "Instituições Religiosas e o Direito do Trabalho", na Faculdade de Direito da USP, dia 29/8. (Clique aqui)

Rafael Gonçalves, criador do podcast "Direito com o Rafa", recebe em seu escritório e estúdio, dia 3/9, Nelson Wilians, de Nelson Wilians Advogados. Entre os temas abordados estarão o avanço da tecnologia em prol da advocacia, os desafios da jovem advocacia e as histórias construídas com muito suor, que se consolidaram como referências. (Clique aqui)

Di Blasi, Parente & Associados é finalista da 5ª edição do "Brazil's Leading Lawyers Awards", promovido pela "Leaders League Brasil", nas categorias "Marcas e Patentes". Essa premiação reconhece os escritórios de advocacia que se destacam por sua excelência e liderança no setor jurídico. Os vencedores serão anunciados dia 16/10, durante um jantar de gala no World Trade Center, em SP.

FGV IISR promoveu recentemente debate sobre "Letras de Risco de Seguro" na sede do Machado Meyer Advogados. O evento debateu o potencial das LRS na transferência de riscos do setor segurador para o mercado de capitais, os desafios regulatórios, a estruturação das operações e as oportunidades para investidores. (Clique aqui)

Pelo 4º ano consecutivo, a JBS lidera as principais categorias do prêmio da Institutional Investor, uma das publicações mais respeitadas do mercado financeiro global. Em 2025, a revista elegeu os executivos da companhia como os melhores CEO e CFO do setor de alimentos e bebidas da América Latina, além de premiar a JBS com o melhor time de Relações com Investidores, o melhor programa de RI e o título de melhor profissional de RI. Na categoria geral de alimentos e bebidas, a JBS ocupa novamente a primeira posição. A empresa também foi eleita "Most Honored", que considera todos os setores de atuação analisados pela revista, em pesquisa que reúne mais de 1.000 profissionais de instituições financeiras globais. O prêmio de melhor CEO foi concedido para Gilberto Tomazoni, enquanto Guilherme Cavalcanti recebeu o de melhor CFO – ambos reconhecidos pela 4ª vez consecutiva. A companhia também teve Christiane Assis eleita a melhor profissional de RI. Mantendo a tradição, a JBS conquistou o prêmio de Melhor Programa de RI pelo 4º ano seguido e recebeu, pela 5ª vez, o reconhecimento de melhor time de relações com investidores do setor na América Latina.

Inovação Jurídica

Com poucos cliques, o sistema de gestão Lysis gera relatórios e gráficos que facilitam decisões estratégicas no jurídico. (Clique aqui)

Processo eletrônico

OAB/RJ lançou o "Portal do Processo Eletrônico", que reúne em uma única página todos os sistemas dos tribunais e os links necessários para o peticionamento digital. (Clique aqui)

IA na prática

OAB/SP leva oficina de inteligência artificial para Sorocaba no próximo dia 4/9. O curso, realizado em parceria com a Trybe, acontece das 9 às 17h. (Clique aqui)

Viva!

O ganhador da obra "Recurso Especial e Recurso Extraordinário" (Dialética Editora, 188p.), escrita por Patrícia Pellini Ferreira, é Guilherme Souza Gomes Alves, de Mimoso do Sul/ES. (Clique aqui)


Mural Migalhas - Oportunidade de trabalho

Sempre que se busca uma cidade no site Migalhas, procurando-se um correspondente jurídico, e não se encontra, o sistema nos avisa e, aí, nasce uma oportunidade. Ei-la abaixo, atualizada diariamente: é o rol de cidades nas quais há emergente necessidade de um profissional, mas não há, ainda, nenhum migalheiro cadastrado:

GO/Santa Rita do Araguaia
MA/Cândido Mendes
MG/Luz
PI/São Miguel do Tapuio
PE/Fernando de Noronha

Se você quer se candidatar para eventualmente atender quem procura, clique aqui.


Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas


Migalhas Clipping

The New York Times - EUA
"Trump's Bid to Control Fed May Roil Global Economy"

The Washington Post - EUA
"DOGE put Americans' data at risk, official says"

Le Monde - França
"Bayrou trouble son camp et les entreprises"

Corriere della Sera - Itália
"In piazza contro Netanyahu"

Le Figaro - França
"Derrière le blocage politique, le spectre de la crise financière"

Clarín - Argentina
"El escándalo de los audios y el ruido con los bancos llevan el riesgo país a 829 puntos"

El País - Espanha
"Trump da un nuevo salto en su deriva autoritaria y populista"

Público - Portugal
"Prisão estão a funcionar com menos dois mil guardas do que o previsto"

Die Welt - Alemanha
"Trump entlässt Direktorin der US-Notenbank"

The Guardian - Inglaterra
"Farage accused of 'ugly' populism over plans for mass deportations"

O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Lula vê Tarcísio como rival, põe governo em campanha e exige fidelidade do Centrão"

Folha de S.Paulo - São Paulo
"Moraes manda polícia monitorar Bolsonaro em tempo integral"

O Globo - Rio de Janeiro
"Lula prevê duelo com Tarcísio e cobra lealdade de ministros"

O Estado de Minas- Minas Gerais
"Um feminicídio a cada três dias em Minas"

Correio Braziliense - Brasília
"Bolsonaro será vigiado em tempo integral, decide Moraes"

Zero Hora - Porto Alegre
"TJ mantém júri que condenou réus da Kiss, mas reduz as penas"

O Povo - Ceará
"PGR recomenda PF 'em tempo integral' perto da casa de Bolsonaro"

Jornal do Commercio - Pernambuco
"Alexandre de Moraes determina vigilância integral a Bolsonaro"

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais