Migalhas de Peso

A norma tributária nos tempos do “cólera”: (Des)Caminhos ao enfretamento do coronavírus (Covid-19)

Essa reflexão limita-se ao campo do direito tributário, especificamente, o papel da norma tributária nos tempos da Covid-19, concomitantemente, os instrumentos jurídico-tributários à disposição da gestão pública

3/4/2020

O título da presente reflexão foi intencionalmente engendrado – e larapiado – por meio do romance latino-americano do escritor e jornalista Gabriel García Marques, El amor en los tiempos del cólera1. Assim como principia seu livro, “era inevitável”: não se beneficiar do seu título. Igualmente, a excepcional situação que vive a humanidade, “era inevitável” não se servir da alma de sua obra. Na vida, tal como a obra, tem-se a incansável busca de atribuir papéis determinados às pessoas. Falta humildade para entender que o ser humano – e seu meio – é complexo. Falta criatividade para não fazer da vida e das escolhas instrumentos de nossas fraquezas, angústias e medos.

Contudo, este artigo não tem por escopo abordar a obra do prêmio Nobel de Literatura2 - ainda que digna. Assim como, não é objetivo deste: (I) falar sobre a capacidade de um animal silvestre contaminado por um vírus paralisar o mundo; (II) a propagação da Covid-19 e as teorias de prevenção; (III) a disputa sobre a melhor estratégia para enfrentar a pandemia e preservar, ao mesmo tempo, a economia de uma crise sem precedentes; (IV) a polarização intencionalmente plantada e o exercício do poder político. Mesmo que imprescindíveis de análise, cada objeto tem seu observador e cada observador tem seu campo de experimentação e diálogo.

Essa reflexão limita-se ao campo do direito tributário, especificamente, o papel da norma tributária nos tempos da Covid-19, concomitantemente, os instrumentos jurídico-tributários à disposição da gestão pública. Qual seria o papel do direito tributário no quadro pandêmico? Qual o papel da norma tributária no enfretamento do colapso sanitário e econômico que se iniciou?

O Estado contemporâneo detém algumas fontes de financiamento para a consecução de seus objetivos. As principais fontes de financiamento são: (a) emissão de moedas; (b) emissão de títulos do governo; (c) atividade econômica desenvolvida pelo próprio Estado; e (d) arrecadação tributária. Dentro dessas principais fontes – e outras de importância ímpar –, a arrecadação tributária se apresenta como fonte predominante e estratégica.

A arrecadação tributária - receitas provenientes de recursos obtidos por meio da cobrança de tributos movida em face das pessoas física e jurídica – é operada e instrumentalizada por meio de comandos normativos (norma tributária) que estabelecem os contornos jurídico-econômicos necessários para a sua ocorrência. É por meio da norma tributária que o Estado contemporâneo exerce sua função arrecadadora e, por via de consequência, se viabiliza para o exercício de outras funções – legiferante, jurisdicional, administrativa, ordenadora, regulatória, fomento, prestacional e controle.

Além dessa função arrecadadora que a norma tributária desempenha, há outra função que se manifesta e tem relevante importância dentro da ordem socioeconômica contemporânea: a função indutora3. Numa perspectiva genérica, entende-se que a função indutora da norma tributária é o estímulo ou desestímulo a realização de determinado comportamento, assegurando a possibilidade de adotar comportamento diverso e não lícito4.

Por meio da função fiscal-tributária, o Estado acaba ainda produzindo efeitos esperados e não esperados na economia5-6. A saber: (a) distributivos: redistribuição da renda por meio da tributação com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais; (b) alocativos: reconhecimento de que a tributação não é neutra e tem reflexos na maneira como os recursos se alocam e se dividem, induzindo para tanto, o comportamento dos agentes econômicos; e (c) estabilizadores: a política fiscal como instrumento de alcançar os objetivos da macroeconomia e da microeconomia (crescimento econômico, nível de empregos, nível de preços, balança de pagamentos, etc).

Como bem observou o professor Carlos Otávio Ferreira de Almeida, “não bastaria, pois, avaliar apenas a intenção do legislador, mas a função da norma tributária, que sempre seria arrecadadora, facultando-se-lhe, ainda, desempenhar função distributiva (justiça fiscal), a indutora (alocativa) ou simplificadora (praticabilidade)7.

