domingo, 15 de dezembro de 2024

MIGALHEIRO VIP

  1. Home >
  2. Migalheiro VIP >
  3. Luiz Fernando Valladão Nogueira
result.title

Luiz Fernando Valladão Nogueira

Migalheiro desde julho/2006.

Advogado. Procurador do município de Belo Horizonte. Professor universitário em graduação e pós-graduação. Coordenador de pós-graduação em Direito Processual Civil. Advogado do escritório Valladão Sociedade de Advogados.

Migalhas de Peso
sexta-feira, 3 de maio de 2024

O ônus probatório e a teoria da verossimilhança preponderante

O estudo propõe a aplicação da teoria da verossimilhança preponderante para evitar injustiças diante de provas inconclusivas.
Migalhas de Peso
terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Violência doméstica e guarda compartilhada – Lei 14.713/23

A lei 14.713/23 trouxe uma nova exceção à regra da guarda compartilhada nos casos em que existam elementos capazes de demonstrar a existência de violência doméstica. Entretanto, a novidade legislativa apresentou lacunas que precisam ser preenchidas pela doutrina e jurisprudência no que diz respeito à vítima da violência agora preconizada no § 2º, do art. 1.584, do Código Civil.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 2 de agosto de 2023

O cabimento da sustentação oral: Interpretação e ampliação legal

O diálogo entre os sujeitos do processo – princípio da cooperação – é um salutar meio para que a decisão justa venha a ser proferida.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Indisponibilidade de bens em ação por improbidade administrativa

Objetiva-se, por meio das reflexões aqui feitas, assimilar as alterações legais sobre a indisponibilidade de bens em ações de improbidade, ao mesmo tempo que se faz interpretações à luz de outros diplomas legais e da jurisprudência até então vigente, sem prejuízo de ponderar-se sobre os propósitos do legislador.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Planejamento sucessório: uma via menos dolorosa e onerosa através da constituição da holding familiar

Não há dúvidas que o evento morte traz consigo incertezas de várias ordens, dentre as quais é possível extrair insegurança e debates acerca da partilha dos bens do sucedido, assim como no que tange à administração da coleção patrimonial que foi transferida pela ocorrência da saisine.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 8 de novembro de 2021

As tutelas provisórias e o recurso especial. Súmula 735 STF. Interpretação adequada e os desdobramentos do CPC/15

O presente artigo estuda a súmula 735 STF e sua aplicação pelo STJ aos recursos que versam sobre tutelas provisórias. Além disso, aponta interpretação mais adequada, a permitir o cabimento do recurso especial contra decisões que, a despeito de versarem sobre tutela provisória, são de caráter satisfativo ou veiculam situações graves e relevantes.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 25 de março de 2021

O direito ao esquecimento no mundo virtual. O atual entendimento dos Tribunais Superiores

O impulsionado desenvolvimento das mídias informatizadas, interligado à facilidade e disponibilidade no acesso à informação, trouxe consigo significativa apreensão jurídica no que diz respeito a possíveis afrontas às garantidas à privacidade, à imagem e à honra.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 1 de julho de 2019

Direito penal e a Lava Jato

Há abusos na Lava Jato? Por certo sim, inclusive quanto ao vazamento do diálogo entre os ex-presidentes Dilma e Lula. Mas só os que encaram tudo sob o rótulo político-partidário é que podem pensar em tripudiar o que ali de positivo foi feito.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 10 de maio de 2019

Pelo arquivamento do inquérito

Diante deste cenário, em que o Judiciário será chamado a ajudar na busca de alguma racionalidade, a última coisa que precisávamos era que ministros do STF fossem tomados de juizite, querendo, por meio de ilegal inquérito, mostrar forças para aqueles que os atacam.
Migalhas de Peso
terça-feira, 26 de março de 2019

O novo CPC e a Justiça

Os que com ele lidam – advogados, juízes, promotores de Justiça e outros sujeitos do processo – não podem trair o espírito do legislador. Sim, isso porque não é a lei nova (no caso, o Código de Processo Civil) que fará com que sejam superados os obstáculos à busca pela paz social. Na verdade, o código processual é apenas o instrumento, que terá, contudo, que ser bem usado pelos atores antes referidos.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

As dificuldades atuais do contraditório

O que deveria ser uma obviedade, ainda precisa de mais esforço para adquirir efetividade no mundo dos tribunais brasileiros. Ainda temos muito o que falar sobre o contraditório, para que ele deixe de ser entendido como mera "bobagem" pelos magistrados.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

