O artigo reflete sobre autoridade, poder e legalidade, destacando o papel da Administração Pública e os limites impostos pelo princípio da legalidade no Estado Democrático de Direito.
Decisão do TST valida cláusula coletiva que permite parcelar verbas rescisórias, reforçando a negociação coletiva e ampliando a segurança jurídica para empresas e sindicatos.
A nova lei do contrato de seguro reforça o papel técnico e consultivo do corretor, exigindo atuação responsável e transparente como peça-chave na proteção do segurado.
Com o crescimento da inadimplência e as altas taxas de juros praticadas no país, o artigo traz uma reflexão sobre o papel do governança de conflitos para mitigar problemas como endividamento, recuperação de créditos e relacionamento com o consumidor.
Breves reflexões críticas sobre a corrente majoritária que se forma no STF a partir da teoria tridimensional do Direito e do princípio da separação de poderes.
É possível o questionamento de validade da cláusula compromissória nos contratos de adesão quando o oblato figura como demandado, especialmente em um procedimento arbitral que já foi instaurado?
Na chamada reforma tributária do consumo, observa-se uma mudança significativa em relação a essa complexidade e à possibilidade de redução das desigualdades sociais por conta da tributação.