Utilizando-se da semiótica, o professor Tércio Sampaio Ferraz Júnior leciona que o estudo da norma pode se dar por critérios sintáticos (relevância, subordinação e estrutura), semânticos (destinatários, matéria, espaço e tempo) e pragmáticos (força de incidência, finalidade e funtor)8. Nessa distinção analítica, centraliza-se nesse artigo os critérios pragmáticos da norma tributária - sem perder de vista os critérios sintático-semânticos – para interagir com o seu destinatário.

Hoje, a comunidade global está diante de um problema comum. A pandemia global - causada pela Covid-19 – causará consequências gravíssimas à sociedade e, especificamente, à economia. Não há como negar o seu impacto. É impossível desviar de seus reflexos.

É indiscutível que a prioridade neste momento é salvar vidas e prevenir a propagação da enfermidade. Não há como refutar a tese de que a saúde público-privada, neste momento, deva receber a concentração financeira e jurídica. Nada obstante, a norma tributária apresenta-se como uma eficaz arma subsidiária ao enfrentamento da pandemia e, por decorrência, da recessão econômica. Por meio da norma tributária, os impactos econômicos poderão ser amenizados e quem sabe alguns evitados.

O Estado, por intermédio de seus agentes, deverá se desprender das amarras dos prontuários pré-estabelecidos de política tributária. É preciso reinventar o Estado - com criatividade, colaboração e flexibilidade9 - com olhos para o presente e com a consciência do papel da norma tributária.

O primeiro caminho oferecido pela norma tributária é a possibilidade de uma moratória. A moratória tributária (artigos 152 a 155-A do Código Tributário Nacional) significa a dilação/prorrogação do prazo para pagamento do tributo. À luz dos dispositivos elencados, vislumbra-se que a moratória poderá ser concedida em caráter geral e com ampla operacionalidade. Abaixo, redação dos dispositivos:

Art. 152. A moratória somente pode ser concedida:

I - em caráter geral:

a) pela pessoa jurídica de direito público competente para instituir o tributo a que se refira;

b) pela União, quanto a tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, quando simultaneamente concedida quanto aos tributos de competência federal e às obrigações de direito privado;

(...)

Art. 153. A lei que conceda moratória em caráter geral ou autorize sua concessão em caráter individual especificará, sem prejuízo de outros requisitos:

I - o prazo de duração do favor;

II - as condições da concessão do favor em caráter individual;

III - sendo caso:

a) os tributos a que se aplica;

b) o número de prestações e seus vencimentos, dentro do prazo a que se refere o inciso I, podendo atribuir a fixação de uns e de outros à autoridade administrativa, para cada caso de concessão em caráter individual;

c) as garantias que devem ser fornecidas pelo beneficiado no caso de concessão em caráter individual.

A moratória é um incontestável instrumento de política tributária para situações excepcionais.

O segundo caminho oferecido pela norma tributária é a possibilidade de suspender os atos procedimentais e processuais, visando à proteção jurídica do contribuinte (pessoa física ou jurídica) e a continuidade de suas interações socioeconômicas em tempos de crise. A suspensão/prorrogação deve e pode abrigar: cobranças, prazos processuais, julgamentos, lançamentos de ofício, exigência de obrigações acessórias e perdimentos.

Esses dois caminhos apresentados, independe de seu ato normativo para operacionalização, ajudariam substancialmente na preservação da produção de muitos bens e serviços essenciais à continuidade da atividade econômica nacional e, ainda, à sobrevivência e retomada gradativa de outras atividades.

O Governo Federal, principal ator agente nesse contexto, anunciou timidamente as seguintes medidas nos últimos dias: (I) prorrogação do prazo para pagamento dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional; (II) zeragem da alíquota do Imposto de Importação e do IPI para produtos médicos, hospitalares e outros necessários ao combate à pandemia causada pelo Covid-19; (III) simplificação e agilidade do despacho aduaneiro de mercadorias importadas destinadas ao combate da Covid-19; e (IV) mudanças no atendimento perante a Receita Federal; (V) suspensão dos atos processuais no âmbito da Receita Federal e do CARF; (VI) ampliação de prazo de validade da certidão de débitos (negativa ou positiva com efeito de negativa) por 90 (noventa) dias; (VII) suspensão de procedimentos administrativos de cobrança e exclusão de parcelamento; (VIII) possibilidade de transação extraordinária; e (IX) redução de contribuições direcionadas ao Sistema “S”.10

No âmbito estadual, os Governos Estaduais vêm tomando decisões individualizadas e desarmônicas, desde a suspensão dos atos procedimentais/processuais até a prorrogação do cumprimento das obrigações tributárias (principais e acessórias).