É ainda importante falarmos sobre essa “bobagem” chamada contraditório

Por mais estranho que possa parecer, ainda temos muito o que falar sobre o contraditório, afinal, sua inserção no CPC/15 não representa o fim de uma batalha, mas apenas um novo capítulo para que ele deixe de ser entendido como mera “bobagem” pelos magistrados.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Estabilização da jurisprudência

É necessário que haja uma mudança de cultura de todos nós, advogados, magistrados, promotores de justiça e, em especial, os próprios jurisdicionados.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Reclamação e os diversos desdobramentos advindos do CPC/15

O presente artigo propõe a análise da reclamação, considerando as alterações advindas do CPC/15. Trata-se de estudo que contempla aspectos conceituais e faz o enfrentamento casuístico sobre as hipóteses de cabimento e alcance da reclamação, seja para assegurar a estabilização da jurisprudência, seja para garantir a competência e a autoridade dos tribunais.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Remessa necessária. Aspectos relevantes e alterações do CPC/15

Pode-se afirmar que a remessa necessária, a despeito de intensos questionamentos, foi mantida em nosso código processual, inclusive com incidência nas decisões interlocutórias que solucionam os pedidos das partes.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 28 de maio de 2018

Apontamentos críticos ao peculiar sistema de padronização decisória instituído pelo novo CPC

Fernando Gualberto Scalioni e VIPLuiz Fernando Valladão Nogueira
O presente trabalho visa compreender melhor a gênese do sistema de padronização decisória implantado pelo novo CPC, apontando as principais críticas e falhas que já podem ser perquiridas com relação ao que parte da doutrina processualista tem chamado de "Sistema de Precedentes à Brasileira".
Migalhas de Peso
quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Multa do agravo interno no novo Código de Processo Civil: uma interpretação constitucional

VIPLuiz Fernando Valladão Nogueira e Gabriel Vieira Figueiredo Sapucaia
Embora normativamente tenha-se maior possibilidade de interposição do agravo interno, as consequências de sua interposição podem ser gravosas para a parte, a depender da interpretação que se atribua a mudança de expressão utilizada pelo Código para aplicação da multa.
Migalhas de Peso
terça-feira, 16 de janeiro de 2018

A alteração da ordem processual no novo CPC – aspectos gerais e o Direito Empresarial

A nova sistemática processual adota princípios que devem nortear toda a interpretação sobre o próprio Código. Assim é que a primazia do mérito e a eficiência autorizam a alteração da ordem processual, desde que inexista ofensa à desejada boa-fé.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Os sujeitos do processo no novo CPC

Aspectos relevantes legais e éticos. Novo Código de Ética e Disciplina da OAB.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Sustentação oral no novo CPC – considerações sobre pontos relevantes

É preciso estudar a sustentação oral em todas as suas nuances.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 27 de novembro de 2017

A alteração da ordem processual no Direito Ambiental

Com certeza, a alteração da ordem processual encontra campo fértil no direito ambiental, com ênfase às ações coletivas e civis públicas.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 5 de maio de 2017

Recurso especial. Função política e pacificadora. Alterações relevantes advindas do CPC de 2015

O artigo objetiva situar o recurso especial em nosso sistema recursal. Depois disso, evolui para a demonstração dos principais pressupostos de admissibilidade do recurso especial.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

O pretenso filtro ao recurso especial e a PEC 209/12

Se aplicado ao recurso especial um filtro tão rigoroso, teremos, por exemplo, normas do NCPC, merecedoras de pacificação, e que não alcançarão o STJ, eis que não detentoras de tal relevância.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O agravo contra inadmissão do recurso especial – a lei 12.322/10

Atualmente, o art. 544 do CPC exige que o agravo contra a inadmissão de recurso especial seja interposto na modalidade de instrumento. Luiz Fernando Valladão Nogueira comenta o assunto em pauta.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 27 de julho de 2006

As recentes alterações processuais e algumas conseqüências éticas

Certamente a questão será tratada, com mais autoridade, por ilustres doutrinadores, e, de igual forma, por respeitados advogados que funcionam nas variadas instâncias disciplinares da OAB. Mas, atrevo-me a registrar certa preocupação, com relação à responsabilidade disciplinar e civil dos advogados, em face das diversas alterações sofridas, recentemente, pelo nosso Código Processual Civil.