
Figueiredo & Velloso Advogados Associados
SAUS, Quadra 1, AE A Bloco A, salas 1503/1504, Edifício Le Quartier Hotel & Bureau, Asa Sul - Brasília/DF - 70701-000 - Brasil
O escritório Figueiredo & Velloso Advogados Associados encontra-se sediado na capital federal e, desde 2010, atua na prestação de assistência jurídica em diversos ramos do Direito, mantendo relacionamento com diversos escritórios de outros Estados. Os sócios Ticiano Figueiredo e Leonardo Ranna conduzem uma equipe de especialistas apaixonada e comprometida com a doutrina do Direito, que coloca o conhecimento a serviço da ordem, da Justiça e dos valores da civilização. A trajetória da banca é repleta de sucessos, pois ela acredita fortemente na inviolabilidade do Direito de Defesa, no cumprimento das leis e no respeito às instituições e autoridades jurídicas. Com verdadeira paixão pelo Direito, busca desenvolver soluções rápidas, de qualidade, com eficiência e ética, sempre com a atenção voltada às necessidades de cada cliente, a compreensão da ansiedade e a defesa da liberdade e de seus bens. O escritório atua, também, no campo do Contencioso e Consultivo em diversas áreas, desenvolvendo recursos legais eficazes, tais como consultas, orientações e elaboração de pareceres jurídicos. As sustentações orais realizadas pelos advogados perante colegiados julgadores demonstram profundo conhecimento acerca da questão jurídica, além de reforçar e valorizar razões ou contrarrazões ao recurso da parte adversária. A atuação em todas as esferas judiciais, em inquéritos no âmbito das Polícias Civil e Federal, bem como em procedimentos conduzidos pelo MP, faz a banca destacar-se em função da vasta experiência em representação nas operações policiais. Com um arquivo formado, majoritariamente, por documentos digitalizados, o escritório apoia diversas ações sociais, reforçando posturas de vanguarda e responsabilidade social.
Áreas de atuação
Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Tributário, Ação Civil Pública (Improbidade Administrativa)
Idiomas
Localização
SAUS, Quadra 1, AE A Bloco A, salas 1503/1504, Edifício Le Quartier Hotel & Bureau Asa Sul Brasília/DF - 70701-000 BrasilPublicações


O princípio da deferência e o STF: O confronto entre decisões de órgãos técnicos e o controle judicial
O princípio da deferência limita a revisão judicial de atos técnicos, garantindo que agências e órgãos especializados decidam com expertise.

Destino dos créditos acumulados no pós-reforma: Questões sensíveis e medidas para mitigar prejuízos
Acúmulo de tributos gera desafios na transição, exigindo planejamento e atenção jurídica.

O uso de deepfake em pessoas falecidas: Análise jurídica à luz do PL 3.608/23
O uso de IA para recriar imagens de falecidos levanta debates sobre direitos da personalidade, exploração econômica e limites jurídicos no Brasil.

A cooperação internacional entre autoridades tributárias e seu uso para fins penais
Análise da legalidade do uso penal de dados obtidos via cooperação fiscal internacional, à luz do princípio da especialidade e dos tratados.

A convenção coletiva expirada e seus reflexos na licitação para contratação pública de mão de obra: Uma perspectiva jurídico-administrativa
A ausência de nova CCT nas licitações gera insegurança jurídica. A última convenção, mesmo expirada, deve ser parâmetro válido para garantir propostas viáveis.

STF analisará com repercussão geral indenização por voo cancelado
Corte definirá se prevalece CDC ou Código de Aeronáutica em casos de atraso e cancelamento de voos.

Figueiredo & Velloso anuncia sócio em Direito Concorrencial e Público
Hugo Dantas se une à banca após sólida trajetória na administração federal, com passagens pela presidência da República, AGU e BNDES.

Renata Varandas é a nova sócia do escritório Figueiredo & Velloso
A jornalista atuará nos setores de Comunicação e irá reforçar o time de Relações Governamentais, juntamente com a atual Diretora, Nathalia Pedrosa.

Figueiredo & Velloso Advogados Associados anuncia novo sócio
Raphael Marcelino atuará na área Empresarial e ficará à frente do escritório no Rio de Janeiro.

José Andrés Lopes da Costa é o novo sócio do Figueiredo & Velloso Advogados Associados
Ele vai atuar nas áreas de Corporate Law, International tax, M&A, Wealth Planning.

Figueiredo & Velloso anuncia Francisco Agosti como novo sócio
Advogado atua, desde 2019, na área Penal do escritório.

Ex-PGFN, Ricardo Soriano vira sócio de Figueiredo & Velloso Advogados
Após 25 anos de carreira pública, ele será responsável pelas áreas de Direito Público e Tributário do escritório.

Evento discute novo ciclo na política
Encontro reuniu o ministro Luís Roberto Barroso, o presidente do TCU, Bruno Dantas, e AGU Jorge Messias.

Escritório debate as perspectivas da reforma tributária
Figueiredo & Velloso Advogados Associados realiza webinar nesta terça-feira, às 11h.

A proximidade da colheita e a inconstitucionalidade da "taxa do agro" em Goiás
Na medida em que o início da colheita se aproxima, a situação demanda uma maior atenção dos produtores agropecuários goianos.

Retrospectiva 2022: balanço da defesa da concorrência nos 10 anos da Lei n.º 12.529/2011
Diante desse cenário e dos desafios para o ano seguinte, rememoramos alguns dos principais casos e discussões analisados pelo CADE ao longo dos últimos meses, sobretudo em três eixos: análises de atos de concentração, condutas colusivas e unilaterais, e advocacia da concorrência

E se faltar fertilizantes?
Parte 2: As consequências da crise de fertilizantes derivadas da guerra nas CPRs já emitidas.

E se faltar fertilizantes? Como a guerra Rússia x Ucrânia pode afetar os contratos do agronegócio brasileiro
Tendo em vista o conflito armado iniciado em 23 de fevereiro nos territórios ucranianos, diversos rumores a respeito da possível suspensão das vendas de insumos ao Brasil foram gerados, alterando a dinâmica produtiva para a safra de 2022/2023.

Rebeca Müller reforça time tributário de Figueiredo & Velloso
A advogada passa a integrar a equipe de profissionais do escritório em Brasília.

Figueiredo & Velloso contrata advogada especializada em agronegócio
Escritório passa a atuar no Oeste da Bahia, uma das principais regiões agrícolas do país, com a advogada Luciane Barrém.

Figueiredo & Velloso Advogados Associados cria área dedicada ao Agronegócio
Prática será liderada pelo novo sócio Daniel Mesquita.

Aplicação da teoria do inadimplemento eficiente do contrato em tempos de pandemia: uma prática rechaçada pelo ordenamento jurídico brasileiro
A Teoria do Inadimplemento Eficiente do Contrato sugere que o contratante, diante de uma oportunidade mais lucrativa, possa descumprir deliberadamente o pacto já firmado, honrando com o pagamento da multa contratual prevista.