Além desse mundo de incertezas e inseguranças (financeiras e jurídicas), parcela do Poder Judiciário brasileiro vem reconhecendo o direito do contribuinte à suspensão/prorrogação do cumprimento das obrigações tributárias. Os fundamentos (ativistas e aventureiros) à desobediência tributária e à prática da moratória judicial à brasileira são ricamente diversificados: (I) estado de calamidade pública (caso fortuito ou força maior) e a inviabilização da atividade econômica empresarial; (II) função socioeconômica da empresa; (III) a suspensão/prorrogação do cumprimento das obrigações tributárias visando à satisfação das obrigações trabalhistas e comerciais; (IV) proporcionalidade e razoabilidade; e (V) portaria 12 de 20 de janeiro de 2012, do Ministério da Fazenda – atual Ministério da Economia.11

Até o presente momento, infelizmente, não há formalizações claras sobre a política tributária brasileira para o enfrentamento da covid-19. Essas questões poderiam lá atrás, e não diante da crise pandêmica, serem debatidas, planejadas e ofertadas. Resta evidente a ausência de uma gestão tempestiva, técnica e republicana.

Concomitantemente, para inflamar, a população brasileira foi intencionalmente levada à separação em face de um falso dilema: conter a covid-19 ou preservar o trabalho e a renda. Egoísmo e oportunismo lutam diariamente contra o bem comum do povo brasileiro.

A norma tributária brasileira não precisa ser heroica como Juvenal Urbino (personagem médico que acabou com a epidemia na obra de Gabriel Garcia Márquez), tampouco pode esperar tanto tempo como Florentino Ariza (personagem que esperou cinquenta anos para reencontrar sua amada na mesma obra) esperou. A norma tributária brasileira precisa ser Gabriel Garcia Márquez – realista, criativa e solidária.

_____________________________________________________________________

1 MÁRQUEZ, Gabriel Garcia. O amor nos tempos do cólera. Editora Record.

2 Gabriel García Márquez foi vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 1982

3 Sobre normas tributárias indutoras: SHOUERI, Luís Eduardo. Normas tributárias indutoras e intervenção econômica. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

4 ELALI, André. Tributação e Regulação Econômica. Um exame da tributação como instrumento de regulação econômica na busca da redução das desigualdades regionais. São Paulo: MP Editora, 2007, pág. 103. GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. São Paulo: Malheiros, 9ª ed., 2004, pág. 85.

5 Ver: MUSGRAVE, Richard Abel; MUSGRAVE, Peggy B. Finanças públicas: teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus; São Paulo, Edusp, 1980, p.11.

6 Ver: STIGLITZ, Joseph E. Economics of the public sector3. ed. New York; London: WW. Norton, 1999, p. 94

7 ALMEIDA, Carlos Otávio Ferreira de. Tributação Internacional da Renda: A competividade Brasileira à Luz das Ordens Tributárias e Econômica – Série Doutrina Tributária v. XII. São Paulo: Quartier Latin, 2014, p. 171.

8 Conforme Tércio Sampaio Ferraz Júnior em Introdução ao Estudo do Direito: técnica, decisão, dominação, 2' edição, São Paulo, AIIM, 1994, pp. 124 a 133

9 MACIEL, Everardo. A política tributária deve amparar-se no conceito de moratória ampla. Acesso em 24 de março de 2020.

10 Resolução CGSN 152/20; resolução 17/20; decreto 10.285/20; portaria 8.112/20 do CARF; portaria 543/20 da RFB; portaria 7.820/20 da PGFN; medida provisória 932/20

11 Processos: Justiça Estadual - TJSP: 1016209-67.2020.8.26.0053 – TJSP; Justiça Federal – TRF 3º Região: 5000689-48.2020.4.03.6107 5001503-46.2020.4.03.6144 5004087-09.2020.4.03.6105 5002358-30.2020.4.03.6110 5002343-85.2020.4.03.6102

_____________________________________________________________________

*Raphael Pires do Amaral é especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e advogado em Advocacia Fávero e Vaughn.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

JF/SP prorroga pagamento de tributos federais de produtora de filme

31/3/2020
Migalhas Quentes

JT/MG atende sindicato e fixa providências para saúde de trabalhadores em indústrias

31/3/2020
Migalhas Quentes

Sílvio Venosa comenta projeto que altera relações de Direito Privado na pandemia

31/3/2020
Migalhas Quentes

Partido pede que STF adie prazo de filiação partidária em razão da covid-19

31/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP profere mais de 45 mil decisões em 12 dias

31/3/2020
Migalhas Quentes

Juiz do DF nega pedido de suspensão de cirurgias e procedimentos eletivos

31/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Justiça de MT garante entrada de empregadas domésticas em edifício

31/3/2020
Migalhas Quentes

STJ realizou mais de 31 mil decisões e despachos em duas semanas de teletrabalho

31/3/2020
Migalhas Quentes

AL: Empresas aéreas devem prestar assistência a passageiros durante pandemia

31/3/2020
Migalhas Quentes

Governo estabelece medidas de enfrentamento do coronavírus em comunidades terapêuticas

31/3/2020
Migalhas Quentes

Santa Casa de Misericórdia de SP precisa de doações, veja como ajudar

31/3/2020
Migalhas Quentes

Magistrada suspende penhora online por crise do coronavírus

31/3/2020
Migalhas Quentes

Com falta de EPIs no Brasil, Guedes diz que Bolsonaro mandou 20 mil máscaras à Itália

31/3/2020
Migalhas Quentes

Marco Aurélio não reconhece mora legislativa nos problemas socioeconômicos por coronavírus

30/3/2020
Migalhas Quentes

Há 102 anos, gripe espanhola paralisou o Brasil

30/3/2020
Migalhas Quentes

Moraes atende pedido do Congresso e autoriza mudanças na análise de MPs

30/3/2020
Migalhas Quentes

TRT-23 mantém produtividade mesmo com prazos suspensos e teletrabalho

30/3/2020
Migalhas Quentes

TRT-10 registra mais de 10 mil atos judiciais em uma semana

30/3/2020
Migalhas Quentes

Apesar de polêmica, MP 927 traz alterações favoráveis, avaliam especialistas

30/3/2020
Migalhas Quentes

Juiz proíbe realização de carreata no Amazonas pelo fim do isolamento

28/3/2020
Migalhas Quentes

Justiça proíbe carreata pelo fim do isolamento em Ribeirão Preto/SP

28/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP repassa mais de R$ 3,1 milhões para enfrentamento do coronavírus

28/3/2020
Migalhas Quentes

Prefeitura de Cotia/SP deve devolver respiradores confiscados que não têm certificação da Anvisa

28/3/2020
Migalhas Quentes

Justiça suspende campanha de Bolsonaro contra isolamento

28/3/2020
Migalhas Quentes

STJ concede HC coletivo a presos do ES que estavam com liberdade condicionada a fiança

28/3/2020
Migalhas Quentes

Devido à crise, ministro permite participação de irmãos Batista em reuniões da J&F, mas sem voto

27/3/2020
Migalhas Quentes

CNJ: Empresas podem recuperar dinheiro na JT mediante substituição por seguro garantia judicial ou fiança bancária

27/3/2020
Migalhas Quentes

Juiz suspende trecho de decreto que inclui atividades religiosas no rol das essenciais

27/3/2020
Migalhas Quentes

Advogada tosse em maçaneta de vizinhas para "largarem de ser idiotas”; MP/PR denuncia

27/3/2020
Migalhas Quentes

JT/MG libera R$ 38 mi retidos da Vale para combate ao coronavírus

26/3/2020
Migalhas Quentes

OAB/SP prorroga pagamento da anuidade 2020 por cinco meses

26/3/2020
Migalhas Quentes

TRF-5 institui julgamentos por meio de sessões virtuais

26/3/2020
Migalhas Quentes

Kakay defende responsabilização de Bolsonaro por disseminar coronavírus

26/3/2020
Migalhas Quentes

Comissão Interamericana de DH referenda recomendação do CNJ contra coronavírus nas prisões

26/3/2020
Migalhas Quentes

Advogado alerta para judicialização por risco aos profissionais de saúde durante a pandemia

26/3/2020
Migalhas Quentes

Confira o funcionamento das instituições arbitrais durante a crise do coronavírus

26/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro se vê politicamente isolado; números do Brasil preocupam

26/3/2020
Migalhas Quentes

Moraes autoriza uso de parcelas de dívidas do MA e PR com a União para combater coronavírus

26/3/2020
Migalhas Quentes

STF recebe novas ações contra MP 927

26/3/2020
Migalhas Quentes

MPs de Bolsonaro devem ser mantidas até análise do Congresso, decide Marco Aurélio

26/3/2020
Migalhas Quentes

PP pede que prazos de MPs não relacionadas ao coronavírus sejam suspensos

26/3/2020
Migalhas Quentes

Jornal deve excluir foto de enfermeira usada indevidamente em matéria sobre coronavírus

26/3/2020
Migalhas Quentes

CNJ: Documentos para certidão de óbito e nascimento podem ser enviados por e-mail

26/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro inclui atividades religiosas em lista de serviços essenciais

26/3/2020
Migalhas Quentes

Advogado aborda medidas trabalhistas previstas na MP 927 para enfrentar crise do coronavírus

25/3/2020
Migalhas Quentes

Cármen Lúcia nega aplicação de decreto do DF sobre trabalho remoto a servidores Federais

25/3/2020
Migalhas Quentes

Partidos alegam no STF que MP 927 viola direitos fundamentais dos trabalhadores

25/3/2020
Migalhas Quentes

TRF-1: Alfândega deve liberar material utilizado na confecção de máscaras descartáveis

25/3/2020
Migalhas Quentes

Normas sobre transporte intermunicipal durante a pandemia são questionadas no STF

25/3/2020
Migalhas Quentes

TRT-18 mantém redução de 50% de trabalhadores de call centers em Goiás

25/3/2020
Migalhas Quentes

TRF-4 reduz fianças para prevenir propagação do coronavírus

25/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/GO divulga produtividade em trabalho remoto: mais de 34 mil atos em uma semana

25/3/2020
Migalhas Quentes

Desembargador concede justiça gratuita a vendedor considerando crise do coronavírus

25/3/2020
Migalhas Quentes

Farmácias de manipulação podem preparar álcool em gel sem limite de volume

25/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP revoga preventiva de mulher acusada de furto de R$ 50

24/3/2020
Migalhas Quentes

CESA requer publicações nos processos eletrônicos nos TJs durante a suspensão de prazos

24/3/2020
Migalhas Quentes

SP: PL reduz em 50% salários de deputados estaduais durante pandemia

24/3/2020
Migalhas Quentes

MP 926/20 não afasta competência de Estados, DF e municípios para saúde pública, assenta Marco Aurélio

24/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro pede ao STF suspensão do prazo de validade de medidas provisórias

24/3/2020
Migalhas Quentes

Assembleia geral de credores do Grupo Odebrecht será em meio virtual por causa do coronavírus

24/3/2020
Migalhas Quentes

Nova MP revoga suspensão de empregos sem salário e suspende prazos sobre acesso à informação

24/3/2020
Migalhas Quentes

Telemedicina: Advogada explica requisitos para correta utilização do método

24/3/2020
Migalhas Quentes

Para advogado, medidas da PGFN em tempos de crise precisam ser mais enfáticas

24/3/2020
Migalhas Quentes

OAB diz que medida de Bolsonaro causa prejuízos severos aos trabalhadores

24/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Lewandowski não concede alvará de soltura coletivo para mães e gestantes

23/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Presidência do TJ/RJ suspende decisão que determinou soltura de idosos presos

23/3/2020
Migalhas Quentes

Pandemia de coronavírus: remédio pior que a doença?

23/3/2020
Migalhas Quentes

Entidades impetram HC coletivo para presos do semiaberto no DF

23/3/2020
Migalhas Quentes

IBDR publica parecer sobre funcionamento de templos religiosos durante quarentena

23/3/2020
Migalhas Quentes

Ministério da Saúde publica portaria sobre telemedicina

23/3/2020
Migalhas Quentes

Marco Aurélio proíbe cortes no programa Bolsa Família durante calamidade pública

23/3/2020
Migalhas Quentes

Especialista explica os impactos da MP 927 nos contratos de trabalho

23/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro volta atrás e derruba suspensão de contrato de trabalho por 4 meses

23/3/2020
Migalhas Quentes

MP 927: Veja repercussão da medida que permite suspensão de contrato de trabalho

23/3/2020
Migalhas Quentes

Toffoli sugere alterações na MP de Bolsonaro que permite suspensão de contratos de trabalho

23/3/2020
Migalhas Quentes

Maia diz que MP de Bolsonaro é “capenga” e cobra revisão do texto

23/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Restaurante em prédio predominantemente residencial deve cessar atendimento

23/3/2020
Migalhas Quentes

Advogado aborda liberdade religiosa em tempos de covid-19

23/3/2020
Migalhas Quentes

Justiça de MS concede prisão domiciliar a todos os devedores de alimentos

23/3/2020
Migalhas Quentes

Corregedoria Nacional suspende ou reduz atendimento em cartórios

23/3/2020
Migalhas Quentes

BC autoriza flexibilização de atendimento presencial em bancos devido ao coronavírus

23/3/2020
Migalhas Quentes

MP de Bolsonaro permite suspensão de contrato de trabalho por 4 meses

23/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro inclui imprensa em lista de serviços essenciais

22/3/2020
Migalhas Quentes

Moraes suspende dívida de SP com a União por seis meses

22/3/2020
Migalhas Quentes

TRT – 2 referenda acordo emergencial alterando regras de trabalho no ramo de beleza

20/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: escritório orienta como adotar home office

20/3/2020
Migalhas Quentes

STM suspende atividades presenciais por tempo indeterminado

20/3/2020
Migalhas Quentes

Justiça do Rio permite cultos religiosos mesmo durante crise de coronavírus

20/3/2020
Migalhas Quentes

Crise do coronavírus: CFM libera a utilização da telemedicina

20/3/2020
Migalhas Quentes

Governo suspende prazos de cobranças de quem deve à União

20/3/2020
Migalhas Quentes

OAB autoriza prorrogação de prazos para pagar anuidade

20/3/2020
Migalhas Quentes

CNJ suspende prazos processuais no país até 30 de abril

19/3/2020
Migalhas Quentes

Piloto de avião é proibido de visitar filhos por causa do coronavírus

19/3/2020
Migalhas Quentes

OAB pede suspensão de prazos no país e prioridade na expedição de alvarás e precatórios

19/3/2020
Migalhas Quentes

Governo restringe entrada de estrangeiros para enfrentar pandemia do covid-19

19/3/2020
Migalhas Quentes

Senado institui sistema para votação remota durante emergência sanitária

19/3/2020
Migalhas Quentes

Para juiz da BA, crise do coronavírus não pode trazer libertação de presos por crime violento

19/3/2020
Migalhas Quentes

Anamatra classifica de "precipitada" proposta de redução de salários

19/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro edita MP com regras sobre reembolso de passagens aéreas

19/3/2020
Migalhas Quentes

TST suspende sessões presenciais e prazos até 31 de março

19/3/2020
Migalhas Quentes

Câmara aprova estado de calamidade pública; decreto segue para o Senado

19/3/2020
Migalhas Quentes

STJ: Publicada resolução de medidas contra coronavírus

19/3/2020
Migalhas Quentes

STJ cancela sessões e suspende prazos até 17 de abril

19/3/2020
Migalhas Quentes

Davi Alcolumbre testa positivo para coronavírus

18/3/2020
Migalhas Quentes

TRT/RS suspende prazos processuais de 17 a 27 de março

18/3/2020
Migalhas Quentes

Advogados poderão escolher sustentação por vídeo em sessões presenciais do STF

18/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Sessões ordinárias do STF serão realizadas a cada 15 dias

18/3/2020
Migalhas Quentes

Agência deve remarcar passagens de idosos a Lisboa sem custo adicional

18/3/2020
Migalhas Quentes

Pandemia de coronavírus origina diversas ações no STF

18/3/2020
Migalhas Quentes

Governo autoriza força policial contra quem descumprir medidas contra coronavírus e prevê crime

18/3/2020
Migalhas Quentes

Casal de idosos poderá remarcar passagens aéreas sem custo adicional

18/3/2020
Migalhas Quentes

Por covid-19, ministro do STJ substitui prisão de ex-secretário do governo Temer por cautelares

18/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Câmara institui sistema para que projetos sejam votados remotamente

18/3/2020
Migalhas Quentes

Empresário que escapou de quarentena e levou covid-19 para sul da BA será processado

17/3/2020
Migalhas Quentes

OAB/DF consegue liminar para suspender sessões do Carf

17/3/2020
Migalhas Quentes

Base da Lava Jato, PF de Curitiba suspende atendimento presencial

17/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP: Preso por dívida alimentar consegue HC em razão do coronavírus

17/3/2020
Migalhas Quentes

TRT-14 institui trabalho remoto aos servidores pelo prazo de 15 dias

17/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: CNJ recomenda reduzir fluxo de ingresso no sistema prisional e socioeducativo

17/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Advogado explica efeitos do afastamento de empregados em remuneração e férias

17/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus preocupa empresas; advogado esclarece questões trabalhistas

17/3/2020
Migalhas Quentes

Justiça do Rio suspende semiliberdade a menores infratores por 15 dias

17/3/2020
Migalhas Quentes

2ª fase do XXXI Exame de Ordem é adiada para 31 de maio

17/3/2020
Migalhas Quentes

Governo Federal institui comitê para monitorar impactos da Covid-19

17/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: STF mantém sessões presenciais

17/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP: Provimento estabelece sistema especial de trabalho para reduzir fluxo de pessoas

16/3/2020
Migalhas Quentes

Fake news: STF não suspendeu atividades jurisdicionais no país

13/3/2020
Migalhas Quentes

ANS: Planos de saúde devem disponibilizar exames para detectar coronavírus

13/3/2020
Migalhas Quentes

Resultado do sorteio 8 de máscaras de proteção cirúrgica

13/3/2020
Migalhas Quentes

TRT-2: Atendimento presencial deve ter distância de um metro entre as partes

12/3/2020
Migalhas Quentes

TSE: Rosa Weber fixa medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

STF estabelece medidas de prevenção ao coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/MT fixa home office para servidores e juízes para combater contágio do coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

Tribunais dos EUA suspendem atividades por conta do coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP dá licença compulsória para quem esteve em regiões epidêmicas de coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Servidores do STJ que retornaram de viagem devem fazer teletrabalho

12/3/2020
Migalhas Quentes

Questões trabalhistas ligadas ao coronavírus são esclarecidas por advogado

12/3/2020
Migalhas Quentes

Advogado aborda relação comercial Brasil/China e diz que crise do coronavírus impactara todas as áreas do Direito

12/3/2020
Migalhas Quentes

Ministério da Saúde regulamenta medidas de enfrentamento do coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

Crise do coronavírus: advogado aborda implicações jurídicas

11/3/2020
Migalhas Quentes

Cia aérea deve remarcar viagem de idosos aos EUA em razão do coronavírus

11/3/2020
Migalhas de Peso

Novo coronavírus como doença do trabalho

11/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Juíza determina remarcação de passagem para Itália sem custo

10/3/2020
Migalhas Quentes

Juíza ordena isolamento domiciliar a advogado que se recusou a fazer teste de coronavírus

10/3/2020
Migalhas de Peso

Coronavírus e os contratos civis e empresariais – Teoria da imprevisão?

3/3/2020
Migalhas Quentes

MPF e CNMP elaboram nota técnica para atuação do parquet na crise do coronavírus

27/2/2020
Migalhas Quentes

Saúde Pública: Confirmado primeiro caso de coronavírus no Brasil

26/2/2020
Migalhas de Peso

Emergência em saúde pública: O novo Coronavírus (2019nCoV)

10/2/2020
Migalhas Quentes

Governo sanciona lei com medidas para enfrentar coronavírus

7/2/2020
Migalhas Quentes

Febre amarela, hanseníase e zika vírus: epidemias no Brasil já motivaram discussões no Judiciário

4/2/2020
Migalhas Quentes

Especialista aborda onda de fake news relacionadas a surto do novo coronavírus

3/2/2020
Migalhas de Peso

Coronavírus e os planos de saúde no Brasil

3/2/2020

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Os sete erros mais comuns ao planejar uma mudança de país

26/4/2024